Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12270
Tipo do documento: Dissertação
Título: Metodologia de projetos no ensino de educação ambiental: uma abordagem para a promoção da aprendizagem no ensino agrícola
Otros títulos: Pedagogical Design in Environmental Education: An Approach for the Learning in Teaching Agricultural
Autor: Lima, Irismar Pereira
Orientador(a): Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Lenicio
Segundo membro da banca: Pereira, Isabel Brasil
Palabras clave: Educação Ambiental;Metodologia de Projetos;Resíduos Sólidos;Environmental Education;Design Methodology;Solid Residues
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 20-sep-2012
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: LIMA, Irismar Pereira. Metodologia de Projetos na Educação Ambiental: Uma Abordagem para a Aprendizagem no Ensino Agrícola. 2012. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: O presente trabalho foi realizado com os estudantes do terceiro ano do Curso Técnico em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCEcampus Iguatu. Esta pesquisa qualitativa teve o objetivo de investigar a aprendizagem dos estudantes em relação aos resíduos sólidos, por meio da Metodologia de Projetos. As atividades realizadas incluíram os aspectos científicos, técnicos, sociais, artísticos e afetivos, resultando em ampliação do conhecimento dos estudantes nos diversos aspectos relacionados aos resíduos sólidos. Concluiu-se que apesar do potencial transformador do ambiente de aprendizagem, a utilização da Metodologia de Projetos é conflitante com a estrutura curricular fragmentada em disciplinas, o que impede sua plena utilização.
Abstract: The present work was carried through with the students of the third year of the Technician in Farming course, of the Federal Institute of Ceará - IFCE Iguatu. This qualitative research had the objective to investigate the learning of the students in relation to the solid residues, through the Design methodology. The carried activities had included scientific, technical, social, artistic and affective aspects, resulting in magnifying of the knowledge of the students in the diverse aspects related to the solid residues. One concluded that although the transforming potential of the learning environment, the use of the Pedagogical Design is conflicting with the broken up curricular structure in disciplines, what it hinders its full use
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12270
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2012 - Irismar Pereira Lima.pdf2012 - Irismar Pereira Lima2.57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.