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dc.contributor.authorSilva, Iranilde de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:29Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:29Z-
dc.date.issued2014-01-24
dc.identifier.citationSILVA, Iranilde de Oliveira. Juventude e Agroecologia: caminhos que se cruzaram na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal do Pará. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12255-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou analisar o impacto ocorrido nas vidas dos egressos do curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia realizado pela Escola Agrotécnica Federal de Castanhal – Pará e financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) nos anos de 2006 a 2009. O estudo teve como público alvo os jovens e adultos assentados da reforma agrária e sua pesquisa de campo contou com análises documentais, visitas às comunidades, entrevistas e diálogos com movimentos sociais que demandaram o curso técnico, os quais foram Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF), Movimentos dos Ribeirinhos e Ribeirinhas das Ilhas e Várzeas de Abaetetuba (MORIVA) e egressos. A pesquisa ainda foi apoiada por questionário semi-estruturado e registrada com áudio e fotografias. Ao final consegui-se entrevistar 21 Egressos e 01 representante de movimento social MORIVA, com o qual se pode verificar o quanto foi importante para todos/as a participação no curso técnico com ênfase em agroecologia, pois essa formação os possibilitou (re)conhecer ainda mais a sua comunidade, suas raízes culturais, em uma ação prática, política e social que contribui no desenvolvimento sustentável da comunidade, da família e da sua própria vida como um sujeito do campo. O curso fez parte de uma conquista coletiva, e também individual que possibilitou mudanças na vida de cada sujeito. Seja em ascensão profissional e educacional todos/as apontaram como ponto fundamental para esse desenvolvimento a participação do curso técnico em agropecuária com ênfase em agroecologia. E acredita-se que experiências como essas precisem ser ampliadas para possibilitar aos jovens e adultos avançar em formação, qualificação técnica e profissional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, fortalecendo as organizações sociais do campo não só no Estado do Parápor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectAgroecologiapor
dc.subjectJuventudepor
dc.subjectEnsino Técnico Profissionalizante.por
dc.subjectField Educationeng
dc.subjectAgroecologyeng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectVocational Technical Educationeng
dc.titleJuventude e Agroecologia: caminhos que se cruzaram na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal do Parápor
dc.title.alternativeYouth and Agroecology: paths crossed in Federal Agrotechnical School Castanhal do Paráeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study sought to examine the impact occurred in the lives of the graduates of the Technical Course in Agriculture with emphasis in Agroecology conducted by Federal Agrotechnical School Castanhal - Para and funded by the National Education Program in Agrarian Reform (PRONERA) in the years 2006-2009. The study had as target the youth and adults agrarian reform settlers and its field research included documentary analysis, community visits, interviews and dialogues with social movements that demanded technical progress, which were movements of Landless Rural Workers (MST), Federation of Family Agriculture Workers (FETRAF) Movements of Riparian and Wetlands and Islands Abaetetuba (MORIVA) and graduates. The research was also supported by semi-structured questionnaire and recorded with audio and photographs. At the end it got to interview 21 Egress and 01 representative social movement MORIVA, social movement, with which one can check how it was important for all participation in the technical course with emphasis on agroecology because this training enabled them to recognize/know more their community, their cultural roots, in a practical, political and social action that contributes to the sustainable development of the community, the family and his own life as a subject field. The course was part of a collective, individual achievement that possible changes in the life of each subject. Be professional and educational ascension all as pointed as crucial to this development the involvement of the technical course in agriculture with emphasis on agroecology point. And it is believed that such experiences need to be expanded to enable young people and adults to advance in training, technical and professional qualifications, contributing to sustainable development, strengthening social organizations of the field not only in the State of Pará.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID858.512.137-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Ferreira, Cícero Paulo
dc.creator.ID629.522.182-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5544165518197667por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES, A. G.C.; PIRES, D.A.F.; RIBEIRO, M.N. Conhecimento Local e Produção animal: Uma perspectiva Baseada na Etnozootecnia. Archivos de zootecnia Vol. 59 ®, p. 46. Revisão Bibliográfica. 2010. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, 1996 ______. Manual de Operações PRONERA. MDA, 2012. Disponível na página http//www.incra.gov.br _____. Nova Lei de ATER. Informativo disponível no site http://www.portal .mda.gov.br CALDART, Roseli Salete. Educação Profissional na perspectiva da Educação do Campo (proposições para o debate de concepção). In. Caminhos para transformação da Escola: reflexões desde as práticas da Licenciatura em educação do campo./ Organização Roseli Salete Caldart; textos Andréa Rosana Fetzne..et al.—ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011. 248 p.;grafs. ISBN 978-85-7743-164-9. CASTRO. Elisa guaraná. [et. al]; Os jovens estão indo embora? Juventude rural e a construção de um ator político. Editora Mauad X; Seropédica-RJ. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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