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dc.contributor.authorNogueira, Elizabete Melo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:28Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:28Z-
dc.date.issued2013-06-05
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Elizabete Melo. Etnodesenvolvimento e educação indígena: problemas e perspectivas para a Implantação do Etnoturismo na terra indígena Raposa Serra do Sol na TIRSS, Região Ingarikó - WÎI TÎPÎ. 2013. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12162-
dc.description.abstractO povo Ingarikó habita a região nordeste do Estado de Roraima na Terra Indígena Raposa Serra do Sol - TIRSS, região Ingarikó, localizada numa área de difícil acesso, próximo ao Monte Roraima. Este trabalho teve como objetivo analisar o nível do etnodesenvolvimento promovido na TIRSS, na Região Ingarikó – WÎI TÎPÎ. Trata-se de uma pesquisa-participante do tipo descritiva, qualitativa. A coleta de dados foi dividida em etapas, na primeira fase foi feita uma pesquisa bibliográfica, com respaldo do embasamento teórico nos autores que tratam das questões pertinentes à presente investigação; na segunda fase, foi realizada a pesquisa de campo com os indígenas Ingarikó, por meio da imersão na área, participação em reuniões, assembleias, entrevistas e observação; na terceira fase procedeu-se a aplicação de instrumentos para apreender a percepção dos indígenas sobre suas iniciativas como protagonistas no processo de autosustentação da comunidade, como uma possibilidade de etnodesenvolvimento. O material coletado foi interpretado a partir do marco teórico adotado, onde se utilizou a análise de conteúdo. Utilizou-se também mapas, histórias, fotos, danças, comemorações, a fim de conhecer a vida e a história dos Ingarikó, identificar os acontecimentos que estão influenciando e modificando seus valores, principalmente a maneira organizacional nos aspectos sociais e econômicos, além da intenção de desenvolver a atividade produtiva do Turismo. Os resultados encontrados apontam que indígenas da região em estudo apresentam dificuldades no que se refere ao controle do território e no desenvolvimento de atividades promotoras de geração de renda. A escola já é uma conquista, mas ainda não atende aos preceitos legais da educação escolar indígena. Percebeu-se que os indígenas estão carentes de uma educação profissional capaz de capacitá-los para serem protagonistas do seu próprio etnodesenvolvimento. Cogitam o Turismo como uma das possibilidades de desenvolvimento sustentável e possibilidade de melhoria de vida da população, contudo, não têm conhecimentos suficientes para autogerir esta atividade produtiva.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnodesenvolvimentopor
dc.subjectPovo Ingarikópor
dc.subjectEtnoturismopor
dc.subjectEducação Profissional Indígenapor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectEthnodevelopmenteng
dc.subjectIngarikóeng
dc.subjectpeopleeng
dc.subjectEthno tourismeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.titleEtnodesenvolvimento e Educação Indígena: Problemas e Perspectivas para a Implantação do Etnoturismo na Terra Indígena Raposa Serra do Sol na TIRSS, Região Ingarikó - WÎI TÎPÎpor
dc.title.alternativeEthnodevelopment and Indigenous Education: Problems and Prospects for Implementation of Etnoturismo in Raposa Serra do Sol Indigenous Area, Ingarikó Region - WÎI TÎPÎ.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Ingarikó people inhabits the northeastern Roraima state in a indigenous area Raposa Serra do Sol, Ingarikó region, located in a difficult access area, near to the Roraima Mount called. This study aimed to analyze the level of ethnodevelopment promoted in the indigenous area Raposa Serra do Sol at Ingarikó region - WÎI TÎPÎ. It is about a participant research descriptive and qualitative. Data collection was divided into phases, in the phase one, a literature search was performed, in which there was support in the theoretical basement in authors which deal with pertinent issues to the present investigation; The second phase was conducted a field research with the Ingarikó indigenous, through de immersion in the area, attending meetings, assemblies, interviews and observation; In the third phase, we proceeded in the application of resort to learn about the indigenous perception of their initiatives as protagonists in the self sustaining process community as a possibility of ethnodevelopment. The collected material was interpreted from the theoretical mark that was adopted, in which was used content analysis. We also used maps, stories, photos, dances, celebrations, in order to know the Ingarikó's life and their history, identify the events that are influencing and modifying their values, especially the organizational way in social and economic aspects, beyond the intention of develop the tourism productive activity. The results show that the indigenous that live in the region under study find difficulties with regard to the territory control and with the development of activities that promote income generation. The school is already an achievement, but still does not meet the legal requirements of indigenous education. It was noticed that the natives are needy of a professional education capable of enabling them to be protagonists of their own ethnodevelopment. Tourism is cogitated as one of the possibilities of sustainable development and as the possibility of life improvement, yet does not have enough knowledge to self-manage this productive activity.eng
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Canrobert Penn Lopes
dc.contributor.advisor1ID151.927.761-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801851220092783por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Georgia Patricia da
dc.contributor.referee1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.referee2Bursztyn, Ivan
dc.creator.ID074.640.102-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571793745280814por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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