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Tipo do documento: Dissertação
Título: Juventude e Agroecologia: caminhos que se cruzaram na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal do Pará
Otros títulos: Youth and Agroecology: paths crossed in Federal Agrotechnical School Castanhal do Pará
Autor: Silva, Iranilde de Oliveira
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Ferreira, Cícero Paulo
Palabras clave: Educação do Campo;Agroecologia;Juventude;Ensino Técnico Profissionalizante.;Field Education;Agroecology;Youth;Vocational Technical Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 24-ene-2014
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SILVA, Iranilde de Oliveira. Juventude e Agroecologia: caminhos que se cruzaram na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal do Pará. 2014. 75 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.
Resumen: O presente trabalho buscou analisar o impacto ocorrido nas vidas dos egressos do curso Técnico em Agropecuária com ênfase em Agroecologia realizado pela Escola Agrotécnica Federal de Castanhal – Pará e financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) nos anos de 2006 a 2009. O estudo teve como público alvo os jovens e adultos assentados da reforma agrária e sua pesquisa de campo contou com análises documentais, visitas às comunidades, entrevistas e diálogos com movimentos sociais que demandaram o curso técnico, os quais foram Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF), Movimentos dos Ribeirinhos e Ribeirinhas das Ilhas e Várzeas de Abaetetuba (MORIVA) e egressos. A pesquisa ainda foi apoiada por questionário semi-estruturado e registrada com áudio e fotografias. Ao final consegui-se entrevistar 21 Egressos e 01 representante de movimento social MORIVA, com o qual se pode verificar o quanto foi importante para todos/as a participação no curso técnico com ênfase em agroecologia, pois essa formação os possibilitou (re)conhecer ainda mais a sua comunidade, suas raízes culturais, em uma ação prática, política e social que contribui no desenvolvimento sustentável da comunidade, da família e da sua própria vida como um sujeito do campo. O curso fez parte de uma conquista coletiva, e também individual que possibilitou mudanças na vida de cada sujeito. Seja em ascensão profissional e educacional todos/as apontaram como ponto fundamental para esse desenvolvimento a participação do curso técnico em agropecuária com ênfase em agroecologia. E acredita-se que experiências como essas precisem ser ampliadas para possibilitar aos jovens e adultos avançar em formação, qualificação técnica e profissional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, fortalecendo as organizações sociais do campo não só no Estado do Pará
Abstract: The present study sought to examine the impact occurred in the lives of the graduates of the Technical Course in Agriculture with emphasis in Agroecology conducted by Federal Agrotechnical School Castanhal - Para and funded by the National Education Program in Agrarian Reform (PRONERA) in the years 2006-2009. The study had as target the youth and adults agrarian reform settlers and its field research included documentary analysis, community visits, interviews and dialogues with social movements that demanded technical progress, which were movements of Landless Rural Workers (MST), Federation of Family Agriculture Workers (FETRAF) Movements of Riparian and Wetlands and Islands Abaetetuba (MORIVA) and graduates. The research was also supported by semi-structured questionnaire and recorded with audio and photographs. At the end it got to interview 21 Egress and 01 representative social movement MORIVA, social movement, with which one can check how it was important for all participation in the technical course with emphasis on agroecology because this training enabled them to recognize/know more their community, their cultural roots, in a practical, political and social action that contributes to the sustainable development of the community, the family and his own life as a subject field. The course was part of a collective, individual achievement that possible changes in the life of each subject. Be professional and educational ascension all as pointed as crucial to this development the involvement of the technical course in agriculture with emphasis on agroecology point. And it is believed that such experiences need to be expanded to enable young people and adults to advance in training, technical and professional qualifications, contributing to sustainable development, strengthening social organizations of the field not only in the State of Pará.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12255
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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