Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMilanezi, Márcia Helena
dc.date.accessioned2023-12-22T02:04:59Z-
dc.date.available2023-12-22T02:04:59Z-
dc.date.issued2015-10-16
dc.identifier.citationMILANEZI, Márcia Helena. Os sentidos da “formação integrada” pela óptica de egressos de um curso técnico em agropecuária capixaba. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12282-
dc.description.abstractEste trabalho por objetivo conhecer os sentidos da formação integrada para os egressos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. Considerando as impressões e experiências dos egressos relacionadas ao curso realizado, a análise da estrutura curricular do curso técnico em agropecuária, a contextualização dos conceitos e práticas de educação integrada na relação com o desempenho dos egressos no mercado de trabalho e a identificação das conexões existentes entre formação integrada e atuação profissional dos egressos, a integração entre Ensino Médio e Ensino Técnico foi abordada nas concepções da complexidade e da transdisciplinaridade e na perspectiva da educação como preparação para o trabalho. Os dados foram obtidos por meio dos instrumentos de questionário, analisados qualitativa e quantitativamente e de entrevistas expostas pela análise de conteúdo. O universo total de egressos foi de 221 sujeitos, que concluíram o curso nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014, sendo que 46 responderam a questionário misto e 06 participaram de entrevista semiestruturada. Os resultados possibilitaram o acesso às informações acerca da situação atual dos egressos em relação à sua vida profissional, em termos de prosseguimento de estudos e da influência da formação integrada neste processo. Neste contexto, identificou-se a importância da formação como instrumento de tomada de decisão e construção de identidade do egresso, as aprendizagens para além dos conteúdos desenvolvidos durante o curso, a dualidade existente entre ensino médio e ensino técnico como fatores presentes na formação integrada na trajetória e no contexto social vivido pelo egresso.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação integradapor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectIdentidade do egressopor
dc.subjectSentidopor
dc.subjectIntegrated educationeng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectFormer students’ identityeng
dc.subjectMeaningeng
dc.titleOs sentidos da “formação integrada” pela óptica de egressos de um curso técnico em agropecuária capixabapor
dc.title.alternativeThe meaning of “integrated education” through the eyes of former agricultural technique students in the State of Espirito Santo, Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims at understanding the meaning of integrated education to former students of Agricultural Technique integrated to high-school at the Federal Institute of Espírito Santo, Santa Teresa Campus. This study takes into account the impressions and experiences of former students about the course taken; the analysis of the curricular structure of the agricultural technique course; the context of concepts and practice of integrated education regarding performance of former students in the labor market and the identification of existing connections between integrated education and professional performance of former students. Thus it verifies the integration between high-school and technical education based on the concepts of complexity and transdisciplinarity from the perspective of education as preparation to the labor market. The data were obtained by means of questionnaires, which were analyzed qualitative and quantitatively; and interviews that were exposed through content analysis approach. The universe of former students was made up of 221 individuals, who finished their courses in 2011, 2012, 2013 and 2014. Forty-six (46) of them answered the mixed questionnaire and 6 participated in semistructured interviews. The results allowed us to access information about the former students’ current professional situation, their possible continued education, and the influence of integrated education in this process. In this setting, we identified the importance of education as an instrument for decision-making and building former students’ identities. We also verified the significance of learning beyond the school curriculum and the duality between high-school and technical education as factors present in integrated education, in the path and context experienced by former students.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Akiko
dc.contributor.advisor1ID244.709.701-82por
dc.contributor.referee1Santos, Akiko
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Helena Correa de
dc.contributor.referee3Almeida, Nilma Figueiredo de
dc.creator.ID007.915.817-05por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772393323140474por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/12732/2015%20-%20M%c3%a1rcia%20Helena%20Milanezi.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17212/2015%20-%20M%c3%a1rcia%20Helena%20Milanezi.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23522/2015%20-%20M%c3%a1rcia%20Helena%20Milanezi.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29900/2015%20-%20M%c3%a1rcia%20Helena%20Milanezi.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36274/2015%20-%20M%c3%a1rcia%20Helena%20Milanezi.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42668/2015%20-%20M%c3%a1rcia%20Helena%20Milanezi.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49046/2015%20-%20M%c3%a1rcia%20Helena%20Milanezi.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55492/2015%20-%20M%c3%a1rcia%20Helena%20Milanezi.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3292
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-02-11T17:29:51Z No. of bitstreams: 1 2015 - Márcia Helena Milanezi.pdf: 10898108 bytes, checksum: 9f5f4068af66d28ee244cfa69197a590 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-11T17:29:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Márcia Helena Milanezi.pdf: 10898108 bytes, checksum: 9f5f4068af66d28ee244cfa69197a590 (MD5) Previous issue date: 2015-10-16eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Márcia Helena Milanezi.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.