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dc.contributor.authorBotega, Ana Paula Flores
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:56Z-
dc.date.issued2012-02-28
dc.identifier.citationBOTEGA, Ana Paula Flores. O ensino de Química voltado para a temática da fertilidade do solo: uma abordagem interdisciplinar no Curso Técnico Agrícola. 2012. 42 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12279-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal Farroupilha, campus de Alegrete, com uma turma de primeiro ano do Curso Técnico Agrícola (habilitação em Agropecuária) integrado ao ensino médio. O objetivo principal do estudo foi constatar a validade que uma abordagem interdisciplinar no ensino da Química pode ter para os alunos inseridos no contexto supracitado. Para tanto, foi aplicado na turma um projeto interdisciplinar que, partindo da temática da fertilidade do solo, buscou estabelecer o vínculo dos conteúdos de Química com as disciplinas de Olericultura e de Agricultura Geral do curso Técnico em Agropecuária. A partir dessa relação, pretendeu-se contribuir para uma aprendizagem mais significativa no que se refere à produção vegetal, cujo conhecimento importa muito para a futura atividade profissional dos alunos. Com vistas a comprovar o êxito (ou o não êxito) do novo método de ensino utilizado, foi aplicado à turma alvo da abordagem interdisciplinar e à outra turma de primeiro ano (esta sem contato com a interdisciplinaridade) um questionário com perguntas referentes a fenômenos químicos que subjazem a temática de fertilidade do solo. A análise dos dados trouxe resultados satisfatórios, pois mostrou que os alunos sujeitos ao método de ensino interdisciplinar apresentam um melhor domínio dos conteúdos da Química e, consequentemente, um melhor entendimento dos fenômenos e práticas relativos à produção vegetal. A comparação das respostas fornecidas pelas duas turmas levou a concluir, portanto, que a interdisciplinaridade é, de fato, um projeto viável e fundamental para a formação de profissionais agropecuaristas qualificados.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação agrícolapor
dc.subjectEnsino de Químicapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectteaching of Chemistryeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.titleO ensino de Química voltado para a temática da fertilidade do solo: uma abordagem interdisciplinar no Curso Técnico Agrícolapor
dc.title.alternativeThe teaching of Chemistry focused on the issue of soil fertility: an interdisciplinary approach in the Technical Course of Agriculture.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was developed at the Farroupilha Federal Institute, campus of Alegrete, with a class of first year of Technical Course in Agriculture (habilitation in agropecuary) integrated with high school. The main objective of the study was to verify the validity that an interdisciplinary approach for the teaching of Chemistry can have for the students of the context mentioned above. For that end, an interdisciplinary project was applied on the issue of soil fertility, trying to integrate the contents of Chemistry to the disciplines of Olericulture and General Agriculture of the Technical Course in Agropecuary. From this integration, we aimed at contributing for a more meaningful learning of crop production, whose knowledge matters greatly for student’s future professional activity. In order to prove the success (or failure) of the new teaching method, we applied a questionnaire to the class which underwent the interdisciplinary approach and to another class of the same grade. The questionnaire was composed by questions referring to the chemical phenomena which underlie the topic of soil fertility. The analysis of data showed satisfactory results, because it proved that the subject students showed greater dominance of the contents of Chemistry and, consequently, a better understanding of the phenomena and practices related to crop production. The comparisons of the answers provided by the students of both classes led to conclude, therefore, that interdisciplinarity is indeed a viable and fundamental project for the education of qualified agropecuary professionals.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.creator.ID677.667.730-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5896993091628076por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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