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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação escolar indígena do povo Guarani M’bya: Uma visão Etnomatemática.
Otros títulos: The indigenous school education of the Guarani M'bya people: an ethnomathematics vision.
Autor: Marinho, Bárbara de Medeiros
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Segundo membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Terceiro membro da banca: Oliveira, José Sávio Bicho de
Palabras clave: Educação escolar indígena;Etnomatemática;Guarani M’bya;Ethnomathematics;Guarani M’bya;Indigenous school education
Área(s) do CNPq: Agronomia
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 25-nov-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: MARINHO, Bárbara. A educação escolar indígena do povo Guarani M’bya: Uma visão Etnomatemática. 2019. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumen: A educação escolar indígena vive um enredo de conflito entre os conhecimentos tradicionais indígenas e os não indígenas. Existe a necessidade de articular educação indígena com educação escolar indígena, por meio dos conhecimentos escolares. Porém é importante que nesse processo a cultura indígena seja preservada, respeitada e valorizada. Nesta dissertação apresentamos os resultados, de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o ensino de matemática no Colégio Indígena Estadual Guarani Karaí Kuery Renda do povo guarani M’bya em uma visão etnomatemática. Durante a pesquisa, utilizamos a metodologia de natureza qualitativa, sendo um trabalho descritivo com características etnográficas e assumimos a etnomatemática como um campo teórico. O colégio, onde foi realizada a pesquisa, fica no território Indígena Guarani M’bya, no município de Angra dos Reis, região sul fluminense do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Adotamos uma metodologia qualitativa, com observação da rotina da aldeia, entrevistas e questionários, com base no Programa Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio. Os resultados apontam para dificuldades em matemática provenientes da falta de material didático específico e dificuldades com a língua portuguesa.
Abstract: Indigenous school education is a tangle of conflict between indigenous traditional knowledge and non-indigenous knowledge. There is a need to articulate indigenous education with indigenous school education through academic knowledge. But it is important that in this process the indigenous culture be preserved, respected and valued. In this dissertation we present the results of a research that aimed to analyze the teaching of mathematics at the State Indigenous College Karaí Kuery Renda of the Guarani M'bya indigenous people in an ethnomathematics view. During the research, we used the qualitative methodology, being a descriptive work with ethnographic characteristics and we assumed ethnomathematics as a theoretical field. The school where the research is being carried out is in the Guarani M'bya Indigenous territory, in the municipality of Angra dos Reis, in the southern region of Rio de Janeiro state, Brazil. We adopted a qualitative methodology, with observation of the village routine, interviews and questionnaires, based on the Ubiratan D'Ambrosio's Ethnomathematics Program. The results point to difficulties in mathematics resulting from the lack of specific didactic material.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12267
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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