Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12205
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ozias Henrique dos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:03:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-01 | |
dc.identifier.citation | Santos, Ozias Henrique dos. A Licenciatura em Ciências Agrícolas na Universidade Federal Rural de Pernambuco: a formação de professores e o letramento científico na concepção dos seus estudantes e professores. 2015. [55 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12205 | - |
dc.description.abstract | A formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é apresentada nesta pesquisa com a colaboração e concepção dos professores e estudantes do curso pesquisados, através da aplicação de questionários e entrevistas. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer as bases históricas da formação de professores do ensino agrícola na UFRPE, além de conhecer as concepções dos atores envolvidos em relação à formação de professores e o processo de letramento científico e tecnológico nesta formação. Procurou-se estabelecer um diálogo entre os autores e os atores da pesquisa, a fim de expor as concepções em relação aos temas abordados. Conclui-se esta pesquisa colocando a disposição da formação de professores do ensino agrícola mais uma metodologia que possa colaborar com a formação de cidadãos críticos capazes de contribuir com a melhoria de sua sociedade. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Letramento científico | por |
dc.subject | Cidadão crítico | por |
dc.subject | Teachers' training | eng |
dc.subject | Scientific literacy | eng |
dc.subject | critical citizen | eng |
dc.title | A Licenciatura em Ciências Agrícolas na Universidade Federal Rural de Pernambuco: a formação de professores e o letramento científico na concepção dos seus estudantes e professores | por |
dc.title.alternative | The Degree course in Agricultural Sciences in the Federal Rural University of Pernambuco: the teachers training and the scientific literacy in the conception of his students and teachers | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The teachers' training in the course of Degree course in Agricultural Sciences of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) is presented in this inquiry with the collaboration and conception of the teachers and students of the course investigated, through the application of questionnaires and interviews. This inquiry had like objectives knew the historical bases of the formation of agricultural education teachers in the UFRPE, besides knowing the conceptions of the actors wrapped regarding the teachers' formation and the process of scientific literacy and technologically in this formation. A dialog tried to establish between the authors and the actors of the inquiry, in order to expose the conceptions regarding the boarded subjects. It ends this inquiry when there is putting to arrangement of the formation of agricultural education teachers one more methodology that could collaborate with the formation of critical citizens able to contribute with the improvement of his society. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ramofly Bicalho dos | |
dc.contributor.advisor1ID | 01254994777 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | por |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Lia Maria Teixeira de | |
dc.contributor.referee2 | Salles, Marcio | |
dc.creator.ID | 06541750475 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0529488694422030 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ACEVEDO, J. A., VÁZQUEZ, A. & MANASSERO M. A. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vol. 2 No. 2. http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen2/REEC_2_2_1.pdf, acessado em 10.06.2015, 2003. ARAÚJO, B. M. de. Educação e poder: o ensino superior agrícola em Pernambuco nas décadas de 1930 e 1940. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2013. AULER, D. Alfabetização Científico-Tecnológica: Um novo “Paradigma”? Pesquisa em educação em ciência. v.5, n.1., 2003. BICALHO, R. A educação do campo e o MST. In Revista Eletrônica Cadernos da FaEL. V2, n.5, 2009. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BYBEE, R.W.“Achieving Scientific Literacy”. The Science Teacher, v.62, n.7, 28-33, 1995. ____________. Achieving scientific literacy. Portsmouth, NH: Heinemann.1997. CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. Editora Cortez, 2005. CARVALHO, A. M. P. de et al. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo. Cengage Learning, 2013. CHASSOT, A. Alfabetização Científica – Questões e Desafios para a Educação. Editora da Unijuí, 2000. ___________. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. In Revista Brasileira de Educação, jan-abr, n. 22, pp. 89–100, São Paulo, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2003. DE BOER, G. Scientific Literacy: Another look at Its Historical and Contemporary Meanings and Its Relationship to Science Education Reform. Journal of Research in Science Teaching, 2000. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A., PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Editora Cortez, 2002. FOUREZ, G. Alphabétisation Scientifique et Technique – Essai sur les finalités de l’enseignement des sciences, Bruxelas: DeBoeck-Wesmael, 1994. FREIRE. P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1980. ________. Educação e mudança. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. 46 GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1989. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 1999. GIL-PÉREZ, D. & CARVALHO, A. M. de P. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1995. KRASILCHIK, M. Caminhos do Ensino de Ciências no Brasil. Brasília: ano 11, Em Aberto n. 55, p. 5-8, 1992. ____________. Prática de Ensino de Biologia. 4ª edição. São Paulo: Edusp, 2004 LEAL, M. C.; SOUZA, G. G. Mito, ciência e tecnologia no ensino de ciências: o tempo da escola e do museu. In: Atlas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Águas de Lindóia-SP, 27-29 nov.1997. MACHADO, L. R. de S., Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica/SETEC/MEC, Brasília, v.1, n.1, 2008. MAMEDE, M.; ZIMMERMANN, E. Letramento Científico e CTS na formação de professores para o ensino de ciências. VII Congresso Enseñanza de Las Ciencias, Número Extra, 2005. MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ª ed. Editora Atlas. 2003. MARCONI. M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7ª ed. Editora Atlas. 2010. MILLER, J. D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review. In: Daedalus, n. 112, p. 29-48. 1983. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3ª ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1994. MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: Educação como exercício de diversidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 476 p. (Coleção Educação para todos; 6). 2005. NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: Os professores e a sua formação, do mesmo autor. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1992. PEREIRA, J. E. D., A licenciatura e as novas políticas educacionais para a formação docente. In: Revista Educação e Sociedade, ano XX, nº. 68, 1999. PERRENOUD, P. A ambigüidade dos saberes e da relação com o saber na profissão de professor. In: Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza, do mesmo autor. Porto Alegre: Artmed Ed, p. 135-193, 2001. SACRISTÁN, J. G & Pérez Gómez, A. Comprender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. 47 SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p. 333-352, 2008. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Revista Ciência e Educação, São Paulo v. 7, n. 1, p. 95-112, maio 2001. TARDIF, M.; LESSARD & LAHAYE. Os professores face ao saber: Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação nº 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991. TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999. _____________. Los saberes del docente y su desarrollo profesional. Madrid: Narcea, 2004. TAVARES, C. A. A Formação de Professores Agrícolas na Universidade Federal Rural de Pernambuco: Histórico, Realidade e Perspectivas. Revista da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior. Recife, volume 2, 2005. UNESCO. O ensino de ciências: O futuro em risco. Brasília: Unesco, 2005. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf>. Acessado em: 15 set. 2015. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/10616/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16416/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/22720/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/29100/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/35452/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/41848/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/48250/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/54702/2015%20-%20Ozias%20Henrique%20dos%20Santos.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2890 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-09-13T12:04:07Z No. of bitstreams: 1 2015 - Ozias Henrique dos Santos.pdf: 1008119 bytes, checksum: 62f2fca510a7e87855210fc958d20507 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-13T12:04:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Ozias Henrique dos Santos.pdf: 1008119 bytes, checksum: 62f2fca510a7e87855210fc958d20507 (MD5) Previous issue date: 2015-09-01 | eng |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 - Ozias Henrique dos Santos.pdf | Ozias Henrique dos Santos | 984.49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.