Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12233
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neves, Cristiane das Neves das | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:04:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:04:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-04-30 | |
dc.identifier.citation | NEVES, Cristiane das Neves das. Ensino médio integrado e fracasso escolar: um estudo a partir do curso profissionalizante em informática no Instituto Federal do Acre - Câmpus Rio Branco. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12233 | - |
dc.description.abstract | Realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, a pesquisa teve como objetivo identificar a percepção do curso de 44 alunos e 13 professores das turmas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em informática do Câmpus Rio Branco, no ano letivo de 2013, através da aplicação de questionários com cinco questões. A investigação deu-se em razão da grande evasão e reprovação no curso de 2011 a 2013. A aparente desmotivação dos alunos revelou-se como sendo descontentamento com a estrutura organizacional. Os professores concordaram que é primordial uma reforma no curso oferecido | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Profissional | por |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Fracasso Escolar | por |
dc.subject | Professional Education | eng |
dc.subject | Secondary Education Integrated to Professional Education | eng |
dc.subject | Motivation | eng |
dc.subject | School Failure | eng |
dc.title | Ensino médio integrado e fracasso escolar: um estudo a partir do curso profissionalizante em informática no Instituto Federal do Acre- Câmpus Rio Branco, | por |
dc.title.alternative | Integrated vocational course and school failure: a study from the vocational course in computer science at Federal Institute of Acre- Câmpus Rio Branco | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Held at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre, the research aimed to identify the perception of the course of 44 students and 13 teachers from 4 classes of Technical Vocational Education in Middle Level Integrated to computer science of Câmpus Rio Branco, during the academic year of 2013, through questionnaires with five questions. The apparent lack of motivation among students proved to be dissatisfaction with the organizational structure. Teachers agreed that reform is paramount in the course offered | eng |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Flávio Anicio | |
dc.contributor.advisor1ID | 00279708769 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8429084870602622 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Ramofly Bicalho dos | |
dc.contributor.referee2 | Senra, Alvaro de Oliveira | |
dc.creator.ID | 14966067871 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4867008425370659 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In I. Alarcão (organização), Formação reflexiva de professores: Estratégias de supervisão (pp. 9-39). Porto: Porto Editora. ASSESSORIA IFAC. http://www.oriobranco.net/component/content/article/29- destaque/37210-ifac-prepara-lancamento-de-pedra-fundamental-do-campus-tarauaca.html , de 28 de março de 2014. [acesso em 12 de abril de 2014] BZUNECK, José Aloyseo. BORUCHOVITCH, Evely. (organização) A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. BRASIL. Educação: Legislação Federal. Brasília: 2009. BRASIL. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. [acesso em 12-03-2014] BRASIL. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1 LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013. [acesso em 12-03-2014] BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 16/99. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 dezembro 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PCNE_CEB16_99.pdf. [consultado em 12-03- 2014] CECCON, Claudius. A vida na escola e a escola da vida. Vozes. Petrópolis: 1990. ECCHELI, Simone Deperon. D. A motivação como prevenção da indisciplina. Revista Educar, Curitiba, n. 32, p. 199-213, 2008. Editora UFPR. LENS, Willy. MATOS, Lennia. VANSTEENKISTE, Maarten. Professores como fonte de motivação dos alunos: O quê e o porquê da aprendizagem do aluno. Revista Educação, Porto Alegre, v. 31, n.1, p. 17-20, jan./abr. 2008. MASLOW, Abraham Harold. Motivation and personality. Harper & Row, Publishers, Inc. New York, NY, 1987. MEC. O sucesso da rede federal no Enem. Eliezer Pacheco, 2009. MEC. http://centenariorede.mec.gov.br/index.php/historico. [Acesso em 12-03-2014] 54 MOURA, Dante Henrique. Políticas Públicas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio nos anos 1990 e 2000: Limites e Possibilidades. In OLIVEIRA, Ramon de. Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional. Papirus. São Paulo: 2012. OLIVEIRA, Isolina e SERRAZINA, Lurdes. A reflexão e o professor como investigador. Escola Superior de Educação de Lisboa e Universidade Aberta, 2002. OLIVEIRA, Ramon de. Por uma Educação Profissional Democrática e Emancipatória. In OLIVEIRA, Ramon de. Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional. Papirus. São Paulo: 2012. PACHECO, Eliezer. Os institutos federais, uma revolução na Educação profissional e tecnológica. Artigo disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14428 [acesso em 12-03-2014] PATTO, Maria Helena Souza. A Produção do Fracasso Escolar. T. A. Queiroz Editor. São Paulo: 1990. PDE Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Brasil, 2010. Livreto informativo. PEREIRA. Luiz Augusto Caldas Pereira. Função Estratégica da Educação Profissional e Tecnológica, disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14428 [acesso em 12-03-2014] PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Artmed. Porto Alegre, 2002. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999, reimpresso em 2007. PORTO SEGURO. https://www.portoseguro.org.br/noticia/unidade/morumbi/bate-papo-comdimenstein; [acesso em 03/02/2014] Posicionamento da Academia Acreana de Letras sobre o gentílico acreano: disponível em https://docs.google.com/a/ifac.edu.br/document/pub?id=1Z8Ga-vATrDwp7-3- cu3XPP4DEzBJ0x4944p39KDD7NU, Rio Branco, [consultado em 12-03-2014]. "proletário", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008- 2013, http://www.priberam.pt/dlpo/prolet%C3%A1rio [consultado em 12-03-2014]. 55 SAMPAIO, Romilson Lopes. ALMEIDA, Ana Rita Silva. Da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal da Bahia: uma visão histórica da educação profissional. In FARTES, Vera Lúcia Bueno. MOREIRA, Virlene Cardoso. (Organização) Cem anos de educação profissional no Brasil: História e memória do Instituto Federal da Bahia: (1909-2009). EDUFBA. Salvador, 2009. SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bordieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Volume 20, 2002. SILVA, Caetana Juracy Rezende. (organização) Colaboração Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Institutos Federais lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009 ZENORINI, R. P. C. (2007). Estudos para a construção de uma escala de avaliação da motivação para aprendizagem - EMA. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, 138 p | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/10967/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/16622/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/22942/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/29322/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/35696/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/42094/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/48474/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/54924/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2980 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-10-21T16:47:06Z No. of bitstreams: 1 2014 - Cristiane das Neves das Neves.pdf: 1795584 bytes, checksum: e4e2f6b1f20bb035af3d6ba20e569f3a (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2019-10-21T16:47:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Cristiane das Neves das Neves.pdf: 1795584 bytes, checksum: e4e2f6b1f20bb035af3d6ba20e569f3a (MD5) Previous issue date: 2014-04-30 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014 - Cristiane das Neves das Neves.pdf | Cristiane das Neves das Neves | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.