Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12233
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino médio integrado e fracasso escolar: um estudo a partir do curso profissionalizante em informática no Instituto Federal do Acre- Câmpus Rio Branco, |
Título(s) alternativo(s): | Integrated vocational course and school failure: a study from the vocational course in computer science at Federal Institute of Acre- Câmpus Rio Branco |
Autor(es): | Neves, Cristiane das Neves das |
Orientador(a): | Andrade, Flávio Anicio |
Primeiro membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Segundo membro da banca: | Senra, Alvaro de Oliveira |
Palavras-chave: | Educação Profissional;Ensino Médio Integrado;Motivação;Fracasso Escolar;Professional Education;Secondary Education Integrated to Professional Education;Motivation;School Failure |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Abr-2014 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | NEVES, Cristiane das Neves das. Ensino médio integrado e fracasso escolar: um estudo a partir do curso profissionalizante em informática no Instituto Federal do Acre - Câmpus Rio Branco. 2014. 55 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2014. |
Resumo: | Realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, a pesquisa teve como objetivo identificar a percepção do curso de 44 alunos e 13 professores das turmas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado em informática do Câmpus Rio Branco, no ano letivo de 2013, através da aplicação de questionários com cinco questões. A investigação deu-se em razão da grande evasão e reprovação no curso de 2011 a 2013. A aparente desmotivação dos alunos revelou-se como sendo descontentamento com a estrutura organizacional. Os professores concordaram que é primordial uma reforma no curso oferecido |
Abstract: | Held at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre, the research aimed to identify the perception of the course of 44 students and 13 teachers from 4 classes of Technical Vocational Education in Middle Level Integrated to computer science of Câmpus Rio Branco, during the academic year of 2013, through questionnaires with five questions. The apparent lack of motivation among students proved to be dissatisfaction with the organizational structure. Teachers agreed that reform is paramount in the course offered |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12233 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Cristiane das Neves das Neves.pdf | Cristiane das Neves das Neves | 1.75 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.