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dc.contributor.authorLima, Irismar Pereira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:48Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:48Z-
dc.date.issued2012-09-20
dc.identifier.citationLIMA, Irismar Pereira. Metodologia de Projetos na Educação Ambiental: Uma Abordagem para a Aprendizagem no Ensino Agrícola. 2012. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12270-
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado com os estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCEcampus Iguatu. Esta pesquisa qualitativa teve o objetivo de investigar a aprendizagem dos estudantes em relação aos resíduos sólidos, por meio da Metodologia de Projetos. As atividades realizadas incluíram os aspectos científicos, técnicos, sociais, artísticos e afetivos, resultando em ampliação do conhecimento dos estudantes nos diversos aspectos relacionados aos resíduos sólidos. Concluiu-se que apesar do potencial transformador do ambiente de aprendizagem, a utilização da Metodologia de Projetos é conflitante com a estrutura curricular fragmentada em disciplinas, o que impede sua plena utilização.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectMetodologia de Projetospor
dc.subjectResíduos Sólidospor
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectDesign Methodologyeng
dc.subjectSolid Residueseng
dc.titleMetodologia de projetos no ensino de educação ambiental: uma abordagem para a promoção da aprendizagem no ensino agrícolapor
dc.title.alternativePedagogical Design in Environmental Education: An Approach for the Learning in Teaching Agriculturaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work was carried through with the students of the third year of the Technician in Farming course, of the Federal Institute of Ceará - IFCE Iguatu. This qualitative research had the objective to investigate the learning of the students in relation to the solid residues, through the Design methodology. The carried activities had included scientific, technical, social, artistic and affective aspects, resulting in magnifying of the knowledge of the students in the diverse aspects related to the solid residues. One concluded that although the transforming potential of the learning environment, the use of the Pedagogical Design is conflicting with the broken up curricular structure in disciplines, what it hinders its full useeng
dc.contributor.advisor1Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
dc.contributor.advisor1ID060.259.138-46por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1958943259995411por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Lenicio
dc.contributor.referee2Pereira, Isabel Brasil
dc.creator.ID244.428.873-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4670401512365976por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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