Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12285
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dc.contributor.authorFerreira, Janice Wallau
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:02Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:02Z-
dc.date.issued2013-03-13
dc.identifier.citationFERREIRA, Janice Wallau. Estudo de caso dos alunos do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal Farroupilha - campus Alegrete, envolvidos em projetos orientados à luz da teoria de Ausubel. 2013. 34 f. (Dissertação Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12285-
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado no Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, na segunda série do Curso Técnico em Agroecologia, modalidade integrado e teve como objetivo geral, a análise da percepção de alunos do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, quando envolvidos em projetos orientados, a luz da teoria de Ausubel. Na disciplina de Projetos Orientados, os alunos foram desafiados a propor e executar um pequeno projeto, focando a produção agroecológica em pequenas propriedades. A turma, composta por 16 alunos foi dividida em três grupos. Buscou-se a obtenção de contribuições para este trabalho, na teoria da aprendizagem proposta por David Ausubel, que busca explicar como o homem constrói significados e assim norteia caminhos para a elaboração de estratégias de ensino que levem a uma aprendizagem significativa e na pedagogia de projetos. Os estudantes obtiveram resultados positivos quando testaram e fizeram a parte prática e técnica da produção agroecológica de algumas culturas. Comprovou-se, assim que o posicionamento de David Ausubel frente aos métodos de ensino aprendizagem proporcionaram, neste trabalho, um novo entendimento na forma de ensinar e aprender, desvinculando o professor a ficar limitado apenas dentro de sua sala, propondo diferentes possibilidades nas práticas pedagógicas, em especial a pedagogia de projetos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia de projetospor
dc.subjectProjetos orientadospor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectPedagogy of projectseng
dc.subjectOriented projectseng
dc.subjectSignificant learningeng
dc.titleEstudo de caso dos alunos do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal Farroupilha - campus Alegrete, envolvidos em projetos orientados à luz da teoria de Ausubelpor
dc.title.alternativeA student's case study from the Technical Course in Agroecology of the Federal Institute Farroupilha - campus Alegrete, involved in oriented projetcs based on the Ausubel theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work was performed at the Federal Institute Farroupilha – Campus Alegrete with the second year of the Technical Course in Agroecology, integrated modality and had as the mais goal, análise the perception of the students from the technical course in agroecology of the Federal Institute Farroupilha – Campus Alegrete, when involved in oriented projects based on the Ausubel theory. In the oriented projects subject students were challenged to propose and execute a small project, focusing the agroecological production in small properties. The class, composed by 16 students was divided in three groups. We atempted to obtain the contribution for this work in the learning theory proposed by David Ausubel that try to explain how the man biuld meanings and hence guides paths for the teachings strategies that lead to a significant learning and in the pedagogy of projects. The students obtained positive results when tested and performed the pratical and technical part of the agroecological production of some cultures. It was proved that the positioning of David Ausubel front to the teaching learning methods provided a new undestanding about the teaching and learning way, decoupling the teacher to stay limited only inside of your room, proposing different possibilities in the pedagogical practices, in particular the pedagogy of projetcs.eng
dc.contributor.advisor1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.advisor1ID858.512.137-87por
dc.contributor.referee1Sanchez, Sandra Barros
dc.contributor.referee2Morandi Filho, Wilson José
dc.contributor.referee3Albino, Sirlei de Fátima
dc.creator.ID715.783.740-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7946949722398151por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3306
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-02-14T15:01:39Z No. of bitstreams: 1 2013 - Janice Wallau Ferreira.pdf: 2961676 bytes, checksum: 37eaa07d6e90eeb12b79d53801c4fb8a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-14T15:01:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Janice Wallau Ferreira.pdf: 2961676 bytes, checksum: 37eaa07d6e90eeb12b79d53801c4fb8a (MD5) Previous issue date: 2013-03-13eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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