Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12034
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Patricia Cipriano Barcellos da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:02:01Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:02:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-31 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Patricia Cipriano Barcellos da. A universidade e a cidade por meio de um estudo sobre área de extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no município de Seropédica, RJ: o caso do Projeto Enem. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12034 | - |
dc.description.abstract | A universidade pública exerce um papel fundamental para construção de uma sociedade mais justa e plural, a área de extensão universitária possui vital importância na construção de um ambiente de trocas e compartilhamento de ideias que atinjam os diversos setores da sociedade. Assim, a presente pesquisa apresenta a extensão nas universidades públicas e tem como objetivo de investigação os projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) no município de Seropédica e como esses projetos interagem com a população da região. Especificamente apresenta-se o projeto de extensão preparatório para o Enem e seus principais resultados favoráveis e desfavoráveis e são indicadas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da área de extensão da UFRRJ, evidenciando sua contribuição na sociedade. Foi realizado um levantamento histórico sobre a extensão no país, como também sobre os projetos desenvolvidos na UFRRJ. Definiu-se como recorte temporal o período de 2008 - 2018 para análise dos registros de extensão da universidade. Metodologicamente a pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, utiliza como técnica de análise bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e de análise de conteúdo. Os resultados apontam para a necessidade do comprometimento da área de extensão da universidade em melhorar seus processos internos, para que as atividades desenvolvidas atinjam a comunidade em seu entorno. Nessa direção a presente dissertação pretende ampliar a discussão sobre o debate da importância de levar todo o potencial que a universidade possui, para a comunidade local onde ela está inserida por meio da elaboração de projetos de extensão que possam contribuir significativamente para a sociedade que a cerca. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Extensão Universitária | por |
dc.subject | UFRRJ | por |
dc.subject | Seropédica | por |
dc.subject | Projeto Enem | por |
dc.subject | University Extension | eng |
dc.subject | Enem Project | eng |
dc.title | A universidade e a cidade por meio de um estudo sobre área de extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no município de Seropédica, RJ: o caso do Projeto Enem | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The public University has a crucial role to contruction a just and plural societ, the university extension area has vital importance in building an environment of exchange and sharing of ideas that reaches the various sectors of society. Thus, this research presents the extension in public universities, the present study has it theme envolve the extension projetcs develop by Federal University Rural of Rio de Janeiro (UFRRJ), located in side the domains of Seropédica, and how this projects interact with region population. Especifically presents the extension project "preparatório Enem" and the mainly results favourable or unfavourable, an indicate the opportunities, threats, strengths, weaknesses, in extension area of UFRRJ, highlighted the contribution on society. Was realized tehe history of extension in the country, and the projects developed in UFRRJ. As a temporal cut, was defined the period of 2008-2018 to analise the extension registers of UFRRJ. Methodologically, this exploratory an qualitative research, is based on bibliographical review, interview-oriented, and the content analyses technique. The results indicate the need to improve the extension area of the university, and the internal process, for the developed activities reach the comunity of Seropédica. In this direction, this research intend amplify the discuss about the importance tho share the potencial of the University to comunity by extension projects to significant contribuition to the society. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Marcio Silva | |
