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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11571
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Com quantos dólares se promove a participação social? Estudo de caso sobre a ação do Banco Mundial no Desenvolvimento Rural Sustentável do Rio de Janeiro |
Other Titles: | How many dollars does social participation promote? Case study on the World Bank action in Rio de Janeiro's Sustainable Rural Development |
Authors: | Abreu, Juliana Costa Velho de |
Orientador(a): | Kato, Karina Yoshie Martins |
Primeiro membro da banca: | Kato, Karina Yoshie Martins |
Segundo membro da banca: | Lerrer, Débora Franco |
Terceiro membro da banca: | Zimmermann, Silvia Aparecida |
Keywords: | autogestão;agricultura;Rio Rural;Rio de Janeiro;self-management;agriculture |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais |
Idioma: | por |
Issue Date: | 4-Jun-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Citation: | ABREU, Juliana Costa Velho de. Com quantos dólares se promove a participação social? Estudo de caso sobre a ação do Banco Mundial no Desenvolvimento Rural Sustentável do Rio de Janeiro. 2021. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2020. |
Abstract: | O Rio Rural é um Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável com foco em microbacias que recebeu financiamento do Banco Mundial para execução no período de 2006 a 2018 e modificou toda a estrutura da assistência técnica pública do estado do Rio de Janeiro por ter como foco o fomento a sistemas agrícolas sustentáveis, assumir a microbacia hidrográfica como locus de ação estatal e implantar a autogestão das comunidades rurais, por meio da formação de comitês gestores de microbacias (COGEM). Inicialmente possuía as regiões Norte e Noroeste Fluminense como prioritárias devido seu histórico agrícola, sendo expandido para a Serra após a tragédia natural da região Serrana, em 2011. Foi implantado em 3 fases que diferem basicamente pelo agente financiador – GEF e Bird e, apesar dos percalços, alcançou as metas propostas, segundo os documentos oficiais. No entanto, esperava-se que, mesmo após a finalização dos projetos de financiamento do BM, os comitês gestores continuassem ativos e pressionassem os governos locais para o redirecionamento de verba para as ações do programa – o que não ocorreu como esperado. Foi também observado a não continuidade da maioria das atividades internas dos COGEMs após o fim do Rio Rural Bird. Sendo assim, esta dissertação buscou analisar, lançando luz às ações do próprio banco no âmbito dos fomentos a projetos de desenvolvimento, os motivos institucionais dos fatores que contribuíram para que a autogestão paralisasse, objetivando, acima de tudo, a não reprodução de tais fatores, tendo em vista a aprovação, no ano de 2019, do montante de R$ 45 milhões pela ALERJ para a continuidade do Programa. |
Abstract: | Rio Rural is a Sustainable Rural Development Program focused on micro-basins that receive funding from the World Bank for implementation in the public period from 2006 to 2018 and modified the entire structure of technical assistance in the state of Rio de Janeiro for focusing on promoting sustainable agricultural systems, taking the watershed as a locus of state action and implementing self-management in rural communities, through the formation of microbasin management committees (COGEM). Initially it had the North and Northwest Fluminense regions as priorities due to its agricultural history, being expanded to the Serra after the natural tragedy of the mountain region in 2011. It was implemented in 3 phases that differ basically by the financing agent - GEF and Bird and, despite of the mishaps, achieved the proposed goals, according to official documents. However, it was expected that, even after the completion of the BM's financing projects, the management committees would remain active and put pressure on local governments to redirect funds to program actions - which was not the case. It was also observed the non-continuity of the internal activities of COGEMs, after the end of the Rio Rural Bird providing evidence that the self-management implemented was not perennial, although it aimed at this in its objectives. Thus, this dissertation sought to analyze, shedding light as the bank's own actions in the context of fostering development projects, the institutional of such failure in the continuity of self-management so that, above all, they are not reproduced, in view of the approval, in 2019, of the amount of R $ 45 million by ALERJ for the continuity of the Program. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11571 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
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