Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12285
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo de caso dos alunos do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal Farroupilha - campus Alegrete, envolvidos em projetos orientados à luz da teoria de Ausubel
Otros títulos: A student's case study from the Technical Course in Agroecology of the Federal Institute Farroupilha - campus Alegrete, involved in oriented projetcs based on the Ausubel theory
Autor: Ferreira, Janice Wallau
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Primeiro membro da banca: Sanchez, Sandra Barros
Segundo membro da banca: Morandi Filho, Wilson José
Terceiro membro da banca: Albino, Sirlei de Fátima
Palabras clave: Pedagogia de projetos;Projetos orientados;Aprendizagem significativa;Pedagogy of projects;Oriented projects;Significant learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 13-mar-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: FERREIRA, Janice Wallau. Estudo de caso dos alunos do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal Farroupilha - campus Alegrete, envolvidos em projetos orientados à luz da teoria de Ausubel. 2013. 34 f. (Dissertação Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Resumen: Este trabalho foi realizado no Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, na segunda série do Curso Técnico em Agroecologia, modalidade integrado e teve como objetivo geral, a análise da percepção de alunos do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete, quando envolvidos em projetos orientados, a luz da teoria de Ausubel. Na disciplina de Projetos Orientados, os alunos foram desafiados a propor e executar um pequeno projeto, focando a produção agroecológica em pequenas propriedades. A turma, composta por 16 alunos foi dividida em três grupos. Buscou-se a obtenção de contribuições para este trabalho, na teoria da aprendizagem proposta por David Ausubel, que busca explicar como o homem constrói significados e assim norteia caminhos para a elaboração de estratégias de ensino que levem a uma aprendizagem significativa e na pedagogia de projetos. Os estudantes obtiveram resultados positivos quando testaram e fizeram a parte prática e técnica da produção agroecológica de algumas culturas. Comprovou-se, assim que o posicionamento de David Ausubel frente aos métodos de ensino aprendizagem proporcionaram, neste trabalho, um novo entendimento na forma de ensinar e aprender, desvinculando o professor a ficar limitado apenas dentro de sua sala, propondo diferentes possibilidades nas práticas pedagógicas, em especial a pedagogia de projetos.
Abstract: This work was performed at the Federal Institute Farroupilha – Campus Alegrete with the second year of the Technical Course in Agroecology, integrated modality and had as the mais goal, análise the perception of the students from the technical course in agroecology of the Federal Institute Farroupilha – Campus Alegrete, when involved in oriented projects based on the Ausubel theory. In the oriented projects subject students were challenged to propose and execute a small project, focusing the agroecological production in small properties. The class, composed by 16 students was divided in three groups. We atempted to obtain the contribution for this work in the learning theory proposed by David Ausubel that try to explain how the man biuld meanings and hence guides paths for the teachings strategies that lead to a significant learning and in the pedagogy of projects. The students obtained positive results when tested and performed the pratical and technical part of the agroecological production of some cultures. It was proved that the positioning of David Ausubel front to the teaching learning methods provided a new undestanding about the teaching and learning way, decoupling the teacher to stay limited only inside of your room, proposing different possibilities in the pedagogical practices, in particular the pedagogy of projetcs.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12285
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013 - Janice Wallau Ferreira.pdfDocumento principal2.89 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.