dc.contributor.advisor1ID | 018.746.747-10 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5109086823056054 | por |
dc.contributor.referee1 | Borges, Mareio Silva | |
dc.contributor.referee2 | Alledi Filho, Cid | |
dc.contributor.referee3 | Schueler, Adriana Soares de | |
dc.creator.ID | 133.451.937-44 | por |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-6059-0880 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6709619488958862 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas | por |
dc.relation.references | ABRAMOVAY, Ricardo. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. Economia Aplicada – volume 4, n° 2, abril/junho 2000 – no prelo – Recebido em julho de 1999, aceito em março de 2000. Disponível em <http://ricardoabramovay.com/o-capitalsocial- dos-territorios-repensando-o-desenvolvimento-rural/>. Acesso em: 12. Abr.2019. ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães. Extensão Universitária: uma terceira função. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 1992. ARAÚJO, R.C.L. A Universidade e a cidade: um estudo de caso do campus Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Instituto de Tecnologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, IV enanparq, Porto Alegre, 25 a 29 de julho de 2016. Disponível em: < https://enanparq2016.files.wordpress.com/2016/09/s25-01-araujo-r.pdf> . Acesso em 05. Mai. 2018. ATLAS Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. Disponível em: <http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/consulta>. Acesso: 01 ago. de 2018. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições70, 2010. BAUER, M. W. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, G. (Orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som um manual prático. Trad. Pedrinho Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 189-217. BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006. BRASIL, Decreto n 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais REUNI. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6096.htm> Acesso em: 05. Mai. 2020 BRASIL. DECRETO Nº 7.416, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010. Tratam da concessão de bolsas para desenvolvimento de atividades de ensino e extensão universitária. Disponível em< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/Decreto/D7416.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%207.416%2C%20DE% 2030,de%20ensino%20e%20extens%C3%A3o%20universit%C3%A1ria.> Acesso em: 05. Mai.2020. BRASIL. Deliberação nº 125, de 29/4/2009. Aprova, a partir de 2010, a participação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no processo seletivo unificado das Instituições Federais de Ensino Superior, a partir da reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), proposto pelo Ministério da Educação. BRASIL. GEOCAPES- Sistema de Informações Georreferenciadas/CAPES. Distribuição de Discentes de Pós Graduação no Brasil, ano 2018. Disponível:< https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/>. Acesso em 03 mar.2020. BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 30 dez. 2008, Seção I. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf>. Acesso em 05 abr. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. A democratização e expansão da educação superior no país 2003 – 2014. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762- balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192> . Acesso em: 05. Fev.2020. BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/sesu-secretaria-deeducacao- superior/programas-e-acoes. Acesso em 16.jun.2019. BRASIL. Relatório de Gestão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em:< http://portal.ufrrj.br/institucional/relatorios-de-gestao/relatorios-de-gestao-da-ufrrj/.> Acesso em 19. Dez. 2019. BRASIL. Tribunal de Contas da União. Disponível em: <https://contas.tcu.gov.br/econtasWeb/web/externo/listarRelatoriosGestao.xhtml;jsession id=8crCLljI9XEVJu1ldljldljF.host1d1:econtasWeb.> Acesso em 09. mai.2010. BRASIL. