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Tipo do documento: Dissertação
Title: O histórico de lutas dos profissionais readmitidos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Other Titles: The readmitted of Professional Wrestling History in the Rural Federal University of Rio de Janeiro
Authors: Azevedo, Rita de Cassia Medeiros Sergio de
Orientador(a): Silva, Wanderley da
Primeiro membro da banca: Silva, Wanderley da
Segundo membro da banca: Sanchez, Liliane Barreira
Terceiro membro da banca: Nascimento, Giovane do
Keywords: Education;Human formation;Public policies;Educação;Formação Humana;Políticas Públicas
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 2-May-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: AZEVEDO, Rita de Cássia Medeiros Sérgio de. O histórico de lutas dos profissionais readmitidos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Instituto de Agronomia. Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Abstract: Esta pesquisa objetivou conhecer a representação do que se convencionou chamar de “anistiados” – um grupo de funcionários públicos demitidos no governo do ex-presidente Fernando Collor de Mello e readmitidos após um período de quase 20 anos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Através de suas narrativas foi possível analisar o processo de demissões arbitrárias ocorridas naquele governo, conhecer o histórico de lutas desses profissionais na busca do retorno ao serviço, fazer uma análise crítica de alguns momentos da conjuntura histórica no final do século XX e início do século XXI em relação às políticas públicas neoliberais e seus impactos. Através de suas memórias compreenderam-se os sentidos atribuídos à situação do grupo, bem como o processo de construção de suas identidades individuais ou coletivas e finalizando com importância do processo de formação humana no ambiente universitário. Para isto recorreu-se, como fundamento da pesquisa, ao pensamento fenomenológico de Jacques Le Goff (1990), autor francês que faz uma reflexão sobre História e Memória. Pierre Nora (1993), este faz entender que a memória é um tema relevante pela sua falta. Castoriadis (1982), diz que toda sociedade é criação inserida em dado momento histórico, portanto criação da sociedade como tal implica na criação de um mundo de significações e para concluir a fundamentação, destacamos a obra de Paulo Freire que pensa na dimensão da construção coletiva do conhecimento, na formação humana e, sobretudo na importância de uma construção coletiva, que envolve não só os sujeitos, como também, as instituições. A pesquisa de natureza qualitativa realizou uma análise crítica baseada na perspectiva de Minayo (1993) e para isto foi realizada uma coleta de dados dos sujeitos através de entrevistas individuais, questionários fechados e gravações de áudio. Com a análise do material coletado foi possível conhecer a injustiça cometida por uma forma de governo “Neoliberal” e através da análise dos discursos, levantaram-se categorias que permitiram descrever todo o desfecho dessa história acontecida em nosso país.
Abstract: This research aimed at knowing the representation of the ones conventionally called "amnestied" – a group of public agents dismissed at the mandate time of the former President Fernando Collor de Mello, and readmitted after a period of almost 20 years at the Rural Federal University of Rio de Janeiro. Through their narratives, it was possible to analyse the process of arbitrary dismissals occurred under that government management, to know the history of struggles of those professionals to return to work, to make a critical analysis of some moments of the historical context in the late twentieth century and early twenty-first in relation to neoliberal public policies and their impacts. Through their memories, understand the meanings that were built concerning the group's situation and the process of building their individual and collective identities, and ending up with the importance of the human formation process at the university environment. For this purpose, we used, as research basis, the phenomenological thought of Jacques Le Goff (1990), a French author who reflects on history and memory; Pierre Nora (1993), who understands that memory is important for its lack; Castoriadis (1982), who says that every society is a creation inserted in a given historical moment, therefore the establishment of the society as such implies the creation of a world of meanings; and to complete the theoretical basis, we highlight the work of Paulo Freire, who thinks the dimension of collective knowledge construction for human development, and especially, the importance of a collective construction, which involves not only the individuals, but also the institutions. The qualitative research conducted to a critical analysis based on the perspective of Minayo (1993), and, thereunto, we proceeded into a data collection with the subjects by means of individual interviews, closed questionnaires, and audio recordings. With the analysis of the collected material, it was possible to get to know the injustice done by a “neoliberal” form of government, and through discourse analysis procedures, we rose categories that allowed to describe the outcomes of this late happening in our country.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12125
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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