Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12218
Tipo do documento: Dissertação
Title: Desafios pedagógicos da integração disciplinar na cultura de ovinos e caprinos no IFPA - Campus Castanhal
Other Titles: Los desafíos pedagógicos de la integración en la cultura disciplinaria de ovinos y caprinos en IFPA - Campus Castanhal
Authors: Favacho, Fernando Sarmento
Orientador(a): Fonseca, Carlos Elysio Moreira da
Primeiro coorientador: Sanchez, Sandra Barros
Primeiro membro da banca: Fonseca, Carlos Elysio Moreira da
Segundo membro da banca: Bernartt, Maria de Lourdes
Terceiro membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Keywords: Conhecimentos;Ensino Integrado;Agricultura Familiar;Ovinocultura;Integrated Teaching;Family Farming;Sheep Raising
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 13-Sep-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: FAVACHO, Fernando Sarmento. Desafios pedagógicos da integração disciplinar na cultura de ovinos e caprinos no IFPA - Campus Castanhal. 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Abstract: Desenvolvi esta investigação na perspectiva de refletir sobre uma proposta pedagógica integrando conhecimentos básicos e técnicos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal em proposição a um ensino integrado. Parti do pressuposto de como a disciplina Cultura de Ovinos e Caprinos poderia contribuir com ações pedagógicas integradas. Preliminarmente utilizei da pesquisa documental e da análise de imagens passadas para reconhecer criticamente a formação técnica agropecuária neste Instituto. Analisei de sua gênese até os momentos em que antecedem o estabelecimento do ensino integrado. Na segunda etapa demonstro os desafios atuais da instituição revelando possibilidades da edificação de um ensino integrado. Por fim, exponho uma ação pedagógica que remete a integração dos saberes distintos com sujeitos do campo. A pesquisa documental e a análise de imagens remontaram uma dimensão histórica na pesquisa. Utilizei técnicas extraídas de Diagnóstico Rural Participativo e da Etnografia pela Observação Participativa Zootécnica. Realizei atividades de campo com docentes de distintas áreas do conhecimento e aprendizes do curso de agropecuária no assentamento de Reforma Agrária João Batista II. Compuseram 4 famílias do núcleo 17 e 2 famílias de outros núcleos envolvidas direta ou indiretamente com a criação de ovinos. Ponderei que as reformas da educação profissional prescritas desde sua origem como Patronato Agrícola até o último decreto (1921 – 2004) têm sido adequações às conjunturas político – econômicas neste período. Sua formação é pautada na transmissão de técnicas assimiladas em currículos disciplinares priorizando instrumentais demandados pelo mercado de trabalho capitalista. Tal fato evidenciou uma visão inócua desta formação profissional. A inter e/ou a transdisciplinaridade são perspectivas de integração, adequadas para esta formação técnica orientando os educandos para uma percepção mais crítica de realidades como dos assentamentos rurais e suas agriculturas familiares. Os conhecimentos científicos se combinaram momentaneamente e/ou definitivamente aos saberes comuns dos educandos e agricultores gerando um processo de síntese permitindo a reflexão sobre diversas faces desta realidade acarretada pela visão ampliada dos sujeitos envolvidos nesta lógica integrada de formação. A criação de ovinos no assentamento é regida pelo saber tradicional dos agricultores desde a construção dos apriscos até o modo de manejar o rebanho. As ovelhas não são prioridades neste sistema de produção e se revelam importantes no autoconsumo e na renda extra das famílias. A ação interdisciplinar revelou que o sistema de criação de ovelhas no Assentamento dissimula algo para além da ausência de tecnologias específicas para esta realidade materializada na pobreza e na falta de assistência técnica causado pelo abandono de homens e mulheres que se propõem a produzir alimentos para sociedade dita moderna.
