Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLola, Josenilson Lopes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:45Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:45Z-
dc.date.issued2012-02-24
dc.identifier.citationLOLA, Josenilson Lopes. As Novas tecnologias e suas contribuições para o ensino de geometria plana na educação agrícola. 2012. 64 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12199-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta dados referentes a uma pesquisa, com o objetivo de analisar se o software de geometria dinâmica Cabri Géomètre II contribui para melhorar a aprendizagem em matemática, no Ensino Médio Integrado em Agropecuária do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta, numa perspectiva construtivista, fundamentando-se principalmente na teoria dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele. Para que fosse possível encontrar respostas para o problema de pesquisa assim como alcançar os objetivos propostos, nossa pesquisa foi dividida em quatro etapas: Na primeira etapa, fizemos levantamento bibliográfico, na segunda etapa coletamos dados por meio da aplicação do pré-teste de van Hiele. A terceira etapa foi desenvolvida em laboratório de informática através de oficinas com o software Cabri, e na quarta etapa, aplicamos o pós-teste, com o objetivo de verificar o avanço ocorrido nos níveis de van Hiele, e o questionário semi – estruturado com o intuito de analisar as concepções dos sujeitos da pesquisa verificando assim os impactos na aprendizagem após o processo investigativo. Ao iniciarmos os estudos, todos os alunos participantes, encontravam-se no nível inicial de van Hiele (visualização) e ao término, constatamos que a grande maioria desses alunos avançaram para o nível dois (análise) e para o nível três de van Hiele, denominado de abstração. Fazendo uma leitura dos resultados obtidos e das respostas apresentadas pelos alunos ao questionário semi estruturado, podemos perceber que ambientes informatizados ampliam cada vez mais nossas capacidades intelectuais de forma que redes de comunicação nos viabilizam os mais variados tipos de informação nos proporcionando um melhor ensino/aprendizagem.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem Matemática, ,por
dc.subjectCabri Géomètrepor
dc.subjectNíveis de Pensamento Geométricopor
dc.subjectMathematics Learningeng
dc.subjectCabri Géomètreeng
dc.subjectGeometric Levels Thoughteng
dc.titleAs Novas tecnologias e suas contribuições para o ensino de geometria plana na educação agrícolapor
dc.title.alternativeThe new technologies and their contributions to the teaching of plane geometry in agricultural education. 2012. 64p. Dissertation (Master of Science in Agricultural Education). Agronomy Institueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work presents data from a research that objectived the analysis of the dynamic geometry software Cabri Géomètre II to check if it contributes to improve the learning process of Mathematics for high school students at Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Floresta, in a constructivist perspective, basing itself mainly in van Hiele’s theory of geometric level thought development. In order to make possible finding answers to the problem stated in the research as well as reach the proposed objectives, this work was divided into four parts: in the first moment, we had the bibliographic research, in the second step we collected data applying van Hiele’s pre-test. The third stage was developed through works in a computer laboratory using the software Cabri, and in the last phase we applied the pre-test aiming the improvement verification that occurred in van Hiele’s levels, and the semistructured questionnaire that intended to analyze the research conceptions in order to verify the impacts in the learning process after the investigation. When the studies were initiated, all the students involved were in van Hiele’s initial level (visualization) and at the end, it was possible to find that the majority of these students moved on to van Hiele’s levels two (analysis) and three, that we call abstraction. Examining the achieved results and the answers given by the students in the semi-structured questionnaire, it was possible to observe that computerized environments expand our intellectual capacities in a way that communication networks give us different types of information providing a better teaching/learning.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.advisor-co1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee1Motta, Carlos Eduardo
dc.contributor.referee2Pereira, Pedro Carlos
dc.creator.ID970.721.765-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2438651551138495por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesA comunidade virtual do Cabri, da geometria e do professor de matemática. Disponível em: <http://www.cabri.com.br>. Acesso em 02 de abril de 2010. BAIRRAL, Marcelo Almeida. e AMORIM, Roberto Louro. PCNs, Matemática, Interdisciplinaridade e Transversalidade: As Muitas Faces da Moeda. Pátio Revista Pedagógica. n. 15, nov. 2000/jan.2001. Porto Alegre. p. 34-38. BALDIN, Yukaro Y; VILLAGRA, Guillermo A L. Atualidades com Cabri-Géomètre II. EduFsCar, 2002. BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, abr./jun. 1992. BITTAR, Marilena. O uso de software educacionais no contexto da aprendizagem virtual. In: Dulcimira Capisani. (Org.). Educação e Arte no Mundo Digital. 1º ed. Campo Grande, 2000, v. 01, p. 73-96. BITTENCOURT, Jane. Informática na Educação? Considerações a partir de um exemplo. 19º Reuniao Anual da ANPED, (Grupo Didática),1996. BORDENAVE, Juan Díaz e PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensinoe Aprendizagem. 22º ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2001. BRANDÃO, Edemilson Jorge Ramos. Os computadores em sala de aula: em busca de uma informática de vulto humano. In: URCAMP, (Org.), p. 87-95, 1995. BRASIL MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998. BRASIL MEC. