Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12151
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e seu trabalho nas questões étnico-raciais no âmbito da Lei 10.639/03 |
Other Titles: | The Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia and its work in the ethnic-racial questions in the scope of Law 10.639/03 |
Authors: | Novais, Luciane Aparecida |
Orientador(a): | Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus |
Primeiro membro da banca: | Cupolillo, Amparo Villa |
Segundo membro da banca: | Kauss, Vera Lúcia Teixeira |
Keywords: | Lei 10.639/03;Currículo Multiculturalista;Projeto Pedagógico Institucional;Law 10.639/03;Multiculturalist School Curriculum;Project Institutional Pedagogical |
Área(s) do CNPq: | Agronomia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 12-Jul-2011 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | NOVAIS, Luciane Aparecida. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia e seu trabalho nas questões étnico-raciais no âmbito da Lei 10.639/03. 2011. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011. |
Abstract: | O objetivo dessa pesquisa foi conhecer principalmente através da análise do Currículo e do PPI como o IFRO – Campus de Colorado do Oeste, no aspecto da sua função social e socialização pela igualdade, tem trabalhado nos últimos dois anos as questões étnico-raciais a partir da Lei 10.639/03. Tal Lei serve como instrumento para que os professores incluam em seus discursos a valorização da História e Cultura Afro-Brasileira. Salienta-se que tal lei foi alterada pela 11.645/2008 e, no caso da última, foi acrescentado nela que as escolas também devem atribuir valor à História e Cultura Indígena. No que diz respeito ao papel social do Instituto foi verificado se tem sido desenvolvidas ações que propiciem também o acesso e a permanência de alunos negros nesse ambiente escolar. Ressalta-se, porém que foi trabalhada apenas a Lei 10.639/03, pois a mesma já está em vigor há seis anos e trata das questões relacionadas à temática africana. Tal trabalho foi realizado numa turma de 3 º ano do Curso Técnico Agrícola em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio através de pesquisa qualitativa exploratório-descritiva e análise qualitativa, utilizando questionários com questões semiestruturadas. Foram coletados dados, também através de questionários, com alguns servidores do quadro pedagógico e com professores de História, Geografia, Biologia, Sociologia, Filosofia, Português, Literatura e Artes e foram também analisados os Planos Anuais, dos últimos três anos, dessas disciplinas para constatar se houveram nos últimos dois anos a preocupação em se tratar da valorização da temática africanista por parte desses educadores. Diante das falhas encontradas é preciso focar num trabalho de construção conjunta, envolvendo vários setores e ou departamentos da escola visando com esse trabalho coletivo maior inclusão étnico-racial. Esse trabalho indica que é necessária a implementação da valorização das múltiplas identidades dos alunos do Campus Colorado do Oeste e que tal valorização só será possível através da implantação de um Currículo Escolar capaz de responder às especificidades de cada aluno. Ressalta-se, a importância do Instituto para o desenvolvimento social e étnico-racial de Colorado do Oeste, uma vez que os dados referentes ao Censo do IBGE mostraram em 2000, um índice de 46,12% de afrodescendentes. Salientase que decorreram sete anos após o sancionar da Lei 10.639/03, mas que ainda é preciso inserir no Currículo a temática africanista e que à implementação da política de implantação concreta da Lei 10.639, de 2003 não cabe mais impasses e ainda que a busca de soluções para a sua real implantação a partir de então já será tardia. |
Abstract: | The objective of this research was to know mainly through the analysis of the School Curriculum and the Project Institutional Pedagogical as the IFRO - Campus of Colorado do Oeste, in the aspect of its social function and socialization for the equality, have worked in last the two years the ethnic-racial questions from Law 10.639/03. Such Law serves as instrument so that the professors include in its speeches the valuation of History and Culture Afro-Brazilian. Salient that such law was modified by the 11.645/2008 and, in the case of the last one, was added in it that the schools also must attribute to value to History and Afro Brazilian Culture. In what it says respect to the social paper of the Institute was verified if they have been developed actions that also propitiate the access and the permanence of afro descendant pupils in this pertaining to school environment. It is standed out, however that it was worked only Law 10.639/03 therefore the same one already is in vigor has six years and deals with the related questions the thematic African. Such work was carried through in a group of third year Technical of Farming and Cattle raising as part of the Intermediate Education through descriptive-exploratory qualitative research and qualitative analysis, using questionnaires with half-structuralized questions. They had been collected given, also through questionnaires, with some servers of the pedagogical picture and with professors of History, Geography, Biology, Sociology, Philosophy, Portuguese, Literature and Arts and also had been analyzed the Annual Plans, of last the three years, through these disciplines to evidence if they had had in last the two years the concern in if dealing with the valuation of the africanist thematic on the part of these educators. Ahead of the joined imperfections it’s necessary to focus in a work of joint building, involving some sectors and or departments of the school aiming at with this collective work bigger ethnic-racial inclusion. This work indicates that the implementation of the valuation of the multiple identities of the pupils of the Campus Colorado do Oeste is necessary and that such valuation just will be possible through the implantation of a school Curriculum capable to answer to the specificities of each pupil. It is standed out, the importance of the Institute for the social and ethnic-racial development of Colorado do Oeste, a time that the referring data to the Census of the IBGE had shown in 2000, an index of 46,12% of afro descendant. Salient that after elapsed seven years to sanction of law 10.639/03, but that still it is necessary to insert in the school Curriculum the africanist thematic and that to the implementation of the politics of concrete implantation of law 10.639, of 2003 does not fit more impasses and despite the brainstorming for its real implantation from now on already will be delayed. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12151 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011 - Luciane Aparecida Novais.pdf | 4.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.