Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12172
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jovens da Terceira Idade: Uma Experiência de Educação Ambiental no Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres - Goiás
Otros títulos: Young of the Third Age: An Experience of Environmental Education in the Federal Institute Goiano, Ceres Câmpus - Goiás
Autor: Rosa, Glacie Regina
Orientador(a): Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Primeiro membro da banca: Santos, Akiko
Segundo membro da banca: Pereira, Isabel Brasil
Palabras clave: Terceira Idade;Educação Ambiental;IF Goiano Câmpus Ceres;Third Age;Environmental Educational;Goiano Federal Institute Câmpus Ceres
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 20-sep-2012
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: ROSA, Glacie Regina. Jovens da Terceira Idade: Uma Experiência de Educação Ambiental no Instituto Federal Goiano Câmpus Ceres - Goiás. 2012. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: O presente trabalho foi realizado com 47 alunos do curso Técnico em Agropecuária (Turma 2011) do Instituto Federal Goiano campus Ceres, e 44 idosos do projeto Conviver da Secretaria de Assistência Social do município de Ceres, Estado de Goiás. Esta pesquisa qualitativa teve por objetivo adaptar as práticas de Educação Ambiental realizadas no IF Goiano para esse público específico e o registro das memórias e percepções desse grupo em relação ao meio ambiente do município ao mesmo tempo abrindo um espaço de interação entre os idosos e os estudantes. Concluiu-se que os espaços de atividades de Educação Ambiental no IF Goiano-Ceres, podem ser utilizados por idosos e que as memórias desse grupo podem contribuir na formação ambiental dos estudantes da instituição. O encontro dessas gerações proporcionou uma mudança positiva de atitude dos estudantes participantes da pesquisa em relação aos idosos.
Abstract: The present work has developed with 47 pupils of the Farming Technician course (Group 2011) of Goiano Federal Institute, Câmpus Ceres, and 44 aged people of the project “Conviver”, Belonged to Social Assistence Secretariat in the city of Ceres, State of Goiás. This qualitative research has its goal to adapt the practical activities of Environmental Education in IF Goiano for that specific public, the register of the memories and perceptions of this group in relation to the environment of the city, and at the same time, open a space of interaction between the aged and the students. It was concluded that the spaces of activities of Environmental Education in IF Goiano-Ceres, can be used by aged and that the memories of this group can contribute in the environmental formation of the students that attend this institution. The meeting of these generations provided a positive change in students behavior in relation to the aged people.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12172
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2012 - Glacie Regina Rosa.pdf2012 - Glacie Regina Rosa1.23 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.