Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCenturion, Elton Feitoza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:30Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:30Z-
dc.date.issued2013-09-27
dc.identifier.citationCENTURION, Elton Feitoza. Análise do potencial formativo da extensão rural para alunos do Bacharelado em Zootecnia do IFMT Campus São Vicente. 2013. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12168-
dc.description.abstractA extensão rural surgiu nos Estados Unidos no fim do século XIX como iniciativa educacional de criar um ensino voltado para o setor agrícola, além de incentivar pesquisas na área. Com esse caráter educacional e visando o progresso do setor primário, foi adotado em diversos países, sendo o modelo implantado no Brasil, sempre ligado a instituições federais. Atualmente é forte o debate do papel do serviço de extensão rural a ser praticado por instituições de ensino superior e sua contribuição para a formação dos acadêmicos. Diante desta situação surgiu a proposta de verificar qual a percepção dos estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia do IFMT Campus São Vicente quanto à importância da prática da extensão rural para sua formação profissional. Buscando resolver esta questão, um grupo de alunos deste curso foi convidado a participar de uma atividade de extensão rural com produtores de leite e derivados, oriundos da agricultura familiar do município de Campo Verde – MT, proporcionando intercâmbio entre alunos e produtores visando estimular troca de experiências. Para este fim foi idealizado um projeto intitulado “Diagnóstico da produção de leite em propriedades do Assentamento Santo Antônio da Fartura: interação entre acadêmicos do IFMT São Vicente e produtores”, executado pelos alunos participantes e orientados pelo coordenador da pesquisa, que subsidiou a coleta de dados para verificar a hipótese levantada. Através dos resultados alcançados neste trabalho nota-se que percepção dos acadêmicos quanto à promoção da extensão rural é que esta contribui de forma significativa sobre a construção do conhecimento técnico, sobre o crescimento profissional e pessoal e sobre a formação do perfil profissional destes. Nota-se ainda que esta prática melhora as relações interpessoais, demonstrando o impacto positivo impresso sobre a percepção dos estudantes e, consequentemente, sobre qualidade do futuro profissional. Baseado nestes resultados justificase o incentivo da promoção de atividades de extensão rural por instituições que ofertam ensino agrícola, de preferência buscando trabalhar de forma interdisciplinar ou transdisciplinar, atingindo maior número de alunos e garantindo ensino menos limitado e mais efetivo, além de proporcionar benefícios diretos e indiretos para os produtores e para a sociedade. Palavras chave: Ensino Agrícola; Copor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Agrícolapor
dc.subjectComunicação Ruralpor
dc.subjectAgricultura Familiarpor
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectRural Communicationseng
dc.subjectAgriculture Familyeng
dc.titleAnálise do potencial formativo da extensão rural para alunos do Bacharelado em Zootecnia do IFMT Campus São Vicentepor
dc.title.alternativeAnalysis of formative potential of extension for students in the Bachelor of Animal Science IFMT Campus St. Vincenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe extension appeared in the United States in the late nineteenth century as educational initiative to create a teaching for the agricultural sector, and encourage research in the area. With this educational character and aimed at advancing the primary sector was adopted in several countries, and the model implemented in Brazil, always attached to federal institutions. He is currently strong debate the role of rural extension service to be practiced by institutions of higher education and its contribution to the training of academics. Faced with this situation was proposed to ascertain the perception of undergraduate students of the Bachelor of Animal Science IFMT Campus St. Vincent on the importance of the practice of rural extension to their professional training. Seeking to address this issue, a group of students in this course were invited to participate in an activity extension with producers of milk and dairy products coming from the family farm in the municipality of Campo Verde - MT, providing interchange between students and producers to stimulate exchange experiences. To this end was designed a project entitled "Diagnosis of milk production properties Settlement St. Anthony's Bounty: interaction between academics IFMT Saint Vincent and the producers," performed by the participating students and guided by the research coordinator, who supported the collection data to verify the hypothesis. Through the results achieved in this work we note that perception of academics in promoting the extension is that it contributes significantly to the construction of technical knowledge on the professional and personal growth and the formation of the professional profile of these. Note also that this practice improves interpersonal relationships, demonstrating the printed positive impact on students' perceptions and hence on the quality of professional future. Based on these results is justified to encourage the promotion of rural extension for institutions that offer agricultural education, preferably activities seeking to work in an interdisciplinary or transdisciplinary way, reaching more students and ensuring less limited and more effective teaching, and provide benefits direct and indirect for producers and for society.eng
