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dc.contributor.authorAnjos, Taiana Furtado dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:15Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:15Z-
dc.date.issued2018-11-06
dc.identifier.citationANJOS, Taiana Furtado. A educação especial no campo: desafios à escolarização na Escola Agrícola Padre João Piamarta no Município de Macapá-AP. 2018. 111f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12133-
dc.description.abstractEsta dissertação constitui-se em uma proposta de investigação da interface entre a Educação Especial e Educação do Campo à luz da Teoria Crítica, tendo como lócus de pesquisa o contexto amazônico brasileiro, no Município de Macapá, Estado do Amapá, em especial na Escola Agrícola Padre João Piamarta, instituição escolhida por estar localizada na área rural. Neste sentido, nossas questões de estudo foram: Como se revela a interface entre a Educação Especial e Educação do Campo para a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial? Quais as ações político-pedagógicas instituídas na Escola do Campo com o propósito de garantir a inclusão de estudantes com deficiência? Como é a atuação dos professores das classes regulares e dos professores do Atendimento Educacional Especializando (AEE) no desenvolvimento de práticas pedagógicas para a inclusão de estudantes com deficiência na escola do campo? Quais os desafios enfrentados pelos docentes e gestores escolares para a efetivação da modalidade da Educação Especial na escola do campo? Os objetivos do estudo foram: caracterizar a realidade da escola do campo no contexto amazônico para a inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial; Investigar os aspectos legais que amparam a inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial no contexto da escola do campo na Amazônia Amapaense; Caracterizar as questões político-pedagógicas e administrativos do ambiente escolar para a inclusão de estudantes na Escola Agrícola Padre João Piamarta; Problematizar os discursos dos professores das classes regulares e dos professores que atuam no AEE a partir de suas práticas pedagógicas no processo de inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial no contexto investigado; Identificar no ambiente escolar os principais desafios à escolarização dos estudantes com deficiência na interface entre a Educação Especial e Educação do Campo. A pesquisa foi sustentada na Teoria Crítica como suporte teórico-metodológico, com ênfase nos estudos do pensador Theodor Adorno, além de outros pesquisadores referenciados na bibliografia. Este estudo foi realizado na Escola Estadual em Tempo Integral Padre João Piamarta, uma escola da rede pública do Estado do Amapá, a partir de procedimentos e/ou instrumentos de coleta de dados a pesquisa documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, tendo como sujeitos, um representante da equipe gestora, um coordenador pedagógico, três professores das classes comuns e um professor que atua no AEE. Os resultados revelam os avanços e desafios ao processo de inclusão de estudantes na escola pública, para a efetivação do direito à educação da população do campo, destacando a fragilidade na operacionalização do AEE para os estudantes público-alvo da Educação Especial. Assim, concluímos que a articulação entre a Educação Especial e Educação do Campo no Munícipio de Macapá/AP, mesmo diante de algumas contradições e tensões, necessita avançar na construção de políticas públicas que atendam os dispositivos legais já conquistados, dialogando com os movimentos sociais, populações campesinas, associações, professores, gestores, pais, estudantes e comunidade para a reafirmação de uma educação inclusiva e democrática que contemple os sujeitos que estudam e moram no campo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Especial Inclusivapor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectTeoria Críticapor
dc.subjectInclusive Special Educationeng
dc.subjectField Educationeng
dc.subjectCritical Theoryeng
dc.titleA Educação Especial no Campo: desafios à escolarização na Escola Agrícola Padre João Piamarta no Município de Macapá-AP.por
dc.title.alternativeSpecial Education in the Field: challenges to schooling in the Padre João Piamarta Agricultural School in the Municipality of Macapá-AP.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is a proposal to investigate the interface between Special Education and Field Education in the light of Critical Theory, having as a locus of research the Brazilian Amazon context, in the Municipality of Macapá, State of Amapá, especially in the Agricultural School Father João Piamarta, institution chosen for being located in the rural area. In this sense, our study questions were: How does the interface reveal between Special Education and Field Education reveal the inclusion of students targeted by special education? What political-pedagogical actions were instituted in the Field Schooll with the purpose of guaranteeing the inclusion of students with disabilities? How is the performance of the professors of the regular classes and the teachers of the Educational Specialist Attendance (ESA) in the development of pedagogical practices for the inclusion of students with disabilities in the rural school? What are the challenges faced by teachers and school administrators in the implementation of the Special Education modality in the rural school? The objectives of the study were: to characterize the reality of the rural school in the Amazonian context for the inclusion of public-targeted students of special education; To investigate the legal aspects that support the school inclusion of the public-targeted students of the Special Education in the context of the field school in Amazônia Amapaense; To characterize the political-pedagogical and administrative issues of the school environment for the inclusion of students in the Padre João Piamarta Agricultural School; To problematize the discourses of the teachers of the regular classes and the teachers who work in the ESA from their pedagogical practices in the process of inclusion of the target public students of Special Education in the investigated context; Identify in the school environment the main challenges to scholarization of students with disabilities in the interface between Special Education and Rural Education. The research was supported in the Critical Theory as a theoretical and methodological support, with emphasis in the studies of the thinker Theodor Adorno, besides other researchers referenced in the bibliography. This study was carried out at the State School of Integral Padre João Piamarta, a public school in the state of Amapá, using data collection procedures and / or instruments for documentary research, field research and semistructured interviews, a representative of the management team, a pedagogical coordinator, three common-class teachers and a teacher who works in the ESA. The results reveal the advances and challenges to the process of inclusion of students in the public school, for the realization of the right to education of the rural population, highlighting the fragility in the operationalization of ESA for students targeted by Special Education. Thus, we conclude that the articulation between Special Education and Field Education in the Municipality of Macapá / AP, even in the face of some contradictions and tensions, needs to advance in the construction of public policies that meet the legal provisions already achieved, dialoguing with social movements, peasant populations, associations, teachers, managers, parents, students and the community to reaffirm an inclusive and democratic education that contemplates the subjects that study and live in the countryside.eng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074158237-61por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee3Nozu, Washington Cesar Shoiti
dc.creator.ID507998942-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2625386485283891por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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