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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso da pontuação como recurso expressivo para o ensino produtivo de Língua Portuguesa
Título(s) alternativo(s): Speech use as an expressive resource for the productive teaching of the Portuguese Language
Autor(es): Oliveira, Débora Araujo Ramalho de Freitas
Orientador(a): Machado , Mônica de Toledo Piza Costa
Primeiro membro da banca: Coelho, Fábio André Cardoso
Segundo membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin dos
Palavras-chave: pontuação;gêneros;ensino;punctuation;genres;teaching
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 1-Mar-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: OLIVEIRA, Débora Araújo Ramalho de Freitas. Uso da pontuação como recurso expressivo para o ensino produtivo de Língua Portuguesa. 2018.157 f. Dissertação (Mestrado profissional em Leitura e Letramentos) -Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Resumo: O ensino em Língua Portuguesa por meio dos gêneros é um tema que está na moda, como afirma Marcuschi (2008). Inserir o trabalho com gêneros em sala de aula é uma orientação dada pelos PCN (1997). Assim, a maneira como o trabalho com os gêneros será realizada é o que determinará uma metodologia focada na gramática ou não. Compreender que a pontuação está intrínseca à leitura e à escrita e, desta forma, à compreensão e à produção dos gêneros é fundamental para perceber a expressividade da pontuação nos textos e para a construção do próprio texto. Este trabalho tem como objetivo elaborar e aplicar atividades que envolvam leitura, compreensão e produção de gêneros textuais com foco na pontuação, pelo fato de terem sido observadas dificuldades dos alunos em relação ao assunto. Para tanto, foram aplicadas atividades numa turma de quinto ano escolar, de uma escola pública do município de Paracambi, Rio de Janeiro. A metodologia empregada foi a utilização da proposta de trabalho apresentada por Lopes-Rossi (2011) que se desenvolve em três módulos didáticos. A autora propõe que, no módulo didático dois, após os alunos realizarem a produção do gênero, façam a revisão dos seus textos e, posteriormente, haja a do professor. Antes de os alunos realizarem a revisão dos textos, foram desenvolvidas sequências de atividades, de maneira a explorar determinada pontuação em cada gênero. Posteriormente a essa sequência de atividades, os alunos fizeram revisões e a refacção dos seus textos. A análise das primeiras produções e da refacção mostrou que os alunos não apresentavam numerosos problemas no uso da pontuação, mas de omissão. Analisando as refacções, foi possível constatar o avanço no uso da pontuação haja vista as omissões terem diminuído consideravelmente, como mostram os gráficos.
Abstract: Portuguese language teaching through genres is a theme that is fashionable, as Marcuschi (2008) states. Entering work with genres in the classroom is given by the PCN (1997). The way in which work with the genres will be carried out and determine a methodology focused on grammar or not. Understanding the session is intrinsic to reading and writing and, in this way, understanding and producing the genres is fundamental to perceive the motivation in the texts and for a text construction. This work aims to apply the activities of reading, comprehension and production of textual topics with a focus on punctuation, due to the fact that the discussion about the subjects in relation to the subject was observed. For that, activities of a high school class were contracted from a public school in the city of Paracambi, Rio de Janeiro. The methodology used was used for the work proposal of Lopes-Rossi (2011). The author was proposed, did not have any two didactic module, after the first to make a production of the genre, did a review of its texts and, later, was made a teacher. Before that, students reevaluate the writing of texts, in which the sequences of activities, so as to make the score in each genre. After this sequence of activities, the units made revisions and a refraction of their texts. The analysis of the first productions and reworkings generated by the results did not reveal numerous problems in the use of the punctuation, but of omission. Analyzing the refractions, it was possible to verify the progress in the use of all the sequences
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11525
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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