Abstract: I developed this research in view of establishing an educational proposal which integrates basic and technical knowledge at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - Campus Castanhal proposing an integrated education. I assumed as the discipline Culture of Sheep and Goats could contribute to integrated pedagogical actions. First I used the documentary research and analysis of past images to recognize in a critical way the agricultural technical training in this institution. In the second stage I demonstrate the current challenges of institution revealing possibilities of building an integrated education. Finally I expose a pedagogical action which makes the integration of knowledge with different subjects in the field. The documentary research and the analysis of images reassembled a socio - historical dimension. I used techniques drawn from Participatory Rural Appraisal and Participatory Ethnographic Husbandry Observation. I conducted field activities with teachers from different areas of knowledge and learners of the course of agriculture in the Settlement of Agrarian Reform João Batista II. Comprised four families of core 17 and 02 families of other nuclei directly or indirectly involved with the sheep. I reasoned that the reforms of professional education prescribed from its origins as Agricultural patronage Employers to the last decree (1921 - 2004) have been appropriate to the djustments to political-economic circumstances in this period. Its formation is based in the transmission of assimilated techniques into disciplinary curricula which prioritizes instrumentals demanded by the capitalist labor market. This fact reveals an innocuous vision of this training. The inter-and/or transdisciplinary are perspectives of integration most suitable for this training technique by directing the students to a more critical perception of their reality as the rural settlements and their family farms. Scientific knowledge is combined briefly and / or definitely to the common knowledge of students and farmers which creates a synthesis process that allows consideration of various aspects of this reality brought about by the larger view of the subjects involved in this integrated logic of training. Sheep farming in the settlement is governed by the traditional knowledge of farmers from the construction of the stall to the way they manage the herd. The sheep are not a priority in this system of production and are important in consumption and the extra income families. The interdisciplinary approach has shown that the system of raising sheep in the Settlement conceals something besides the lack of specific technologies to this reality embodied in poverty and lack of technical assistance caused by the abandonment of men and women who intend to produce food for the modern society as it is called.
He desarrollado esta investigación a fin de establecer un proyecto educativo integrando los conocimientos básicos y técnicos en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Pará - Campus Castanhal que propone una educación integrada. Asumí como la disciplina de Cultura de ovejas y cabras podrían contribuir a la integración de acciones pedagógicas integradas. Preliminarmente se utilizó la investigación documental y análisis de imágenes del pasado de reconocer de manera crítica la formación técnica agrícola en este instituto. En la segunda etapa demuestro los desafíos actuales de la institución revelando posibilidades de construir una educación integrada. Por último expongo una acción pedagógica que hace que la integración de los conocimientos diferentes con sujetos del campo. La investigación documental y análisis de imágenes remontaran a una dimensión socio – histórica en la investigación. Utilicé técnicas extraídas de Diagnóstico Rural Participativo y de la Observación Participativa Etnográfica Zootécnica. Llevé a cabo actividades de campo con profesores de diferentes áreas del conocimiento y con los alumnos del curso de la agricultura en el arreglo de la Reforma Agraria João Batista II. Compuesto por cuatro familias del núcleo 17 e 2 familias de otro grupo, directa o indirectamente involucrados con las ovejas. Motivado que las reformas de la educación profesional prescritas de sus orígenes como patronato agrícola hasta el último decreto (1921 - 2004) han sido adecuadas a los ajustes a las circunstancias políticos - económicos en este período. Su formación se basa en la transmisión de las técnicas instrumentales similares en estructura disciplinar que dan prioridad exigida por el mercado de trabajo capitalista. Este hecho revela una visión inocua de esta formación. La inter o transdisciplinaria son pespectivas de integración adecuada para esta formación técnica, dirigiendo a los estudiantes a una percepción más crítica de su realidad como de los asentamientos rurales y de sus agriculturas familiares. Los conocimientos científicos se combinaran brevemente y/o definitivamente con el conocimiento común de los estudiantes y los agricultores que dan origen a la creación de un proceso de síntesis que permite tomar en consideración los diversos aspectos de esta realidad provocada por la vista más grande de los sujetos implicados en esta lógica integrada de formación. La ganadería ovina en la solución se rige por los conocimientos tradicionales de los agricultores de la construcción del puesto hasta el modo de gestión del rebaño. Las ovejas no son una prioridad en este sistema de producción y son importantes en el consumo y las familias como un ingreso extra. El enfoque interdisciplinario reveló que el sistema de cría de ovejas en el arreglo oculta además de la falta de tecnologías específicas a esta realidad encarnada en la pobreza y la falta de asistencia tecnológica causado por la negligencia de los hombres y mujeres que tengan la intención de produci alimentos para la sociedad dicta moderna.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12218
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Fernando Sarmento Favacho.pdf6.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.