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018 da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superio – ANDIFES. Disponível em: http://www.andifes.org.br/v-pesquisa-perfilsocioeconomico- dos-estudantes-de-graduacao-das-universidades-federais/. Acessado em 03.fev.2020. CABRAL, L.O. Revisitando as noções de espaço, lugar, paisagem e território sob uma perspectiva geográfica. In Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 141-155, Abril e Outubro de 2007. CARTURAN, Sara Bueno de Oliveira Gennari. Análise mercadológica para a implementação da tecnologia FTTH: uma aplicação do método SWOT. Dissertação de Mestrado. Campinas, PUC – Campinas, 2009, 134p. CHIARINI, T., & Vieira, K. P. (2011). Alinhamento das atividades de pesquisa científica e tecnológica realizadas pelas IES federais de Minas Gerais e as diretrizes da – PITCE. Revista Brasileira De Inovação, 10(2), 301-342. Disponível em <https://doi.org/10.20396/rbi.v10i2.8649018>. Acesso em 09. Mar.2020. COSTA, L. F. C. Introdução. In: Estudos Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro, n. 3 p. 7- 11, 1994. DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. 8. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003. DEMO, P. Extensão universitária: algumas ideias preliminares. In: A UNIVERSIDADE e o desenvolvimento regional. Fortaleza: Ed. Universidade Federal do Ceará, 1980. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Disponível em: <http://www.dnit.gov.br/download/meio-ambiente/acoes-e-atividades/estudos-ambientais/br- 493-rj/br-493-rj.pdf> Acesso em 20. Fev.2019. Faculdade Getúlio Vargas, CPDOC - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Anos de Incerteza (1930 – 1937). Universidade do Distrito Federal. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30- 37/RadicalizacaoPolitica/UniversidadeDistritoFederal>. Acesso em: 09 fev. 2020. FAVERO M. L. A. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, 2006. Editora UFPR FERREIRA; LOGUECIO. A análise de conteúdo como estratégia de pesquisa interpretativa em Educação em ciências. Ravelli - Revista de educação, linguagem e literatura, v. 6 n.2 outubro 2014 p. 33-49 Inhumas/Goiás Brasil. FORPROEX. Extensão Universitária: organização e sistematização / Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras; organização: Edison José Corrêa. Coordenação Nacional do FORPROEX. -- Belo Horizonte: Coopmed, 2007. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005, p. 41. GIAMBIAGI, Fabio.Economia Brasileira Contemporânea: 1945- 2010 / [organizadores Fabio Giambiagi et al.]. – Rio de Janeiro: ELSEVIER, 2011. GOEBEL E MIURA. A universidade como fator de desenvolvimento: o caso do município de Toledo-PR, revista expectativa. V. 3, n. 1 (2004). Disponível em: <http://erevista. unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/743> Acesso em 02. Ago.2019. Golgi Condomínios Logísticos. Empreendimentos. Disponível em: http://www.golgi.com.br/hp/empreendimentos_detalhes.aspx?id=1. Acessado em 20 de julho de 2019. GRAMSCI, A. Escritos políticos. Organização e tradução de Carlos Nelson Coutinho. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004a. Volume 1. 520p. HOFF, D. N.; SAN MARTIN, A. S.; SOPEÑA, M. B. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant’Ana do Livramento. Redes, v. 16, n. 3, p. 157–183, set/dez, 2011. HONORATO, B. E. F.; SARAIVA, L. A. S. Cidade, população em situação de rua e estudos organizacionais. Desenvolvimento em Questão, Ijuí, ano 14, n.36, p. 158-186, out./dez. 2016. KOTLER. Philip. Administração de Marketing. 10º ed. (edição do novo milênio). São Paulo: Prentice Hall, 2000. KRAEMER, Maria Elisabeth Pereira. A universidade do século XXI rumo ao desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM), v. 3, n. 2, nov./ 2004. Disponível em: < http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/408>. Acesso em 02. Mai.2018. LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins (do original: La production de l’espace. 4e éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: início - fev.2006 MEDEIROS, Rosa Maria Território, Espaço de Identidades. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. OLIVEIRA JR, Antônio. A universidade como polo de desenvolvimento local/regional. Caderno de Geografia, v.24, número especial 1, 2014. OTRANTO, C. R. A Reforma da Educação Profissional e seus Reflexos na Educação Superior. Revista Temas em Educação, v. 22, n. 2, p. 122-135, 30 dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17782/0 Acesso em: 20. Fev.2020. OTRANTO, C. R. Do Ministério da Agricultura Indústria e Comércio ao Ministério da Educação e Cultura: a trajetória histórica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Educação (UFSM), Universidade Federal de Santa Maria, v. 30, n.2, p. 71-86, 2005. OTRANTO, Celia Regina. A Autonomia Universitária no Brasil: dádiva legal ou construção coletiva? Seropédica: Editora da UFRRJ, 2009. PETROBRÁS. Relatório de Impactos Ambiental – RIMA. Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro. 2007 PORTAL de Seropédica. Disponível em: <http://www.seropedica.rj.gov.br/a-cidade/historia/>. Acesso em: 12 set. 2017 PORTAL do IBGE. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/seropedica/panorama>. Acesso em: 17 ago. 2019. PORTAL do INEP. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/artigo/- /asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/dados-do-censo-da-educacao-superior-asniversidades- brasileiras-representam-8-da-rede-mas-concentram-53-das-matriculas/21206. > Acesso em: 10 ago. 2019. PORTER, M. E. A nova estratégia. In: JÚLIO, Carlos A.; SALIBI NETO, José. (Orgs.). Estratégia e Planejamento. 1ª. Edição. São Paulo: Publifolha, 2002. QUINTANA, Mario. Poesias. 13ª educação. São Paulo: Globo, 2001. RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997. RIBEIRO, L.C.Q. (1999), Cidade desigual ou cidade partida? tendências da metrópole do Rio de Janeiro. Observatório de Politicas Urbanas e Gestão Municipal (IPPUR/UFRJ-FASE), Rio de Janeiro. RIBEIRO, L.C.Q. Segregação, acumulação urbana e poder: classes e desigualdades na metrópole do Rio de Janeiro. CADERNOS IPPUR. Ano XV, No 2, Ago-Dez 2001 / Ano XVI, No 1, Jan-Jul 2002, p. 84. RODRIGUES, Arlete Moysés. Desigualdades socioespaciais – a luta pelo direito à cidade. CIDADES, v. 4, n. 6, 2007, p. 73-88. ROSA, Iris de Macedo; PINTO, Nalayne Mendonça. Me avisa quando você chegar? Insegurança, Violência e Mobilizações em um campus universitário. 31ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 09 e 12 de dezembro de 2018, Brasília/DF. Disponível em:<http://www.evento.abant.org.br/rba/31RBA/files/1541467123_ARQUIVO_ArtigoABA.I riseIriseNa.pdf> Acesso em 01/05/2020. SACHS, Ignacy. Desenvolvimento includente, sustentável e sustentado. Editora: Garamond: Rio de Janeiro, 2008. P. 111. SANTOS, Solange Maria dos. O desempenho das universidades brasileiras nos rankings internacionais: áreas de destaques da produção científica brasileira. São Paulo: s.n. 2015. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/pct/2016/Teses- Premiadas/Ciencias-Sociais-Aplicadas-Solange-Maria-dos-Santos.PDF> Acesso em 20. Dez.2019. SAQUET, Marcos Aurélio. Tramas e desenvolvimento territorial. In: Saquet, M.A. Abordagens e concepções de território. 2. Ed., São Paulo: Expressão Popular, pp. 51‐52, 2013. Disponível em: < http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/bernardo/BIBLIOGRAFIA%20DISCIPLINAS%20G RADUACAO/PENSAMENTO%20GEOGR%C1FICO%202017/2- LIVRO%20SAQUET%20E%20SPOSITO.pdf> Acesso em: 05.Abr.2018 SAVIANI, Dermeval. Ensino público e algumas falas sobre universidade. São Paulo: Cortez, 1985. SHIKIDA, P. F. A; PARRÉ, J. L; CARMO, A. S. S; RAIHER, A. P; HIGACHI, H. Y; COELHO, M. H. A importância das Universidades Estaduais no desenvolvimento econômico dos municípios do Paraná: Análise do efeito de médio e longo prazo. In: RAIHER, A. P. (Org.) As universidades Estaduais e o desenvolvimento regional do Paraná. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2015. p.75-114. SILVA, Enio Waldir Extensão Universitária no Rio Grande do Sul – Concepções e Práticas. Tese De Doutorado. Porto Alegre. 2003 SILVA, Valéria. Ensino, pesquisa e extensão: Uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica. Vitória, novembro de 2011. SILVEIRA, Ana Lúcia da Costa. A UFRRJ do tempo recente: relações entre a oferta de graduações e a sua vocação rural. 2011. 223 p. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ: 2011. SOARES, Renata Corrêa, Extensão Universitária No Brasil E Na Ufrrj: Quando E Como Estas Histórias Se Entrelaçam, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/handle/jspui/1899?locale=pt_BR. Acesso em 21/05/2020. TAVARES, Maria das Graças Medeiros. (1996) Extensão universitária: novo paradigma da universidade? Tese de Doutorado na UFRJ, 1996. TEIXEIRA, Anísio. Educação e universidade. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1988. TONINI, Antonio Carlos, SPÍNOLA, Mauro de Mesquita, LAURINDO Fernando José Barbin, A análise SWOT: uma nova perspectiva para a aplicação do seis sigma no desenvolvimento de software, XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 09 a 11 de Outubro de 2007. Disponível em: www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007. Acesso em: 03. Mar.2020. