Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11526
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Ingrid Constantino de
dc.date.accessioned2023-12-22T01:53:27Z-
dc.date.available2023-12-22T01:53:27Z-
dc.date.issued2018-08-24
dc.identifier.citationSOUZA, Ingrid Constantino de. Mulata de qualidade, malandro da vadiagem: a representação do personagem tipo do teatro de revista brasileiro. 2018. 75 f.. Dissertação( Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11526-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca analisar os personagens-tipos da mulata e do malandro inseridos no Teatro de Revista na cidade do Rio de Janeiro, no período de 1937-1945, momento da política cultural realizada na conhecida Era Vargas. O período do Estado Novo utilizou do mito da democracia racial para a construção símbolos nacionais a fim de reforçar uma imagem na sociedade brasileira. Esses personagens-tipo carregam em si características como sensual, extrovertido, infantilizado, submisso ou pernóstico, construídos já no século XIX e que se mantém até a nossa contemporaneidadepor
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectteatro de revistapor
dc.subjectpersonagem-Tipopor
dc.subjectestado novopor
dc.subjecttheater of magazineeng
dc.subjectcharacter-typeeng
dc.subjectnew stateeng
dc.titleMulata de qualidade, malandro da vadiagem: a representação do personagem tipo do teatro de revista brasileiropor
dc.title.alternativeMulata of quality, mischief of the vadiagem: the representation of the character-type of the theater of Brazilian magazineeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research seeks to analyze the characters of the mulata and the malandro inserted in the Theater of Magazine in the city of Rio de Janeiro, in the period of 1937-1945, moment of the cultural politics realized in the well-known Era Vargas. The Estado Novo period used the myth of racial democracy to construct national symbols in order to reinforce an image in Brazilian society. These character-characters carry in themselves characteristics like sensual, extroverted, infantilized, submissive or pernostic, built as early as the nineteenth century and that remains until our contemporaneityeng
dc.contributor.advisor1Pereira, Luena Nascimento Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004516715704075por
dc.contributor.referee1Pereira, Luena Nascimento Nunes
dc.contributor.referee2Marzano, Andréa Barbosa
dc.contributor.referee3Castro, Elisa Guaraná de
dc.creator.ID116.028.047-96por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0781061348407690por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.relation.referencesBARROS, Orlando de. Corações de Chocolat. A História da Companhia Negra de Revistas (1926-127). Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2005. BASTIDES, Roger & FERNANDES, Florestan. Brancos e negros em São Paulo: ensaio sociológico sobre aspectos da formação, manifestações atuais e efeitos do preconceito de cor na sociedade paulistana. 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959. BEVILAQUA, Ana. Pernas à Ba-ta-clan: a influência das companhias estrangeiras na cena revisteira dos anos 20. “O Percevejo - Revista de teatro, crítica e estética". Departamento de Teoria de Teatro. Programa de pós-graduação em Teatro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ano 12, nº13, 2004. BRAGA, Claudia. Em busca da brasilidade: teatro brasileiro na primeira república. São Paulo: perspectiva; Belo Horizonte, MG: FAPEMIG; Brasília, DF: CNPQ, 2003. CAULFIELD, Sueann. Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro (1918-1940). Campinas, SP: Editora da Unicamp, Centro de Pesquisa em História Social da Cultura, 1999. CHIARADIA, Filomena. Iconografia teatral: estudo da imagem de cena nos arquivos de Walter Pinto (Brasil) e Eugenio Salvador (Portugal). Rio de Janeiro: FUNARTE, 2014. COLLAÇO, Vera. Entre telões e cortins: a féerie cenográfica do musical revisteiro. Revista O Percevejo. Volume 03, número 01 – janeiro – julho, 2012. DA MATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. _____. Relativizando. Uma introdução à antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987. DAWSEY, John C. Victor Turner e Antropologia da Experiência. Cadernos de Campo - USP. N. 13: 163-176, 2005. ELLISON, Ralph Waldo. Invisible man. New York: Vintage Books, 1952. FARIA, João Roberto, LIMA, Mariangela Alves de, GUINSBURG, J. (Orgs) Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva: Sesc São Paulo, 2006. FREIRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o registro da economia patriarcal. Apresentação de Fernando Henrique Cardoso. 48ª edição, Rio de São Paulo: Global, 2003. 68 GOMES, Tiago de Melo. Um espelho no palco: Identidades sociais e massificação da cultura no teatro de revista dos anos 1920. Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2004. _____. Negros contando (e fazendo) sua história: alguns significados da trajetória da Companhia Negra de Revistas (1926). Revista Estudos Afro-Asiáticos, Ano 23, nº 1, 2001, p. 53-83. GUIMARÃES, Antônio Sérgio Alfredo. Democracia Racial: o ideal, o pacto e o mito. Encontro Anual da ANPOCS. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/25-encontro-anual-da-anpocs/st-4/st20-3 LOPES, Antônio Herculado. Vem cá, mulata! Revista Tempo. Vol. 13, n. 26, p. 80-100, 2009. Hirano, Luis Felipe Kojima. O imaginário da branquitude à luz da trajetória de Grande Otelo: raça, persona e estereótipo em sua performance artística. Revista Afro-Ásia, nº 48, p. 77-125, 2013. