Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12115
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRibeiro, Marcos Reges Reis
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:11Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:11Z-
dc.date.issued2013-02-05
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marcos Reges Reis. As representações sociais dos gestores do Instituto Federal do Maranhão - campi São Luís - Maracanã e Codó - acerca da eficiência na gestão da escola pública da rede federal. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12115-
dc.description.abstractA inserção do Princípio da Eficiência na Constituição Federal, por meio da Emenda Constitucional nº 19/1998, transformou em exigência legal a eficiência na gestão pública do Brasil, que passou a ser formalmente orientada para um modelo gerencial. Esta pesquisa teve por objetivo conhecer, por meio do uso técnica de evocações livres, as representações sociais dos gestores do Instituto Federal do Maranhão – Campi São Luís – Maracanã e Codó acerca eficiência na gestão da escola pública da Rede Federal. A pesquisa foi realizada junto a um universo de 73 (setenta e três) gestores dos Campi. O referencial teórico sobre o qual se apoiou esta pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, e a sua abordagem complementar, a Teoria do Núcleo Central, desenvolvida por Jean-Claude Abric. As evocações livres foram analisadas por meio da técnica de construção do quadro de quatro casas, após o uso do software EVOC 2003®, que processou a combinação entre a frequência de evocação de cada palavra e a sua ordem de evocação. Os resultados desta pesquisa apontaram como elementos centrais das representações sociais dos gestores, os termos: compromisso, responsabilidade, transparência e ética. A primeira periferia foi representada pela palavra dedicação. As palavras capacitação, comprometimento, organização, planejamento e qualidade constituíram o terceiro quadrante, onde se localizam os elementos de contraste da representação. E as palavras agilidade, pontualidade e respeito formaram a Segunda Periferia da representação. Por meio desta pesquisa, foi possível ainda identificar o perfil dos gestores e suas opiniões acerca de vários aspectos relacionados à eficiência na gestão de instituições públicas de ensino.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectEficiênciapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSocial Representationseng
dc.subjectEfficiencyeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleAs representações sociais dos gestores do Instituto Federal do Maranhão - campi São Luís – Maracanã e Codó - acerca da eficiência na gestão da escola pública da rede federalpor
dc.title.alternativeThe social representations of the management of the Instituto Federal do Maranhão – campi São Luís - Maracanã and Codó - about efficient management of public school federal networkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe insertion of the Principle of Efficiency in the Federal Constitution by Constitutional Amendment No. 19/1998, became a legal requirement for efficiency in public administration in Brazil, which became a model for formally oriented management. This research aims to identify, through the use of free evocations technical, social representations of the management of the Instituto Federal do Maranhão – Campi São Luís - Maracanã and Codó about efficiency in the management of public schools of the Federal Network. The research was conducted among a universe of 73 (seventy-three) of these managers Campi. The theoretical framework on which this research was supported was Social Representation Theory, of Serge Moscovici, and its complementary approach, the Central Nucleus Theory, developed by Jean-Claude Abric. The free evocations were analyzed by the technique of frame construction of four houses, after using the software EVOC 2003 ®, which sued the combination of the frequency of recall of each word and its order of evocation. The results of this research show how the core elements of social representations of managers, the words: commitment, accountability, transparency and ethics. The word dedication represented the first periphery. The words training, commitment, planning, organization and quality formed the third quadrant, where are the contrasting elements of representation. And the words: agility, punctuality and respect formed the Periphery Second of the representation. Through this research, it was also possible to identify the profile of managers and their opinions on various aspects related to the efficient management of public education.eng
dc.contributor.advisor1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.advisor1ID395.476.632-91por
dc.contributor.referee1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.referee2Gonçalves, Silvia Maria Melo
dc.contributor.referee3Wolter, Rafael Moura Coelho Pecly
dc.creator.ID417.908.473-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344328197082033por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/8827/2013%20-%20Marcos%20Reges%20Reis%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15654/2013%20-%20Marcos%20Reges%20Reis%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21956/2013%20-%20Marcos%20Reges%20Reis%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28340/2013%20-%20Marcos%20Reges%20Reis%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34754/2013%20-%20Marcos%20Reges%20Reis%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41150/2013%20-%20Marcos%20Reges%20Reis%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47552/2013%20-%20Marcos%20Reges%20Reis%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53990/2013%20-%20Marcos%20Reges%20Reis%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2508
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2018-10-31T19:45:31Z No. of bitstreams: 1 2013 - Marcos Reges Reis Ribeiro.pdf: 2273676 bytes, checksum: 0a11cba2f0213d1e10d59ebeeea16f64 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-31T19:45:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Marcos Reges Reis Ribeiro.pdf: 2273676 bytes, checksum: 0a11cba2f0213d1e10d59ebeeea16f64 (MD5) Previous issue date: 2013-02-05eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Marcos Reges Reis Ribeiro.pdfDocumento principal2.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.