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Estudos Socioeconômicos dos Municípios – Edição 2017. Disponível em <https://www.tce.rj.gov.br/.> Acesso em 30 abr. 2019 UNESCO (2010). Global education digest 2010: Comparing education statistics across the world. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001894/189433e.pdf> Acesso em: 10. Jan.2020. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, Histórico. Disponível em: <http://www.unb.br/aunb/ historia?menu=423 >. Acesso em: 09 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, Histórico. Disponível em: <https://www.ufba.br/historico >. Acesso em: 14 jan. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Institucional. Disponível em: https://www.ufpb.br/ufpb/menu/institucional/apresentacao/historico. Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Institucional. Disponível em: <https://www.ufg.br/p/6383-documentos/> Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. História. Disponível em: < https://www2.ufjf.br/ufjf/sobre/historia/> Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, Apresentação. Linha do Tempo. Disponível em: <https://ufmg.br/a-universidade/apresentacao/linha-do-tempo >. Acesso em: 08. fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Institucional. Disponível em: <https://www.ufpe.br/institucional/historia> Acesso em: 09 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Institucional. Disponível em: < https://estrutura.ufsc.br/> Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. História. Disponível em: < https://www.ufsm.br/historia/> Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ALAGOAS. Institucional. Disponível em: < https://ufal.br/ufal/institucional/apresentacao> Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS. Institucional. Disponível em: <https://ufam.edu.br/historia.html> Acesso em: 11 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Disponível em: <http://www.ufc.br/auniversidade>. Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Institucional. Disponível em: <https://portal.ufpa.br/index.php/universidade> Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Histórico. Disponível em: <https://www.ufpr.br/portalufpr/historico-2/> Acesso em: 09 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, História. Disponível em: <https://ufrj.br/historia >. Acesso em: 08. fev. 2020 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Histórico. Disponível em: < https://ufrn.br/institucional/sobre-a-ufrn> Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, Histórico. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/ufrgs/a-ufrgs/historico >. Acesso em: 08 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL ESPÍRITO SANTO. Institucional. Disponível em: <http://www.ufes.br/instituicao> Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Apresentação. Disponível em: <http://www.uff.br/?q=apresentacao> Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Institucional. Disponível em <http://www.ufrpe.br/br/content/apresentacao> Acesso em: 10 fev. 2020. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, Institucional. História da UFRRJ. Disponível em: <http://institucional.ufrrj.br/ccs/historia-da-ufrrj/ >. Acesso em: 14 fev. 2020. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://portal.ufrrj.br/institucional/a-rural-hoje/ >. Acesso em: 10 set. 2018. VANIN, Gerusa Rocha. Universidade na comunidade. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: [s.n.], 2005. VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Editora Garamond: Rio de Janeiro, 2006. | por |
dc.subject.cnpq | Ciência Política | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/72178/2020%20-%20Patricia%20Cipriano%20Barcellos%20da%20Silva.Pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6328 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-02-15T16:45:35Z No. of bitstreams: 1 2020 - Patricia Cipriano Barcellos da Silva.Pdf: 1815941 bytes, checksum: d5a599472384b7f6230a30f4f2b4b399 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-02-15T16:45:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Patricia Cipriano Barcellos da Silva.Pdf: 1815941 bytes, checksum: d5a599472384b7f6230a30f4f2b4b399 (MD5) Previous issue date: 2020-07-31 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Patricia Cipriano Barcellos da Silva.Pdf | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.