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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulata de qualidade, malandro da vadiagem: a representação do personagem tipo do teatro de revista brasileiro
Título(s) alternativo(s): Mulata of quality, mischief of the vadiagem: the representation of the character-type of the theater of Brazilian magazine
Autor(es): Souza, Ingrid Constantino de
Orientador(a): Pereira, Luena Nascimento Nunes
Primeiro membro da banca: Pereira, Luena Nascimento Nunes
Segundo membro da banca: Marzano, Andréa Barbosa
Terceiro membro da banca: Castro, Elisa Guaraná de
Palavras-chave: teatro de revista;personagem-Tipo;estado novo;theater of magazine;character-type;new state
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 24-Ago-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: SOUZA, Ingrid Constantino de. Mulata de qualidade, malandro da vadiagem: a representação do personagem tipo do teatro de revista brasileiro. 2018. 75 f.. Dissertação( Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .
Resumo: A presente pesquisa busca analisar os personagens-tipos da mulata e do malandro inseridos no Teatro de Revista na cidade do Rio de Janeiro, no período de 1937-1945, momento da política cultural realizada na conhecida Era Vargas. O período do Estado Novo utilizou do mito da democracia racial para a construção símbolos nacionais a fim de reforçar uma imagem na sociedade brasileira. Esses personagens-tipo carregam em si características como sensual, extrovertido, infantilizado, submisso ou pernóstico, construídos já no século XIX e que se mantém até a nossa contemporaneidade
Abstract: The present research seeks to analyze the characters of the mulata and the malandro inserted in the Theater of Magazine in the city of Rio de Janeiro, in the period of 1937-1945, moment of the cultural politics realized in the well-known Era Vargas. The Estado Novo period used the myth of racial democracy to construct national symbols in order to reinforce an image in Brazilian society. These character-characters carry in themselves characteristics like sensual, extroverted, infantilized, submissive or pernostic, built as early as the nineteenth century and that remains until our contemporaneity
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11526
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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