Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12205
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Licenciatura em Ciências Agrícolas na Universidade Federal Rural de Pernambuco: a formação de professores e o letramento científico na concepção dos seus estudantes e professores |
Título(s) alternativo(s): | The Degree course in Agricultural Sciences in the Federal Rural University of Pernambuco: the teachers training and the scientific literacy in the conception of his students and teachers |
Autor(es): | Santos, Ozias Henrique dos |
Orientador(a): | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Lia Maria Teixeira de |
Segundo membro da banca: | Salles, Marcio |
Palavras-chave: | Formação de professores;Letramento científico;Cidadão crítico;Teachers' training;Scientific literacy;critical citizen |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 1-Set-2015 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | Santos, Ozias Henrique dos. A Licenciatura em Ciências Agrícolas na Universidade Federal Rural de Pernambuco: a formação de professores e o letramento científico na concepção dos seus estudantes e professores. 2015. [55 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Resumo: | A formação de professores no curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é apresentada nesta pesquisa com a colaboração e concepção dos professores e estudantes do curso pesquisados, através da aplicação de questionários e entrevistas. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer as bases históricas da formação de professores do ensino agrícola na UFRPE, além de conhecer as concepções dos atores envolvidos em relação à formação de professores e o processo de letramento científico e tecnológico nesta formação. Procurou-se estabelecer um diálogo entre os autores e os atores da pesquisa, a fim de expor as concepções em relação aos temas abordados. Conclui-se esta pesquisa colocando a disposição da formação de professores do ensino agrícola mais uma metodologia que possa colaborar com a formação de cidadãos críticos capazes de contribuir com a melhoria de sua sociedade. |
Abstract: | The teachers' training in the course of Degree course in Agricultural Sciences of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) is presented in this inquiry with the collaboration and conception of the teachers and students of the course investigated, through the application of questionnaires and interviews. This inquiry had like objectives knew the historical bases of the formation of agricultural education teachers in the UFRPE, besides knowing the conceptions of the actors wrapped regarding the teachers' formation and the process of scientific literacy and technologically in this formation. A dialog tried to establish between the authors and the actors of the inquiry, in order to expose the conceptions regarding the boarded subjects. It ends this inquiry when there is putting to arrangement of the formation of agricultural education teachers one more methodology that could collaborate with the formation of critical citizens able to contribute with the improvement of his society. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12205 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 - Ozias Henrique dos Santos.pdf | Ozias Henrique dos Santos | 984.49 kB | Adobe PDF | ![]() Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.