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dc.contributor.authorOliveira, Débora Araujo Ramalho de Freitas
dc.date.accessioned2023-12-22T01:53:27Z-
dc.date.available2023-12-22T01:53:27Z-
dc.date.issued2018-03-01
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Débora Araújo Ramalho de Freitas. Uso da pontuação como recurso expressivo para o ensino produtivo de Língua Portuguesa. 2018.157 f. Dissertação (Mestrado profissional em Leitura e Letramentos) -Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11525-
dc.description.abstractO ensino em Língua Portuguesa por meio dos gêneros é um tema que está na moda, como afirma Marcuschi (2008). Inserir o trabalho com gêneros em sala de aula é uma orientação dada pelos PCN (1997). Assim, a maneira como o trabalho com os gêneros será realizada é o que determinará uma metodologia focada na gramática ou não. Compreender que a pontuação está intrínseca à leitura e à escrita e, desta forma, à compreensão e à produção dos gêneros é fundamental para perceber a expressividade da pontuação nos textos e para a construção do próprio texto. Este trabalho tem como objetivo elaborar e aplicar atividades que envolvam leitura, compreensão e produção de gêneros textuais com foco na pontuação, pelo fato de terem sido observadas dificuldades dos alunos em relação ao assunto. Para tanto, foram aplicadas atividades numa turma de quinto ano escolar, de uma escola pública do município de Paracambi, Rio de Janeiro. A metodologia empregada foi a utilização da proposta de trabalho apresentada por Lopes-Rossi (2011) que se desenvolve em três módulos didáticos. A autora propõe que, no módulo didático dois, após os alunos realizarem a produção do gênero, façam a revisão dos seus textos e, posteriormente, haja a do professor. Antes de os alunos realizarem a revisão dos textos, foram desenvolvidas sequências de atividades, de maneira a explorar determinada pontuação em cada gênero. Posteriormente a essa sequência de atividades, os alunos fizeram revisões e a refacção dos seus textos. A análise das primeiras produções e da refacção mostrou que os alunos não apresentavam numerosos problemas no uso da pontuação, mas de omissão. Analisando as refacções, foi possível constatar o avanço no uso da pontuação haja vista as omissões terem diminuído consideravelmente, como mostram os gráficos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpontuaçãopor
dc.subjectgênerospor
dc.subjectensinopor
dc.subjectpunctuationeng
dc.subjectgenrespor
dc.subjectteachingpor
dc.titleUso da pontuação como recurso expressivo para o ensino produtivo de Língua Portuguesapor
dc.title.alternativeSpeech use as an expressive resource for the productive teaching of the Portuguese Languageeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPortuguese language teaching through genres is a theme that is fashionable, as Marcuschi (2008) states. Entering work with genres in the classroom is given by the PCN (1997). The way in which work with the genres will be carried out and determine a methodology focused on grammar or not. Understanding the session is intrinsic to reading and writing and, in this way, understanding and producing the genres is fundamental to perceive the motivation in the texts and for a text construction. This work aims to apply the activities of reading, comprehension and production of textual topics with a focus on punctuation, due to the fact that the discussion about the subjects in relation to the subject was observed. For that, activities of a high school class were contracted from a public school in the city of Paracambi, Rio de Janeiro. The methodology used was used for the work proposal of Lopes-Rossi (2011). The author was proposed, did not have any two didactic module, after the first to make a production of the genre, did a review of its texts and, later, was made a teacher. Before that, students reevaluate the writing of texts, in which the sequences of activities, so as to make the score in each genre. After this sequence of activities, the units made revisions and a refraction of their texts. The analysis of the first productions and reworkings generated by the results did not reveal numerous problems in the use of the punctuation, but of omission. Analyzing the refractions, it was possible to verify the progress in the use of all the sequenceseng
dc.contributor.advisor1Machado , Mônica de Toledo Piza Costa
dc.contributor.advisor1ID858.087.417-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2647934166928603por
dc.contributor.referee1Coelho, Fábio André Cardoso
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667782812462850por
dc.contributor.referee2Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2154959414977382por
dc.creator.ID120.561.027-81por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8433368631757992por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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Projeto Coopera: língua portuguesa, 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais. – 1 ed. – São Paulo: Saraiva, 2014. SANCHEZ, Marisa Martins (editora responsável). Projeto Buriti: português: ensino fundamental: anos iniciais / organizadora Editara Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna – 3. ed. – São Paulo: Moderna, 2014. (1º ao 3º ano) SANCHEZ, Marisa Martins (editora responsável). Projeto Buriti: português: ensino fundamental: anos iniciais / organizadora Editara Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna – 3. Ed. – São Paulo: Moderna, 2014. (4º e 5º ano) SILVA, Elizabeth Gavioli de Oliveira, SILVA, Cícero de Oliveira e MARCHETTI, Greta Nascimento. Língua portuguesa, Tempo de Aprender, 5º ano: ensino fundamental. – 3.ed. – São Paulo: IBEP, 2014. VALLE, Fernanda Ribeiro do. Aprender e Saber: língua portuguesa. 5º Ano – Ensino Fundamental – Anos iniciais. São Paulo: Cereja Editora, 2014. (Coleção Aprender e Saber) VASCONCELOS, Adson. Aprender juntos: língua portuguesa, 1º ano: ensino fundamental: anos iniciais – 4. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2014. – (Aprender juntos) VASCONCELOS, Adson. Aprender juntos: língua portuguesa, 2º ano: ensino fundamental: anos iniciais – 4. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2014. – (Aprender juntos) VASCONCELOS, Adson. Aprender juntos: língua portuguesa, 3º ano: ensino fundamental: anos iniciais – 3. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2011. – (Aprender juntos) VASCONCELOS, Adson. Aprender juntos: língua portuguesa, 4º ano: ensino fundamental: anos iniciais – 4. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2014. – (Aprender juntos) VASCONCELOS, Adson. Aprender juntos: língua portuguesa, 5º ano: ensino fundamental: anos iniciais – 4. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2014. – (Aprender juntos) WANDRESEN, Maria Otília Leite e CIPRIANO, Lucia Helena Ribeiro. Pequenos exploradores: língua portuguesa: 5º ano: ensino fundamental, anos iniciais. – Curitiba: Positivo. 2014. 8.3 REFERÊNCIA DE SITE BCNN: Base Nacional Comum Curricular Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-123 anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 16/03/2018. PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em 03/10/2017.por
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