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM). Brasília, 2000. BRASIL. Resultados do ideb 2011. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/>. Acesso em 20 de agosto de 2011. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.126p. Censo 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/>. Acesso em 25 de maio de 2010. 50 Correio Braziliense Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2012/01/06/interna_politica,28541 2/empresas-em-pe-sao-beneficiadas-por-projetos-do-ministerio-da-integracao.shtm>. Acesso em 07 de março de 2012. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática da teoria à prática. 21° Ed. São Paulo: Papirus. 2010. D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação para uma sociedade em transição. Campinas: Papirus, 1999. DERTOUZOS, Michael. O que será. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.em 09 de agosto de 2011. Dissertação, Rúbia Barcelos Amaral. Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas. Dissertação. 316 p. Rio Claro – SP. Universidade Estadual Paulista, 2002. FAZENDA, Ivani C. Arantes. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 11ª Edição. São Paulo: Papirus, 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25º Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. GRAVINA, Maria Alice. Geometria Dinâmica Uma Abordagem para o aprendizado da Geometria, VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1996. Disponível em: <www.mat.ufrgs.br/~edumatec/artigos/artigos.htm>. Acesso em 11 de novembro de 2009. GUIMARÃES, Rosângela de Resende. Um estudo do pensamento geométrico de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental segundo o modelo de van Hiele. Monografia. 143p. Belo Horizonte. UFMG, 2006. IBGE Cidades. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=260570>. Acesso em 21 de maio de 2011. LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A educação matemática em revista. Geometria. Blumenau, número 04, 1995. p.03-13. Edição especial. MANTOVANI, Everardo Chartuni ; ZINATO, Cristiano Egnaldo ; SIMÃO, Fúlvio Rodriguez . Manejo de Irrigação e Fertirrigação na Cultura da Goiabeira. In: Danilo Eduardo Rozane; Flávio A. d´Araújo Couto; Empresa Júnior de Agronomia. (Org.). Cultura da Goiabeira - Tecnologia e Mercado. 1 ed. Viçosa: Editora UFV, 2003, v. 1, p. 243-302. MARTINS, Heloisa Helena T. de Sousa. Metodologia Qualitativa de Pesquisa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 2 maio/agosto, 2004. p. 289-300. MINAYO, Maria Cecilia de Souza, et al. (org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 14º Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. 51 MORAN, José Manuel. Desafios na comunicação pessoal. Gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. 3° Ed. São Paulo: Paulinas, 2007. MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 4 ed. São Paulo: Cortez: 2007. NACHTIGAL, Jair Costa; FACHINELLO, José Carlos; KERSTEN, Elio. Sistemas de alinhamento e marcação do pomar. Disponível em: <http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/download/livro/fruticultura_fundamentos_pratica/ 3.7.htm>. Acesso em 18 de maio de 2010. NASSER, Lilian. Níveis de van Hiele: Uma explicação definitiva para as dificuldades em geometria? Boletim GEPEM nº 29, pag. 21-25, 1991a. NASSER, Lilian. O Desenvolvimento do Raciocínio em Geometria. Boletim do GEPEM, 27, p. 93-99, 1991b. NASSER, Lilian. Using the van Hiele Theory to Improve Secondary School Geometry in Brazil. Tese de doutorado, King’s College, Universidade de Londres. Londres, UK, 1992. NASSER, Lilian, et al. Geometria segundo a Teoria de Van Hiele. 3. ed. Instituto de Matemática/ UFRJ - Projeto fundão, 2000. NÓBRIGA, Jorge Cássio Costa. Aprendendo Matemática com o Cabri-Géomètre II. Vol. 2. 3º ed. Brasília: Ed. Do Autor, 2003. PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. PERRENOUD, Philippe. Escola e Cidadania: O papel da escola na formação para a democracia. Porto Alegre: Artmed, 2005. SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em Educação: Cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação. ANPED, nº 37. Rio de Janeiro: Editora Autores Associados, 2008. p. 71-83. SAVIANNI, Dermeval. Educação e Sociedade. São Paulo, Cortez, 1991. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3º. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 52 Sistemas de Cultivo e Alternativas de Manejo para a Cultura do Cajueiro. In: Valderi Vieira da Silva. (Org.). CAJU : O produtor pergunta, a Embrapa responde. 1ª ed. Brasília-DF.: Produção Editorial e Gráfica-Serviço de Produção de Informação, 1998, v. 01, p. 01-220. TESTEZLAF, R. Módulo 7: Avaliação de Sistemas de Irrigação. In: Edson Eiji Matsura. (Org.). Aplicações Modernas das Técnicas de Irrigação e seus Impactos sobre os Recursos Naturais. 1 ed. Brasília, DF: ABEAS, 1998. Texas Instrumentes Instrucional Communications. Cabri Gèomètre II. Guia de utilização para o Windows. 1997. VALENTE, José Armando. Diferentes Usos do Computador na Educação. Em Aberto. Brasília, ano 12, jan/mar, 1993. p. 3-17. VALENTE, José Armando. Informática na educação. O computador auxiliando o processo de mudança na escola. 2009. Disponível em: <http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm>. Acesso em 29 de outubro de 2011. VALENTE, José Armando. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, ano I, n. 1, 1997. p. 19-21.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60171/2012%20-%20Josenilson%20Lopes%20Lola.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3597
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-06-02T15:15:33Z No. of bitstreams: 1 2012 - Josenilson Lopes Lola.pdf: 2028696 bytes, checksum: b54f4133753bc4b10c8dda974d3ea642 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-02T15:15:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Josenilson Lopes Lola.pdf: 2028696 bytes, checksum: b54f4133753bc4b10c8dda974d3ea642 (MD5) Previous issue date: 2012-02-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Josenilson Lopes Lola.pdfJosenilson Lopes Lola1.98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.