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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11632
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Assentamento é mais que um projeto: a assistência técnica nos assentamentos rurais |
Other Titles: | Settlement is more than a project: the technical assistance in rural settlements |
Authors: | Pimentel, Vania Costa |
Orientador(a): | Medeiros, Leonilde Servolo de |
Keywords: | Projeto Lumiar;assentamento rural;mediação;Lumiar Project;rural Settlement;mediation |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 28-Feb-2007 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
Citation: | PIMENTEL, Vania Costa. Assentamento é mais que um projeto: a assistência técnica nos assentamentos rurais. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2007. |
Abstract: | Esta dissertação analisa os conflitos existentes entre os assentados e os agentes das políticas públicas, em especial os técnicos cuja função é fornecer assistência técnica para os assentamentos rurais. Resgatando o histórico da política de assistência técnica e extensão rural no Brasil, verificamos que ela reflete disputas entre diferentes concepções de reforma agrária, modelos de ensino agrícola, de produção agrícola, da própria política de assistência técnica etc. Estas disputas são evidenciadas em contextos históricos particulares, em especial quando são instituídos os assentados e projetado um determinado modelo do que é ser assentado. Analisamos em particular o projeto Lumiar, criado na tentativa de atender especificamente assentamentos e implantar a descentralização da política de assistência técnica, buscando uma maior participação das entidades representativas dos trabalhadores nos processos de gestão do projeto. A partir da análise dos documentos primários, relatórios desenvolvidos pela equipe técnica do projeto Lumiar atuante em dois assentamentos no estado do Rio de Janeiro e do estudo de dados secundários, foi possível perceber algumas dimensões do conflito entre técnicos e assentados. De um lado, o técnico, portador de uma determinada formação acadêmica e política que irá interferir no entendimento da realidade e na sua intervenção, precisa responder às regras instituídas pela política pública. De outro, os assentados, com suas expectativas e estratégias de sobrevivência (enquanto agricultor ou não), trajetórias de vida, sonhos. |
Abstract: | The present study analyzes the existing conflicts between the settled people and the public policy agents, specially the technicians, whose job is to supply technical assistance to the rural settlements. Looking back to the history of the policy of technical assistance and rural extension in Brazil, it was verified that it reflects disputes between different conceptions of agricultural reform, models of agricultural teaching, models of agricultural production, and also different models of the technical assistance policy itself, among other examples. These disputes make themselves more evident in specific historical contexts, especially when settlements are created and a determined model of what being settled means is projected. The Lumiar Project was particularly analyzed, which was created in an attempt to specifically assist settlements and also to implement the decentralization of the technical assistance policy, looking for a larger participation from the representative entities of workers in the processes of project management. Starting with the analysis of primary documents, reports developed by the technical team from Lumiar Project that was acting in two settlements in the state of Rio de Janeiro, and also with the study of secondary data, it was possible to perceive some dimensions of the conflict between the technicians and the settled people. On one side, the technician, who has a specific academic and political formation that will interfere in the understanding of the reality and on his/her intervention, needs to answer to the rules that were set by public policies. On the other side, the settled people, with their expectations and survival strategies (being an agriculturist or not), life stories and dreams. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11632 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade |
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2007 - Vania Costa Pimentel.pdf | 834.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
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