dc.contributor.advisor1Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.advisor1ID854.161.427-15por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448por
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee2Araújo, Ednaldo da Silva
dc.creator.ID000.201.791-11por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104573851128783por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, J. A. Pesquisa em Extensão Rural: um manual de metodologia. Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior. MEC. Brasília, 1989.181p. ANASTASIOU, L. G. C. Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem. 2009. Disponível em: <http://www.fcf.usp.br/Ensino/Graduacao/Disciplinas/Exclusivo/Inserir/Anexos/LinkAnexos/ CAP%C3%8DTULO%201%20LeaAnastasiou.pdf>. Acesso em: 14 set. 2011 BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário. LEI 12.188, de 11 de janeiro de 2010. 5p. CALLOU, A. B. F; PIRES, M. L. L. S; LEITÃO, M. R. F. A; SANTOS, M. S. T. Estado da Arte do Ensino da Extensão Rural no Brasil. Revista Extensão Rural, nº 16, julho – dezembro de 2008. DEAER/PPGExR – CCR – UFSM. p 84-115. DEMO, P. Educar pela Pesquisa. Editora Autores Associados. 8ª edição. Campinas, SP. 2007. 140 p. DIESEL, V; DIAS, M. M. Fundamentos Teóricos-metodológicos da Extensão Rural – quais fundamentos? II Seminário Nacional de Ensino em Extensão Rural. Santa Maria – RS, 2010. 12 p. ESTEVÃO, P; CASTELA, E. F; SOUSA, D. N; MILAGRES, C. S. F. A Extensão Rural e sua Trajetória Histórica.VIII Congresso Latinoamericano de Sociologia Rural. Porto de Galinhas, 2010. 13p. FIGUEIREDO, R. A. de. Indissociabilidade entre Extensão Rural, Pesquisa e Ensino na Universidade: por uma educação significativa para estudantes da área agronômica. Revista Extensão Rural, vol. 18, nº 21, janeiro – junho de 2011. DEAER/PPGExR – CCR – UFSM. p 5 – 16. FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Editora Paz e Terra. 8ª edição. Rio de Janeiro, RJ. 1985. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2010, 184p. IFMT – PROEX – Pró reitoria de Extensão. Ações de Extensão. IFMT. Cuiabá – MT. 2012, 54 p. IFMT – Plano de Desenvolvimento Institucional. 2009. IFMT – Projeto Pedagógico do Curso de Zootecnia. 2012, 244p. MAÇOLLA-MOREIRA, A. Z; ARAÚJO, J. G. F. Comunicação, Difusão e Extensão Rural: uma reflexão crítica. 13p. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/fb4265b89c3151456e5672e9888a2047.PDF 42 MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M., Técnicas de pesquisa. 7ª ed. Editora Atlas. 2010, 282p. MATTAR, E. P. L; OLIVEIRA, E. de; FRADE JUNIOR, E. F; NAGY, A. C. G; ALÉCIO, M. R. Termo de Cooperação: um instrumento para fortalecer parcerias em ações de extensão rural universitária. Revista Extensão Rural, vol. 19, nº 20, julho – dezembro de 2012. DEAER – CCR – UFSM. p 51 – 68. MORETTO, G.; MORETTO, V. ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO: O foco na solução de problemas em diferentes áreas do conhecimento. Revista Aprendizagem. Ano 5, nº 24/2011. Editora Melo. Pinhais, PR. pg 25. PEIXOTO, M. Extensão Rural no Brasil – Uma abordagem histórica da legislação. Consultoria Legislativa do Senado Federal – Centro de estudos Textos para discursos 48. ISSN 1983-0645. Brasilia, 2008. 50p. RIBEIRO, M. G. M. Caubóis a caipiras. Os land-grant colleges e a Escola Superior de Agricultura de Viçosa. História da educação, ASPHE/FaE/UFPel, nº 19, p. 105-120. Pelotas, abril 2006. Disponível em: http//fae.ufpel.edu.br/asphe SAMUA, D. M. et al. (org.). Pedagogia da Alternância e Extensão Rural. Editora URI. 1ª edição. Frederico Westphalen, RS. 2012. SILVA, A. P; OLIVEIRA, J. T. A. O modelo cooperativo de extensão dos estados Unidos: contribuições possíveis para o Brasil. Revista Ceres, volume 57, nº 3, maio-junho 2010. Viçosa. p 297-306. TEIXEIRA, S. R; BERNARDO, W. F; MOREIRA, M. S. de P. O que Pensam Produtores e Filhos de Produtores de Leite sobre a Atividade Leiteira. Revista Extensão Rural, vol. 20, nº 1, janeiro – abril de 2013. DEAER – CCR – UFSM. p 81 – 97.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59996/2013%20-%20Elton%20Feitoza%20Centurion.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3578
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-05-28T19:56:54Z No. of bitstreams: 1 2013 - Elton Feitoza Centurion.pdf: 9395592 bytes, checksum: 27f230dffae1d9c2c761a044bb989451 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-28T19:56:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Elton Feitoza Centurion.pdf: 9395592 bytes, checksum: 27f230dffae1d9c2c761a044bb989451 (MD5) Previous issue date: 2013-09-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Elton Feitoza Centurion.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.