Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12300
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Roselis Bastos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:17Z-
dc.date.issued2015-09-11
dc.identifier.citationSILVA, Roselis Bastos. Síndrome de burnout e sentimento de autoeficácia nos docentes do IFRR. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12300-
dc.description.abstractA questão da saúde mental, qualidade de vida estresse laboral, Síndrome de Burnout e o sentimento de autoeficácia e sua relação com o trabalho, bem como os seus desdobramentos para os indivíduos/sujeitos/trabalhadores, no caso do presente estudo, os docentes/profissionais da educação, especificamente no contexto organizacional, representado pelos campi ou unidades administrativas do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima - IFRR, considerando a inexistência ou precária literatura, dados imprecisos e desatualizados, que comprometem a implantação e implementação de políticas e programas públicas e institucionais, que venham a minimizar os efeitos do sofrimento e adoecimento nas organizações no tocante a saúde mental dos mesmos. Assim, o objetivo precípuo desta pesquisa consistiu na investigação da Síndrome de Burnout e o Sentimento de Autoeficácia nos docentes do IFRR. Uma vez que, ambas as variáveis têm sido norteadoras em estudos da área, considerando a associação/correlação das variáveis entre si, no caso do referido estudo com questões da idade, campus de origem, função - gestor e não gestor - e gênero/sexo. A Síndrome de Burnout é entendida como uma Síndrome de Desistência, que surge após prolongados períodos de tentativas malsucedidas de enfrentamento de situações estressantes. A síndrome pode se caractarizar pela exaustão emocional, despersonalização e falta de realização no trabalho. A autoeficácia é definida como a percepção que o indivíduo tem a respeito das condições de ser bem-sucedido nos diversos desafios profissional e pessoal que enfrenta no cotidiano. Logo, a Síndrome de Burnout e a Autoeficácia foram consideradas enquanto variáveis no presente estudo a partir de indicadores, dentre os quais destacamos: 1) a autoeficácia na vida em geral; 2) a autoeficácia como docente e finalmente, 3) a autoeficácia a partir da crença do docente quanto ao impacto que o ensino tem na vida dos estudantes. Então, para uma maior compreensão dos problemas enfrentados pelos docentes laboral/organizacional, que o presente estudo foi realizado, inicialmente, a partir de um estudo piloto com 30 (trinta) docentes dos 03 (três) campi do IFRR em funcionamento, a saber: Campus Amajari, Campus Boa Vista e Campus Novo Paraíso, com a seleção de 10 (dez) docentes. Posteriormente, foram aplicados 03 (três) Escalas Likert compreendendo os instrumentos a seguir: o MBI (Maslash Burnout Inventary), a Escala de Autoeficácia Geral Percebida e Escala de Autoeficácia Docente a 126 (cento e vinte e seis) docentes e técnicos/pedagogos do IFRR lotados nos campi supracitados, que voluntariamente aceitaram participar deste estudo. Os resultados indicaram conforme hipótese do estudo estudo, uma associação negativa da Síndrome de Bunout com a Autoeficácia. Isto implica dizer que, não foram encontrados diferenças significativas entre homens e mulheres nas variáveis de estudo. E os gestores apresentaram níveis expressivamente superiores de despersonalização, enquanto os participantes/sujeitos mais velhos apresentaram menores índices de despersonalização e maiores índices de autoeficácia como docentes. Neste sentido, a pesquisa pretende dar visibilidade a saúde mental na perspectiva dos construtos psicológicos - Síndrome de Burnout e o Sentimento de Autoeficácia - dos docentes/profissionais de educação do IFRR a partir das relações e interações no contexto organizacional ou laboral. Logo, a pesquisa privilegiou a abordagem quantitativa, sendo que a coleta de dados baseou-se na pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo, mediante aplicação de questionário e das escalas tipo Lickert aos 156 (cento e cinquenta e seis) participantes/sujeitos da pesquisa nos anos de 2013 e 2015.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSíndrome de Burnoutpor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectAutoeficáciapor
dc.titleSíndrome de burnout e sentimento de autoeficácia nos docentes do IFRR.por
