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dc.contributor.authorCervo, Benilde Maria
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:19Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:19Z-
dc.date.issued2012-04-27
dc.identifier.citationCERVO, Benilde Maria. Transgênicos: uma proposta pedagógica integradora no ensino de Biologia”. 2012. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12249-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo propor, aplicar e analisar uma proposta pedagógica integradora no ensino de Biologia na formação do técnico agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense Campus Sombrio. Após a escolha do tema pelos alunos fez-se a seleção dos conteúdos que abordassem cotidiano x conhecimento científico x vida profissional e através de uma metodologia problematizadora e abordagem temática tornar o ensino mais significativo para os alunos, permitindo que possam fazer uso dos saberes para resolver problemas em suas vidas e aprendam a transitar no seu dia-a-dia de acordo com o contexto no qual estão inseridos. As atividades desenvolvidas foram: pré-teste, projeção de filme, apresentação de seminários, apresentação de painéis eletrônicos, júri simulado, pesquisa junto aos professores e pós-teste. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos da turma C, da terceira série do Ensino Médio /2009 concomitante ao Ensino Técnico Agrícola, no segundo semestre do ano letivo de 2009. Este trabalho se justifica no sentido de colaborar para o aperfeiçoamento do ensino de Biologia de modo que tanto professora como alunos possam perceber-se como membros integrantes e interdependentes visando à superação de um ensino propedêutico, disciplinar, aprimorando, assim, a prática pedagógica. A estratégia utilizada foi a investigação-ação na qual a própria professora foi pesquisadora, tendo em vista que a essência da investigação-ação em educação está na ação que beneficia a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento profissional dos professores, utilizando a sala de aula como espaço de produção de conhecimentos. A investigação valeu-se de pesquisa qualitativa e quantitativa, uma complementando a outra. A coleta de dados foi realizada através de questionários semi-estruturados e questionário aberto, videogravações e anotações de observações de campo. Os dados foram apresentados em forma de gráficos e tabelas e, também, na forma descritiva, conforme melhor adequação. Após análise dos resultados e discussão dos dados obtidos, foram feitas as considerações finais sobre o trabalho realizado apresentando os pontos positivos e negativos e sugestões de como melhorar a prática pedagógica.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTrabalho Temáticopor
dc.subjectTransgênicospor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectThematic laboreng
dc.subjectTransgeniceng
dc.titleTransgênicos: uma proposta pedagógica integradora no ensino de Biologia”por
dc.title.alternative"Transgenic: an integrating pedagogical proposal for the teaching of Biology."eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aimed to propose, implement and analyze an integrating pedagogical proposal for the teaching of biology in the formation of agricultural technician students from the Instituto Federal Catarinense Campus Sombrio. After choosing the theme by the students we made up the content selection that addressed everyday X scientific knowledge X professional life through a questionable methodology and thematic approach make learning more meaningful for students, enabling them to make use of knowledge to solve problems in their lives and learn to move in their day to day according to the context in which they live. The activities were: pretest, film projection, presentation of seminars, presentation of electronic control panels, simulated jury, and research with professors and post-test. The subjects of this research were students in the class C, at the third grade of High School concomitantly with the Agricultural Technical Education, in the second half of the year 2009. This work is justified in order to collaborate to improve the teaching of biology so that both teacher and students may perceive themselves as integrating and interdependent members aiming the overcoming of a propedeutic and disciplinary teaching, improving thus the pedagogical practice. The strategy used was action research in which the teacher herself was the researcher, given that the essence of action research in education is in action that benefits students' learning and professional development of teachers using the classroom as a production of knowledge space. The investigation relied on qualitative and quantitative research, one complementing the other. Data collected were conducted through questionnaires and semi-structured open questionnaire, video recordings and notes from field observations. The data were presented in graphs and tables and also in a descriptive way, as more appropriate. After analyzing the results and discussion of the data obtained, we made some conclusions about the work of presenting the positives and negatives aspects and making suggestions to improve teaching practice.eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Lana Claudia de Souza
dc.contributor.advisor1ID013.981.117-67por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5084376565424146por
dc.contributor.advisor-co1Machado, Ligia
dc.contributor.referee1Pereira Junior, Hélio Rubens Jacintho
dc.contributor.referee2Salomão, Simone Rocha
dc.creator.ID225.449.760-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745731507945596por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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