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dc.contributor.authorMarinho, Bárbara de Medeiros
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:45Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:45Z-
dc.date.issued2019-11-25
dc.identifier.citationMARINHO, Bárbara. A educação escolar indígena do povo Guarani M’bya: Uma visão Etnomatemática. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12267-
dc.description.abstractA educação escolar indígena vive um enredo de conflito entre os conhecimentos tradicionais indígenas e os não indígenas. Existe a necessidade de articular educação indígena com educação escolar indígena, por meio dos conhecimentos escolares. Porém é importante que nesse processo a cultura indígena seja preservada, respeitada e valorizada. Nesta dissertação apresentamos os resultados, de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o ensino de matemática no Colégio Indígena Estadual Guarani Karaí Kuery Renda do povo guarani M’bya em uma visão etnomatemática. Durante a pesquisa, utilizamos a metodologia de natureza qualitativa, sendo um trabalho descritivo com características etnográficas e assumimos a etnomatemática como um campo teórico. O colégio, onde foi realizada a pesquisa, fica no território Indígena Guarani M’bya, no município de Angra dos Reis, região sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Adotamos uma metodologia qualitativa, com observação da rotina da aldeia, entrevistas e questionários, com base no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio. Os resultados apontam para dificuldades em matemática provenientes da falta de material didático específico e dificuldades com a língua portuguesa.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectGuarani M’byapor
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectGuarani M’byaeng
dc.subjectIndigenous school educationeng
dc.titleA educação escolar indígena do povo Guarani M’bya: Uma visão Etnomatemática.por
dc.title.alternativeThe indigenous school education of the Guarani M'bya people: an ethnomathematics vision.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIndigenous school education is a tangle of conflict between indigenous traditional knowledge and non-indigenous knowledge. There is a need to articulate indigenous education with indigenous school education through academic knowledge. But it is important that in this process the indigenous culture be preserved, respected and valued. In this dissertation we present the results of a research that aimed to analyze the teaching of mathematics at the State Indigenous College Karaí Kuery Renda of the Guarani M'bya indigenous people in an ethnomathematics view. During the research, we used the qualitative methodology, being a descriptive work with ethnographic characteristics and we assumed ethnomathematics as a theoretical field. The school where the research is being carried out is in the Guarani M'bya Indigenous territory, in the municipality of Angra dos Reis, in the southern region of Rio de Janeiro state, Brazil. We adopted a qualitative methodology, with observation of the village routine, interviews and questionnaires, based on the Ubiratan D'Ambrosio's Ethnomathematics Program. The results point to difficulties in mathematics resulting from the lack of specific didactic material.eng
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4075-6764por
dc.contributor.advisor1ID549.417.927-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4075-6764por
dc.contributor.referee1ID549.417.927-34por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee2Mattos, Sandra Maria Nascimento de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574por
dc.contributor.referee3Oliveira, José Sávio Bicho de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7616-6961por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9368147336655765por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7433-3500por
dc.creator.ID117555763por
dc.creator.ID100.911.057-81por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7893751853098997por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqAgronomiapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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