Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12245
Tipo do documento: Dissertação
Título: Currículo Integrado: uma abordagem inter/transdisciplinar para o ensino de Língua Espanhola no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no IFRO - Campus Colorado do Oeste
Otros títulos: Integrated curriculum: an inter/transdisciplinary approach to teaching the Spanish Language in the Technical in Farm and Cattle Raising Course as part of intermediate education in IFRO - Campus Colorado do Oeste
Autor: Sasset, Rosane Salete
Orientador(a): Santos, Akiko
Primeiro membro da banca: Santos, Akiko
Segundo membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Terceiro membro da banca: Almeida, Nilma Figueiredo de
Palabras clave: inter/transdisciplinaridade;ensino integrado;Língua Espanhola;Inter/transdisciplinary;Integrated Education;The Spanish Language
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Fecha de publicación: 21-mar-2014
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SASSET, Rosane Salete. Currículo Integrado: uma abordagem inter/transdisciplinar para o ensino de Língua Espanhola no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no IFRO - Campus Colorado do Oeste. 2014. 49 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.
Resumen: Com o surgimento do MERCOSUL, o idioma espanhol passou a ter uma atenção diferenciada no universo escolar brasileiro. Assim, o estudo objetivou colocar em prática o processo ensino-aprendizagem da Língua Espanhola através de atividades didáticas com uma abordagem inter/transdisciplinar, articulando com o componente curricular Produção Vegetal II do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, bem como identificar conteúdos possíveis de se trabalhar articuladamente com a Língua Espanhola, além de verificar a eficácia do ensino-aprendizagem com abordagem integrada, complementando o ensino convencional da língua estrangeira. O trabalho envolveu uma turma de segundo ano do curso técnico. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes (diagnóstico) e após (avaliação) à realização das atividades com abordagem inter/transdisciplinares. A primeira parte da pesquisa revelou que, na percepção dos alunos, as atividades desenvolvidas pela maioria dos professores não contemplam a integração dos saberes, embora abordando temas voltados para o curso. Com o desenvolvimento das atividades inter/transdisciplinares o ato de aprender tornou-se um exercício dinâmico que promoveu a interação das experiências individuais e coletivas. As atividades inter/transdisciplinares entre as disciplinas de Língua Espanhola e Produção Vegetal II se mostraram eficientes na promoção do diálogo entre os saberes, promovendo a articulação do conhecimento e dando significado ao que se aprende.
Abstract: With the advent of Mercosul, the Spanish language has taken on a special attention in the Brazilian school universe. Thus, the study aimed to put in practice the teaching-learning of the Spanish language through didactic activities with an inter/transdisciplinary approach, articulating with the curricular component of the Vegetal Production II of the Technical in Farm and Cattle Raising Course as part of Intermediate Education, as well as identifying possible contents to work articulately with the Spanish language, besides to analyze the process of teaching and learning from an integrated approach. The study involved a group of second-year Technical Course. Two questionnaires applied before (diagnosis) and after (evaluation) for carrying out the activities with inter/transdisciplinary approach were used as a tool for data collection. The first part of the research revealed that the perception of the students, the activities of the majority of teachers do not include the integration of knowledge, although approached topics are related to the course. With the development of inter/transdisciplinary activities the act of learning has become a dynamic exercise that promoted the interaction of individual and collective experiences. The activities inter/transdisciplinary between the disciplines Spanish Language and Vegetal Production II were effective in promoting dialogue between knowledge, promoting the articulation of knowledge and giving meaning to what is learned.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12245
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2014 - Rosane Salete Sasset.pdfDocumento principal1.52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.