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dc.contributor.authorBrandão, Vinicius Henrique
dc.date.accessioned2023-12-22T02:02:08Z-
dc.date.available2023-12-22T02:02:08Z-
dc.date.issued2019-06-27
dc.identifier.citationBRANDÃO, Vinicius Henrique. Formação de jovens em agroecologia como meio de ampliar conhecimentos e re-territorialização dos espaços rurais. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12053-
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar a relação entre as informações /conhecimentos que são necessárias aos jovens no campo, produtor rural agroecológico, para sua permanência no meio rural com a possibilidade de geração de renda (viabilidade Econômica e bem estar (Inclusão Social e Respeito Ambiental). Dado que a juventude brasileira advinda do meio rural continua a abandonar o campo e a agricultura, procurando alternativas nos grandes centros urbanos, onde acabam por ser , em grande, mão de obra em uma engrenagem de trabalho que, por muitas vezes, os despersonalizam e os desterritorializam. O caminho percorrido para abordagem desta dissertação se dá no campo do conhecimento acerca da Agroecologia como aporte de habilidades e competências necessárias para a territorialização e permanência do jovem no campo. Foram feitas entrevistas e observação participativa com uma amostra de jovens selecionados da região da Baía da Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, que participaram do curso “Formação agroecológica para jovens cidadãos do Rio de Janeiro”.A principal indagação desta pesquisa é: qual é o tipo de conhecimento e quais são as informações necessárias para fornecer aporte de geração de renda e bem-estar ao jovem, fazendo-o optar por permanecer no campo, a fim de que não alimente o processo migratório para os centros urbanos. A pesquisa aponta para uma construção de conhecimentos a partir da agroecologia, do amplo diálogo, dialogicidade de informações, do acesso às políticas públicas e aparelhos do Estado, da construção de uma cultura rural desenvolvida, forte e orgulhosa de suas origens. Este processo de construção se desenrola em um constante exercício para a concepção do desenvolvimento de autonomia da juventude rural, edificando seus próprios significados, construindo e redescobrindo seus valores, em trocas diárias de saberes para aprender e por consequência para ensinar, intervir, conhecer, sonhar, transformar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectjuventude ruralpor
dc.subjectpermanência no campopor
dc.subjectdialogicidadepor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectrural youtheng
dc.subjectpermanence in the countrysideeng
dc.subjectdialogicityeng
dc.subjectpublic policieseng
dc.titleFormação de jovens em agroecologia como meio de ampliar conhecimentos e re-territorialização dos espaços ruraispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work seeks to analyze the relationship between the information / knowledge that is necessary for young people in the rural agroecological field, for their permanence in the rural environment with the possibility of income generation (economic viability and well-being (Social Inclusion and Environmental Respect) Since the Brazilian youth from the countryside continue to abandon the countryside and agriculture, looking for alternatives in the big urban centers, where they are, in most cases, labor in a work gear that, for many times , which depersonalize them and deterritorialize them.The path taken to approach this dissertation is in the field of knowledge about Agroecology as the contribution of skills and competences necessary for the re-territorialization and permanence of the young person in the field. sample of young people selected from the region of Baía da Ilha Grande, in the state of Rio de Janeiro, who participated as participants in the course "Agroecological training for young citizens of Rio de Janeiro". The main question of this research is: what is the type of knowledge and what information is necessary to provide income and welfare to the young person, making him choose to remain in the field, so that he does not feed the process migration to urban centers. The research points to a construction of knowledge based on agroecology, broad dialogue, dialogue of information, access to public policies and state apparatus, the construction of a developed rural culture, strong and proud of its origins. This process of construction takes place in a constant exercise for the conception of the development of autonomy of the rural youth, building their own meanings, constructing and rediscovering their values, in daily exchanges of knowledge to learn and consequently to teach, intervene, to know, to dream, to transform.eng
dc.contributor.advisor1Villela, Lamounier Erthal
dc.contributor.advisor1ID826.012.677-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0265624345647321por
dc.contributor.referee1Villela, Lamounier Erthal
dc.contributor.referee2Kraemer, Carlos Frederico Bom
dc.contributor.referee3Ramos, Dina Andrade Lima
dc.creator.ID120.617.447-10por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6437707450278547por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicaspor
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