Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12245
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSasset, Rosane Salete
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:16Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:16Z-
dc.date.issued2014-03-21
dc.identifier.citationSASSET, Rosane Salete. Currículo Integrado: uma abordagem inter/transdisciplinar para o ensino de Língua Espanhola no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no IFRO - Campus Colorado do Oeste. 2014. 49 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12245-
dc.description.abstractCom o surgimento do MERCOSUL, o idioma espanhol passou a ter uma atenção diferenciada no universo escolar brasileiro. Assim, o estudo objetivou colocar em prática o processo ensino-aprendizagem da Língua Espanhola através de atividades didáticas com uma abordagem inter/transdisciplinar, articulando com o componente curricular Produção Vegetal II do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, bem como identificar conteúdos possíveis de se trabalhar articuladamente com a Língua Espanhola, além de verificar a eficácia do ensino-aprendizagem com abordagem integrada, complementando o ensino convencional da língua estrangeira. O trabalho envolveu uma turma de segundo ano do curso técnico. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes (diagnóstico) e após (avaliação) à realização das atividades com abordagem inter/transdisciplinares. A primeira parte da pesquisa revelou que, na percepção dos alunos, as atividades desenvolvidas pela maioria dos professores não contemplam a integração dos saberes, embora abordando temas voltados para o curso. Com o desenvolvimento das atividades inter/transdisciplinares o ato de aprender tornou-se um exercício dinâmico que promoveu a interação das experiências individuais e coletivas. As atividades inter/transdisciplinares entre as disciplinas de Língua Espanhola e Produção Vegetal II se mostraram eficientes na promoção do diálogo entre os saberes, promovendo a articulação do conhecimento e dando significado ao que se aprende.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinter/transdisciplinaridadepor
dc.subjectensino integradopor
dc.subjectLíngua Espanholapor
dc.subjectInter/transdisciplinaryeng
dc.subjectIntegrated Educationeng
dc.subjectThe Spanish Languageeng
dc.titleCurrículo Integrado: uma abordagem inter/transdisciplinar para o ensino de Língua Espanhola no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no IFRO - Campus Colorado do Oestepor
dc.title.alternativeIntegrated curriculum: an inter/transdisciplinary approach to teaching the Spanish Language in the Technical in Farm and Cattle Raising Course as part of intermediate education in IFRO - Campus Colorado do Oesteeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWith the advent of Mercosul, the Spanish language has taken on a special attention in the Brazilian school universe. Thus, the study aimed to put in practice the teaching-learning of the Spanish language through didactic activities with an inter/transdisciplinary approach, articulating with the curricular component of the Vegetal Production II of the Technical in Farm and Cattle Raising Course as part of Intermediate Education, as well as identifying possible contents to work articulately with the Spanish language, besides to analyze the process of teaching and learning from an integrated approach. The study involved a group of second-year Technical Course. Two questionnaires applied before (diagnosis) and after (evaluation) for carrying out the activities with inter/transdisciplinary approach were used as a tool for data collection. The first part of the research revealed that the perception of the students, the activities of the majority of teachers do not include the integration of knowledge, although approached topics are related to the course. With the development of inter/transdisciplinary activities the act of learning has become a dynamic exercise that promoted the interaction of individual and collective experiences. The activities inter/transdisciplinary between the disciplines Spanish Language and Vegetal Production II were effective in promoting dialogue between knowledge, promoting the articulation of knowledge and giving meaning to what is learned.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Akiko
dc.contributor.advisor1ID244.709.701-82por
dc.contributor.referee1Santos, Akiko
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee3Almeida, Nilma Figueiredo de
dc.creator.ID474.322.680-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5778944447849831por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13181/2014%20-%20Rosane%20Salete%20Sasset.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16778/2014%20-%20Rosane%20Salete%20Sasset.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23122/2014%20-%20Rosane%20Salete%20Sasset.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29474/2014%20-%20Rosane%20Salete%20Sasset.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35868/2014%20-%20Rosane%20Salete%20Sasset.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42290/2014%20-%20Rosane%20Salete%20Sasset.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48652/2014%20-%20Rosane%20Salete%20Sasset.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55126/2014%20-%20Rosane%20Salete%20Sasset.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3367
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-03-05T17:55:22Z No. of bitstreams: 1 2014 - Rosane Salete Sasset.pdf: 1552447 bytes, checksum: 2774e0e597906b59e973332e9ba10fa5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T17:55:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Rosane Salete Sasset.pdf: 1552447 bytes, checksum: 2774e0e597906b59e973332e9ba10fa5 (MD5) Previous issue date: 2014-03-21eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Rosane Salete Sasset.pdfDocumento principal1.52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.