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dc.contributor.authorRosa, Glacie Regina
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:32Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:32Z-
dc.date.issued2012-09-20
dc.identifier.citationROSA, Glacie Regina. Jovens da Terceira Idade: Uma Experiência de Educação Ambiental no Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres - Goiás. 2012. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12172-
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado com 47 alunos do curso Técnico em Agropecuária (Turma 2011) do Instituto Federal Goiano campus Ceres, e 44 idosos do projeto Conviver da Secretaria de Assistência Social do município de Ceres, Estado de Goiás. Esta pesquisa qualitativa teve por objetivo adaptar as práticas de Educação Ambiental realizadas no IF Goiano para esse público específico e o registro das memórias e percepções desse grupo em relação ao meio ambiente do município ao mesmo tempo abrindo um espaço de interação entre os idosos e os estudantes. Concluiu-se que os espaços de atividades de Educação Ambiental no IF Goiano-Ceres, podem ser utilizados por idosos e que as memórias desse grupo podem contribuir na formação ambiental dos estudantes da instituição. O encontro dessas gerações proporcionou uma mudança positiva de atitude dos estudantes participantes da pesquisa em relação aos idosos.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerceira Idadepor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectIF Goiano Câmpus Cerespor
dc.subjectThird Ageeng
dc.subjectEnvironmental Educationaleng
dc.subjectGoiano Federal Institute Câmpus Cereseng
dc.titleJovens da Terceira Idade: Uma Experiência de Educação Ambiental no Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres - Goiáspor
dc.title.alternativeYoung of the Third Age: An Experience of Environmental Education in the Federal Institute Goiano, Ceres Câmpus - Goiáseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work has developed with 47 pupils of the Farming Technician course (Group 2011) of Goiano Federal Institute, Câmpus Ceres, and 44 aged people of the project “Conviver”, Belonged to Social Assistence Secretariat in the city of Ceres, State of Goiás. This qualitative research has its goal to adapt the practical activities of Environmental Education in IF Goiano for that specific public, the register of the memories and perceptions of this group in relation to the environment of the city, and at the same time, open a space of interaction between the aged and the students. It was concluded that the spaces of activities of Environmental Education in IF Goiano-Ceres, can be used by aged and that the memories of this group can contribute in the environmental formation of the students that attend this institution. The meeting of these generations provided a positive change in students behavior in relation to the aged people.eng
dc.contributor.advisor1Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
dc.contributor.advisor1ID060.259.138-46por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1958943259995411por
dc.contributor.referee1Santos, Akiko
dc.contributor.referee2Pereira, Isabel Brasil
dc.creator.ID364.041.281-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4601434104970517por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesANDRADE, N. de. Historias E Historias da CANG. RF Editora, 2007. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Panorama da Educação Ambiental no Brasil. Brasília: MEC, mar. 2000. BRASIL, Ministério da Educação. Lei nº 8.670 de 30 de junho de 1993. Dispõe sobre a criação de Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8670.htm>. Acesso em 11 de outubro de. 2011. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Plano de desenvolvimento institucional (2009-2013). Goiânia, GO, 2009. ______. Ministério da Educação. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. 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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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