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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise do potencial formativo da extensão rural para alunos do Bacharelado em Zootecnia do IFMT Campus São Vicente
Otros títulos: Analysis of formative potential of extension for students in the Bachelor of Animal Science IFMT Campus St. Vincent
Autor: Centurion, Elton Feitoza
Orientador(a): Abreu, João Batista Rodrigues de
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Araújo, Ednaldo da Silva
Palabras clave: Ensino Agrícola;Comunicação Rural;Agricultura Familiar;Agricultural Education;Rural Communications;Agriculture Family
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-sep-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: CENTURION, Elton Feitoza. Análise do potencial formativo da extensão rural para alunos do Bacharelado em Zootecnia do IFMT Campus São Vicente. 2013. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Resumen: A extensão rural surgiu nos Estados Unidos no fim do século XIX como iniciativa educacional de criar um ensino voltado para o setor agrícola, além de incentivar pesquisas na área. Com esse caráter educacional e visando o progresso do setor primário, foi adotado em diversos países, sendo o modelo implantado no Brasil, sempre ligado a instituições federais. Atualmente é forte o debate do papel do serviço de extensão rural a ser praticado por instituições de ensino superior e sua contribuição para a formação dos acadêmicos. Diante desta situação surgiu a proposta de verificar qual a percepção dos estudantes do curso de Bacharelado em Zootecnia do IFMT Campus São Vicente quanto à importância da prática da extensão rural para sua formação profissional. Buscando resolver esta questão, um grupo de alunos deste curso foi convidado a participar de uma atividade de extensão rural com produtores de leite e derivados, oriundos da agricultura familiar do município de Campo Verde – MT, proporcionando intercâmbio entre alunos e produtores visando estimular troca de experiências. Para este fim foi idealizado um projeto intitulado “Diagnóstico da produção de leite em propriedades do Assentamento Santo Antônio da Fartura: interação entre acadêmicos do IFMT São Vicente e produtores”, executado pelos alunos participantes e orientados pelo coordenador da pesquisa, que subsidiou a coleta de dados para verificar a hipótese levantada. Através dos resultados alcançados neste trabalho nota-se que percepção dos acadêmicos quanto à promoção da extensão rural é que esta contribui de forma significativa sobre a construção do conhecimento técnico, sobre o crescimento profissional e pessoal e sobre a formação do perfil profissional destes. Nota-se ainda que esta prática melhora as relações interpessoais, demonstrando o impacto positivo impresso sobre a percepção dos estudantes e, consequentemente, sobre qualidade do futuro profissional. Baseado nestes resultados justificase o incentivo da promoção de atividades de extensão rural por instituições que ofertam ensino agrícola, de preferência buscando trabalhar de forma interdisciplinar ou transdisciplinar, atingindo maior número de alunos e garantindo ensino menos limitado e mais efetivo, além de proporcionar benefícios diretos e indiretos para os produtores e para a sociedade. Palavras chave: Ensino Agrícola; Co
Abstract: The extension appeared in the United States in the late nineteenth century as educational initiative to create a teaching for the agricultural sector, and encourage research in the area. With this educational character and aimed at advancing the primary sector was adopted in several countries, and the model implemented in Brazil, always attached to federal institutions. He is currently strong debate the role of rural extension service to be practiced by institutions of higher education and its contribution to the training of academics. Faced with this situation was proposed to ascertain the perception of undergraduate students of the Bachelor of Animal Science IFMT Campus St. Vincent on the importance of the practice of rural extension to their professional training. Seeking to address this issue, a group of students in this course were invited to participate in an activity extension with producers of milk and dairy products coming from the family farm in the municipality of Campo Verde - MT, providing interchange between students and producers to stimulate exchange experiences. To this end was designed a project entitled "Diagnosis of milk production properties Settlement St. Anthony's Bounty: interaction between academics IFMT Saint Vincent and the producers," performed by the participating students and guided by the research coordinator, who supported the collection data to verify the hypothesis. Through the results achieved in this work we note that perception of academics in promoting the extension is that it contributes significantly to the construction of technical knowledge on the professional and personal growth and the formation of the professional profile of these. Note also that this practice improves interpersonal relationships, demonstrating the printed positive impact on students' perceptions and hence on the quality of professional future. Based on these results is justified to encourage the promotion of rural extension for institutions that offer agricultural education, preferably activities seeking to work in an interdisciplinary or transdisciplinary way, reaching more students and ensuring less limited and more effective teaching, and provide benefits direct and indirect for producers and for society.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12168
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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