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dc.contributor.authorFlores, Léa
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:17Z-
dc.date.issued2013-06-21
dc.identifier.citationFLORES, Léa. O setor de produção do IFMT Campus Campo Novo do Parecis e o planejamento estratégico: realidade e percepções. 2013. 72 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12139-
dc.description.abstractA presente dissertação teve como objetivo conhecer o que professores, alunos e técnicos administrativos envolvidos com o setor de produção pensam e sentem acerca deste setor, de sua realidade atual e de sua projeção para o futuro, especialmente quanto a sua forma de organização, manutenção e expansão. Procurou demonstrar a relevância do setor de produção no processo de formação profissional e seu papel atual no desenvolvimento do campus, bem como observar as percepções destes atores quanto ao planejamento estratégico, seu papel e importância gerencial na complementaridade da ação educacional. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, utilizou da pesquisa bibliográfica para rever a criação e constituição dos Institutos Federais e do Campus Campo Novo do Parecis, da pesquisa documental para conhecer os documentos institucionais que tratam do planejamento estratégico no Instituto Federal de Mato Grosso e da pesquisa de campo, através do uso de questionários elaborados com questões abertas, para conhecer as percepções dos participantes da pesquisa quanto ao setor de produção e quanto ao planejamento estratégico. A fundamentação teórica do trabalho baseou-se na revisão bibliográfica do planejamento na gestão pública, do planejamento estratégico e do planejamento da gestão escolar, e da teoria das representações sociais. Os resultados revelam, primeiramente, que falta à instituição elaborar e aprovar documentos institucionais que definam e detalhem os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo pedagógico a ser desenvolvido na escola, expressando as exigências sociais e legais e os propósitos e expectativas da comunidade escolar contendo, inclusive a regulamentação do setor de produção tanto pedagógica quanto administrativamente. Revelam também as percepções dos participantes da pesquisa quanto ao setor de produção, seu importante papel de atender ao ensino, através da prática pedagógica, e a produção para o consumo do campus. Um setor contendo boa área de trabalho, mas que necessita de um gerenciamento mais eficiente para cumprir com suas funções. Esta gestão eficiente passa pelo uso do planejamento estratégico, com a definição de seus objetivos, estratégicas e ações, como revelam as representações realizadas pelo grupo de pesquisa. O resultado da pesquisa pode auxiliar no entendimento do setor de produção como área estratégica da escola e demonstra a necessidade do uso do planejamento estratégico como importante ferramenta de trabalhopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento Estratégicopor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectSetor de Produçãopor
dc.subjectSocial Representationeng
dc.subjectStrategic Planningeng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectProduction Sectoreng
dc.titleO setor de produção do IFMT Campus Campo Novo do Parecis e o planejamento estratégico: realidade e percepçõespor
dc.title.alternativeThe production sector of IFMT Campus Campo Novo do Parecis and strategic planning: reality and perceptionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation aimed to know what teachers, students, and administrative technicians involved whit the production sector think and feel about their work area, its reality now days and perspectives in the future, specifically about its organization, maintenance and expansion. The research tried to show the importance of the production sector in the vocational process and its role in the development of the campus and also to observe the people‘s perception ever the strategic planning, its management importance in the completion of the educational process. The research, its qualitative and exploratory features, had used library content to review the creation and follow up of the federal Institute and the campus of Campo Novo do Parecís, had also used their institutional documents to know the strategic planning of the Instituto Federal de Mato Grosso and the field research using open questions to know people‘s perceptions about the research over the subject. The theoretical foundation of this work is based on the bibliographical material about public management, strategic planning, school management and the theory of social representation. The results show first that the Institution is missing to elaborate and approve Institutional docs to define and specify objectives, proposes and actions over the pedagogic educational process to be developed at the school, showing its social and legal requirements and the purpose and expectations of the school community with the production sector regulations and its pedagogic and administrative features. They show also the perceptions of survey participants as to the production sector, its important role to meet the teaching objectives, through pedagogic practice and the production for the consumption on campus. An area containing good workspace, but in needing of more efficient management goes with of strategic planning with the definition of its objectives, strategies and actions, like shown by the representation done by the research group. The research helps the understanding of the production sector as a strategic area of the school and demonstrates the need of using strategic planning as an important tool for the workeng
dc.contributor.advisor1Souza, Marco Antonio Ferreira de
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5708227944301103por
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Augusto de
dc.contributor.referee2Monteiro, Cristiano Fonseca
dc.creator.ID552.141.930-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9935974238401598por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALDAY. Hernan E. Contreras. O Planejamento Estratégico dentro do conceito da Administração Estratégica. Rev. FAE, Curitiba, v.3, n.2, p.9-16, maio/ago. 2000. Disponívelem:<http://www.fae.edu/publicacoes/pdf/revista_da_fae/fae_v3_n2/o_planejamen-to_estrategico.pdf>; Acesso em: 16 nov 2012. ALEXANDRE, Marcos. Representação Social: Um Genealogia do Conceito. Rio de Janeiro - v.10 - nº 23 - p. 122 a 138 - julho/dezembro 2004. Disponível em: http://www.sinpro-rio.org.br/imagens/espaco-do-professor/sala-de-aula/marcos-alexandre/Ar-tigo7.pdf. Acesso em: 16 nov 2012. ALVES, Giovani., MOREIRA, Jani., PUZIOL, Jeinni. Educação Profissional e Ideologia das Competências: elementos para uma crítica da nova pedagogia empresarial sob a mundialização do capital. Educere et Educare – Revista de Educação. Vol. 4 – Nº 8 – 2º Semestre de 2009. 65 BRASIL, Constituição da República Federativa no Brasil. Senado Federal. 1988. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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