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dc.contributor.authorOliveira, Deivid Dutra de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:03:53Z-
dc.date.available2023-12-22T02:03:53Z-
dc.date.issued2013-04-26
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Deivid Dutra de. Perspectivas de atuação do Instituto Federal Farroupilha nas relações entre educação profissional, cooperativismo e desenvolvimento rural. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12212-
dc.description.abstractO estudo caracterizou-se por uma investigação de natureza exploratória, partindo de uma análise documental relacionado aos princípios cooperativistas e do papel dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia por meio do estudo a legislação educacional, e dos projetos de curso dos eixos tecnológicos de atuação do Campus São Vicente do Sul do Instituto Federal Farroupilha além, da documentação referente aos projetos de extensão, pesquisa e estágios que poderiam contribuir na formação cooperativista do estudante. Para consolidarmos as informações encontradas pela pesquisa exploratória aplicamos questionários para levantarmos informações da mesma natureza aos coordenadores de cursos de cada eixo tecnológico, aos professores da área de gestão com notória ligação ao tema deste trabalho e do professor responsável pela constituição, condução e finalização da cooperativa escola do Campus em estudo bem como o Diretor Administrativo da época com o objetivo geral de identificar as possíveis interferências do campus São Vicente do Sul nas questões cooperativistas de sua região de atuação, resultantes das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para subsidiar o conhecimento necessário as análises das informações referente à atuação do Campus na área do cooperativismo inicialmente detalhamos os procedimentos metodológicos adotados na presente pesquisa, passando a discussão sobre a evolução histórica do cooperativismo e a apresentação dos princípios cooperativistas inerentes ao sistema organizacional. Nesse mesmo sentido entendemos como importante contribuição ao trabalho o relato sobre a atuação do cooperativismo no Brasil e na legislação incluindo breve discussão sobre a finalidade da criação das cooperativas escolas a partir da transformação dos antigos colégios agrícolas em Escolas Agrotécnicas Federais vinculadas a COAGRI e abordagem de aspectos inerentes ao desenvolvimento rural como uma das contribuições das ações cooperativistas na economia e sociedade regional. Outras discussões que entendemos necessárias para a compreensão da importância e o porquê cabe a responsabilidade de fomentar o cooperativismo e empreendedorismo aos Institutos Federais de Educação Profissional foi trazer a discussão sobre a evolução história da educação profissional do País e principalmente na transformação nesse novo ente. A fim de ilustrar o contexto em que o presente trabalho realizou-se procedemos com a caracterização institucional em estudo e da região de localização. E por fim, a análise dos projetos de cursos, projetos de pesquisa e extensão bem como a interpretação de informações inerentes ao tema oriundas dos questionários apresentados, servindo de base para concluirmos que o Instituto possuí ações ligadas ao cooperativismo, mas, de forma superficial carecendo de algumas mudanças em sua atuação para ampliar sua contribuição a este sistema organizacional importante para na transformação econômica e social da região.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectCooperativismopor
dc.subjectDesenvolvimento Ruralpor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectCooperativeeng
dc.subjectRural Developmenteng
dc.titlePerspectivas de atuação do Instituto Federal Farroupilha nas relações entre educação profissional, cooperativismo e desenvolvimento ruralpor
dc.title.alternativeProspects of operation of the Federal Institute Farroupilha in relations between professional education, rural development and cooperativeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe study was characterized by an exploratory research, based on a document analysis related to cooperative principles and the role of the Federal Institutes of Technology and Science Education by studying the educational legislation, and of course projects of technological axes of action Campus São Vicente do Sul Institute of Southern Federal Farroupilha addition, the documentation relating to the extension projects, internships and research that could contribute to the formation of cooperative student. To consolidate the information found by exploratory questionnaires applied to raise the same kind of information for course coordinators of each axis technology, teachers of the management area notorious connection with the theme of this work and the teacher responsible for the establishment, conduct and completion of the cooperative School Campus in the study as well as the Managing Director of the season with the overall objective of identifying the possible interference of the campus in São Vicente do Sul cooperative issues of its region as a result of their teaching, research and extension. To support knowledge necessary analyzes information regarding the performance of the Campus area cooperatives initially detail the methodological procedures adopted in this study, from the discussion of the historical evolution of cooperative and presentation of cooperative principles inherent in the organizational system. In the same sense we understand how important contribution to the work reporting on the performance of cooperatives in Brazil and legislation including a brief discussion of the purpose of creation of cooperatives schools from the transformation of former agricultural colleges in Schools Federal Agrotechnical linked to COAGRI and approach aspects related to rural development as one of the contributions of cooperative actions on the economy and regional society. Other discussions that are considered indispensable for understanding the importance and why has the responsibility to foster cooperative entrepreneurship and the Federal Institutes of Vocational Education was to bring the discussion on the evolution history of professional education in the country and especially in transforming this new entity. In order to illustrate the context within which the present work was carried out proceeded with the institutional study and characterization of the region of localization. Finally, analysis of projects courses, research projects and extension as well as the interpretation of information inherent to the theme coming from the questionnaires submitted, providing the basis for concluding that the Institute owned cooperative actions related to, but superficially lacking some changes in its operations to expand its contribution to this important organizational system for economic and social transformation in the region.eng
dc.contributor.advisor1Andrade, Flávio Anicio
dc.contributor.advisor1ID002.797.087-69por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8429084870602622por
dc.contributor.referee1Senra, Alvaro de Oliveira
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Ribeiro dos
dc.creator.ID972.845.300-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8877849067540681por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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