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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação profissional e agricultura familiar em assentamentos rurais, Tabatinga-AM
Other Titles: Education and family farming in rural settlements, Tabatinga-AM
Authors: Costa, Maércio de Oliveira
Orientador(a): Abboud, Antonio Carlos de Souza
Primeiro membro da banca: Gregório, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Stefanuto, Vanderlei Antonio
Keywords: Professional Education;Family Farming;Rural Settlements;Educação profissional..;Agricultor Familiar;Assentamento
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: COSTA, Maércio de Oliveira. Educação profissional e agricultura familiar em assentamentos rurais, Tabatinga-AM. 2016. 58 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Abstract: Esta dissertação é resultado de pesquisa de campo realizada em sete comunidades rurais do Projeto de Assentamento Urumutum e no Projeto de Desenvolvimento Sustentável Rio Tacana na região de Tabatinga-AM entre os anos de 2014 a 2016. Participaram do trabalho como sujeitos, os alunos que frequentaram a Educação Profissional através do curso “Agricultor Familiar”, do PRONATEC oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com o IFAM, IDAM e prefeitura municipal. A finalidade desta pesquisa foi compreender o impacto que o curso “Agricultor Familiar” do PRONATEC, teve para o desenvolvimento da agricultura familiar na área do PA Urumutum e do PDS Rio Tacana, fazendo uma análise sobre a influência dos novos conhecimentos adquiridos no curso do PRONATEC FIC e o seu impacto nas famílias agricultoras. O objetivo foi o de se conhecer o cotidiano e as formas de sociabilidade nesses assentamentos rurais formados por famílias migrantes, com suas formas de cultivos e produção e uso da terra pelos agricultores. Foram realizadas visitas aos diferentes locais mais de uma vez onde, além da observação, foram feitas entrevistas, aplicados questionário, a partir dos quais se procedeu à análise do impacto do PRONATEC no cotidiano dos agricultores Observou-se que o curso agricultor familiar trouxe inúmeras vantagens para os assentados, pois além da qualidade e aumento da produção e da renda, estes tiveram conhecimento, também, sobre as diversas políticas públicas que envolvem este setor as quais antes do curso era desconhecida por eles
Abstract: This Dissertation is the result of field research conducted in seven rural communities belonging to rural settlements Urumutum Project and Rio Tacana Sustainable Development Project in Tabatinga-AM region, between 2014-2016. The study used as subjects, students who attended the course "Family Farmer", offered by the profesional education ‘PRONATEC’ program sponsored by the Ministry of Education in partnership with the IFAM, IDAM and the city hall. The main purpose was to understand the impact that the PRONATEC course "Family Farmer" taken by the farmers, had on the development of family farming in the area of PA Urumutum and PDS Rio Tacana. This was achieved by making an analysis of the influence of the recently acquired knowledge and its impact on families. In general, the daily life and forms of sociability in these rural settlements formed by migrant families, was analyzed, with their ways of cultivation and production and use of land by farmers. Several visits were performed to the different sites where, besides observation, interviews and surveys were conducted, from which an analysis of the impact of the PRONATEC course on daily life of the farmers was followed. The ‘family farmer’ course brought several advantages for the settlers; besides the increase in quality and quantity of production and income, family members became more aware of the various public policies involving the sector, which was unknown to them before taking the course
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12269
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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