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ED. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. _____. A identidade cultural na pós-modernidade. 7ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. LLANO, Gabriela Pulido. Mulatas y negros cubanos em la escena mexicana, 1920-1950. México: Instituto Nacional de Antropologia e Historia, 2010. LIMA, Mariangela Alves. O Teatro do Negro no Brasil e nos Estados Unidos. Revista USP. São Paulo (28): 257-260, Dezembro/Fevereiro 95/96. LOPES, Antônio Herculano. O teatro de revista e a identidade carioca. In: LOPES, Antônio Herculano (ORG.). Entre a Europa e a África: a invenção do carioca. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, Topbooks, 200. MACEDO, Márcio José de. Abdias Nascimento. A Trajetória de um Negro Revoltado (1914- 1968). Dissertação de mestrado para o Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 2005. MATTA, Roberto da. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. MARTINS, Leda Maria. A Cena em Sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995. MENCARELLI, Fernando Antonio. Cena aberta: a absolvição de um bilontra e o teatro de revista de Arthur Azevedo. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1999. MENDES, Miriam Garcia. A personagem negra no teatro brasileiro, entre 1838 e 1888. São Paulo: Ática, 1982. 69 NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo. 2 ed. Brasília/ Rio de Janeiro: Fundação Palmares/ OR Editor Produtor, 2002. _____. Teatro Experimental do Negro: trajetória e reflexões. Estudos Avançados 18 (50), 2004. _____. O Genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3. Ed. – São Paulo: Perspectivas, 2016. NETO, Walter Lima Torres. Influence de la France dans le theatre bresilien au XIXIe siecle: l’exemple d’Arthur Azevedo. Paris. Université de la Sorbonne Vouvelle, Instituit d’Etudes Théâtrales. Paris III (Thése pour le doctorat), 1996. RANGEL, Otávio. Técnica Teatral. S.B.A.T Ministério da Educação, Rio de Janeiro, 1948. REIS, Angela de Castro. As condições de representação teatral na virada do século. In: Folhetim. Rio de Janeiro, Teatro do Pequeno Gesto, nº5, set/ out/nov/dez, 1999. _____. REIS, Angela de Castro e MARQUES, Daniel. Eu sou meio perigoso nesta história de cacos. Apontamentos sobre a atuação no Teatro de Revista Brasileiro.“O Percevejo - Revista de teatro, crítica e estética". Departamento de Teoria de Teatro. Programa de pós-graduação em Teatro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Ano 12, nº13, 2004. RUIZ, Roberto. Teatro de revista no Brasil: do início à Primeira Guerra Mundial. Rio de Janeiro: INACEN, 1998. SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso das ideias que naturalizam a inferioridade dos negros. São Paulo: Educ/Fapesp; Rio de Janeiro: Pallas, 2005. SCWARCZ, Lilia Moritz. O Espetáculo das Raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. SKIDMORE, Thomas E. Preto no Branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro (1870-1930). Tradução: Donaldson M. Garschagen. São Paulo: Companhia das Lestras, 2012. SOUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 25 ed. São Paulo: Cultrix, 2003. VENEZIANO, Neide. O Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Ed. Da UNICAMP, 1991. _____. É brasileiro, já passou de americano. In: Revista Poiésis, Niterói, n.16, p. 52-61. dez. 2010. VELLOSO, Mônica Pimenta. Narrativas da brasilidade: Paris, Rio de Janeiro e o maxixe. III Jounée d’Histoire des Sensibilités. Paris, EHESS, 14 de Março de 2007. _____. Falas da cidade: conflitos e negociações em torno da identidade cultural no Rio de Janeiro. ArtCultura, Uberlândia, v. 7, p. 159-172, jul. – dez. 2005. 70 Fontes Históricas Canta Brasil - Luiz Peixoto, Geisa Boscoli e Paulo Orlando de 1945. Carnaval da Vitória – Luiz Peixoto, Saint-Clair Senna e Walter Pinto, de 1945. Comendo as claras - Walter Pinto e Pedro Orlando, de 1943. É xique xique no Pixóxó escrita por Luiz Iglezias, Meira Guimarães e Walter Pinto de 1940. Momo na Fila - revista carnavalesca em dois atos, escrita por Luiz Peixoto e Geisa Boscoli de 1943. Nossa Gente – Viriato Corrêa. Rio de Janeiro, Braz Lauria Ed., 1920. Tudo Preto – Arquivos da 2ª Delegacia Auxiliar de Polícia do Distrito Federal, Arquivo Nacional (2ª DAP), caixa 40, nº 891. Web Bibliografia Depoimento/Entrevista com Walter Pinto – áudio. Disponível em: http://www.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/serie-depoimentos/walter-pintorelembra- os-anos-de-gloria-no-teatro-recreio/por
dc.subject.cnpqSociologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65794/2018%20-%20Ingrid%20Constantino%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4813
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-06-30T13:36:40Z No. of bitstreams: 1 2018 - Ingrid Constantino de Souza.pdf: 2125717 bytes, checksum: 153cb0e9460004bb04a5304101e7c849 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-30T13:36:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Ingrid Constantino de Souza.pdf: 2125717 bytes, checksum: 153cb0e9460004bb04a5304101e7c849 (MD5) Previous issue date: 2018-08-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Ingrid Constantino de Souza.pdfIngrid Constantino de Souza2.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.