Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeves, Cristiane das Neves das
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:07Z-
dc.date.issued2014-04-30
dc.identifier.citationNEVES, Cristiane das Neves das. Ensino médio integrado e fracasso escolar: um estudo a partir do curso profissionalizante em informática no Instituto Federal do Acre - Câmpus Rio Branco. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12233-
dc.description.abstractRealizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, a pesquisa teve como objetivo identificar a percepção do curso de 44 alunos e 13 professores das turmas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em informática do Câmpus Rio Branco, no ano letivo de 2013, através da aplicação de questionários com cinco questões. A investigação deu-se em razão da grande evasão e reprovação no curso de 2011 a 2013. A aparente desmotivação dos alunos revelou-se como sendo descontentamento com a estrutura organizacional. Os professores concordaram que é primordial uma reforma no curso oferecidopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEnsino Médio Integradopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectFracasso Escolarpor
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectSecondary Education Integrated to Professional Educationeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectSchool Failureeng
dc.titleEnsino médio integrado e fracasso escolar: um estudo a partir do curso profissionalizante em informática no Instituto Federal do Acre- Câmpus Rio Branco,por
dc.title.alternativeIntegrated vocational course and school failure: a study from the vocational course in computer science at Federal Institute of Acre- Câmpus Rio Brancoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherHeld at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre, the research aimed to identify the perception of the course of 44 students and 13 teachers from 4 classes of Technical Vocational Education in Middle Level Integrated to computer science of Câmpus Rio Branco, during the academic year of 2013, through questionnaires with five questions. The apparent lack of motivation among students proved to be dissatisfaction with the organizational structure. Teachers agreed that reform is paramount in the course offeredeng
dc.contributor.advisor1Andrade, Flávio Anicio
dc.contributor.advisor1ID00279708769por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8429084870602622por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Senra, Alvaro de Oliveira
dc.creator.ID14966067871por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4867008425370659por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de professores. In I. Alarcão (organização), Formação reflexiva de professores: Estratégias de supervisão (pp. 9-39). Porto: Porto Editora. ASSESSORIA IFAC. http://www.oriobranco.net/component/content/article/29- destaque/37210-ifac-prepara-lancamento-de-pedra-fundamental-do-campus-tarauaca.html , de 28 de março de 2014. [acesso em 12 de abril de 2014] BZUNECK, José Aloyseo. BORUCHOVITCH, Evely. (organização) A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. BRASIL. Educação: Legislação Federal. Brasília: 2009. BRASIL. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. [acesso em 12-03-2014] BRASIL. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1 LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013. [acesso em 12-03-2014] BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 16/99. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 22 dezembro 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/PCNE_CEB16_99.pdf. [consultado em 12-03- 2014] CECCON, Claudius. A vida na escola e a escola da vida. Vozes. Petrópolis: 1990. ECCHELI, Simone Deperon. D. A motivação como prevenção da indisciplina. Revista Educar, Curitiba, n. 32, p. 199-213, 2008. Editora UFPR. LENS, Willy. MATOS, Lennia. VANSTEENKISTE, Maarten. Professores como fonte de motivação dos alunos: O quê e o porquê da aprendizagem do aluno. Revista Educação, Porto Alegre, v. 31, n.1, p. 17-20, jan./abr. 2008. MASLOW, Abraham Harold. Motivation and personality. Harper & Row, Publishers, Inc. New York, NY, 1987. MEC. O sucesso da rede federal no Enem. Eliezer Pacheco, 2009. MEC. http://centenariorede.mec.gov.br/index.php/historico. [Acesso em 12-03-2014] 54 MOURA, Dante Henrique. Políticas Públicas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio nos anos 1990 e 2000: Limites e Possibilidades. In OLIVEIRA, Ramon de. Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional. Papirus. São Paulo: 2012. OLIVEIRA, Isolina e SERRAZINA, Lurdes. A reflexão e o professor como investigador. Escola Superior de Educação de Lisboa e Universidade Aberta, 2002. OLIVEIRA, Ramon de. Por uma Educação Profissional Democrática e Emancipatória. In OLIVEIRA, Ramon de. Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional. Papirus. São Paulo: 2012. PACHECO, Eliezer. Os institutos federais, uma revolução na Educação profissional e tecnológica. Artigo disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14428 [acesso em 12-03-2014] PATTO, Maria Helena Souza. A Produção do Fracasso Escolar. T. A. Queiroz Editor. São Paulo: 1990. PDE Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica. Brasil, 2010. Livreto informativo. PEREIRA. Luiz Augusto Caldas Pereira. Função Estratégica da Educação Profissional e Tecnológica, disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14428 [acesso em 12-03-2014] PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Artmed. Porto Alegre, 2002. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999, reimpresso em 2007. PORTO SEGURO. https://www.portoseguro.org.br/noticia/unidade/morumbi/bate-papo-comdimenstein; [acesso em 03/02/2014] Posicionamento da Academia Acreana de Letras sobre o gentílico acreano: disponível em https://docs.google.com/a/ifac.edu.br/document/pub?id=1Z8Ga-vATrDwp7-3- cu3XPP4DEzBJ0x4944p39KDD7NU, Rio Branco, [consultado em 12-03-2014]. "proletário", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008- 2013, http://www.priberam.pt/dlpo/prolet%C3%A1rio [consultado em 12-03-2014]. 55 SAMPAIO, Romilson Lopes. ALMEIDA, Ana Rita Silva. Da Escola de Aprendizes Artífices ao Instituto Federal da Bahia: uma visão histórica da educação profissional. In FARTES, Vera Lúcia Bueno. MOREIRA, Virlene Cardoso. (Organização) Cem anos de educação profissional no Brasil: História e memória do Instituto Federal da Bahia: (1909-2009). EDUFBA. Salvador, 2009. SETTON, Maria da Graça Jacintho. A teoria do habitus em Pierre Bordieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Volume 20, 2002. SILVA, Caetana Juracy Rezende. (organização) Colaboração Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Institutos Federais lei 11.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões. Natal: IFRN, 2009 ZENORINI, R. P. C. (2007). Estudos para a construção de uma escala de avaliação da motivação para aprendizagem - EMA. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, 138 ppor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10967/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16622/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22942/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29322/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35696/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42094/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48474/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54924/2014%20-%20Cristiane%20das%20Neves%20das%20Neves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2980
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-10-21T16:47:06Z No. of bitstreams: 1 2014 - Cristiane das Neves das Neves.pdf: 1795584 bytes, checksum: e4e2f6b1f20bb035af3d6ba20e569f3a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-21T16:47:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Cristiane das Neves das Neves.pdf: 1795584 bytes, checksum: e4e2f6b1f20bb035af3d6ba20e569f3a (MD5) Previous issue date: 2014-04-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Cristiane das Neves das Neves.pdfCristiane das Neves das Neves1.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.