dc.title.alternativeBurnout syndrome and self-efficacy in IFRR teachers.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe issue of mental health, quality of life, work stress, Burnout Syndrome and a sense of Selfefficacy and it’s relation to the work, as well as it’s impact on individuals/subjects/workers in the case of this teachers/professionals education, specifically in the organizational context, represented by the campuses or administrative units of the Federal Institute of Education, Science and Roraima Technology - IFRR, considering the failure or poor literature, inaccurate and outdated data, that compromise the establishment and implementation of policies and programs institutional public, which may minimize the effects of suffering and illness in organizations regarding the mental health of them. Like this, the main objective of this research, was the investigation of Burnout Syndrome and Self-efficacy Feeling in IFRR faculty. Since both variables have been noteadoras in area studies, considering the association/correlation of variables with each other, in the case of this study with issues of age, campus of origin, function - manager and no manager - and gender/sex. Burnout Syndrome is understood as withdrawal syndrome, which appears as a prolonged period of unsuccessful attempts to cope with stressful situations. The syndrome can be characterized by emotional exhaustion, depersonalization and lack of fulfillment at work. Self-efficacy is defined as the perception that the individual has the conditions to be successful in many professional and personal challenges they face in everyday life. Therefore, the Burnout Syndrome and Self-efficacy were considered as variables in this study based on indicators, among that we highlight: 1) self-efficacy life in general; 2) self-efficacy as a teacher and finally 3) the self-efficacy of teachers from the belief about the impact that education has on the lives of students. So, to a greater understanding of the problems faced by labor/organizational teachers, which this study was performed, initially, from a pilot study with 30 (thirty) teachers of 03 (three) campuses IFRR in operation, namely: Amajari Campus, Campus Boa Vista and Campus Novo Paraíso, with the selection of ten (10) teachers. Subsequently, they were applied three (03) Likert Scales comprising the following instruments: MBI (Maslash Burnout Inventary), Perceived Self-Efficacy General Scale and Teaching Self-Efficacy Scale in 126 (one hundred twenty-six) technical teaching/educators of IFRR crowded in the aforementioned campuses, which voluntarily agreed to participate in this study. The results indicated as hypothesis of the study, a negative association with the burnout syndrome Self-Efficacy. This implies that there were no significant differences between men and women in the study variables. And managers have significantly higher levels of depersonalization, while participants/subjects have lower indices of depersonalization and higher self-efficacy rates as teachers. In this sense, the research aims to give visibility to mental health from the perspective of psychological constructs - Burnout Syndrome and Selfefficacy Feeling - teachers/professionals IFRR education, from the relationships and interactions in organizational or labor context. Therefore, the research focused quantitative approach, and the data collection was based on the bibliography and field research, applying questionnaire and Likert-type scales to 156 (one hundred and fifty-six) participants/subjects in the years 2013 and 2015.eng
dc.contributor.advisor1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.advisor1ID544.431.806-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420por
dc.contributor.referee1Souza, Marcos Aguiar de
dc.contributor.referee1ID544.431.806-72por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valéria Marques de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4821-123Xpor
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574por
dc.contributor.referee3Santos, Roseli Bernardo Silva dos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4481929272240602por
dc.creator.ID3380242por
dc.creator.ID368.000.712-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381034275661620por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARCHANGELO, Ana. O amor e o ódio na vida do professor: passado e presente na busca dos elos perdidos. 2ªed. São Paulo: Cortez, 2011. CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de burnout e características de cargo em professores universitários. Disponível em pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v4n2/ v4n2a07.pdf. Acesso em 24 de julho de 2014. BANDURA, A. Self-efficacy: toward a unifying theory of behavior change. Psychological Review, 84 (2), 191-215, 1977. _____________. Self-efficacy: toward a unifying theory of behavior change. Psychological Review, 84 (2),191-215, 1977. BRASIL. IPEA. Brasil em desenvolvimento: estado, planejamento e políticas públicas; sumário analítico, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: IPEA, 2009ª. 3v.: gráfs., tabs. - (Brasil: o Estado de uma Nação). BRUNELLI, Maria da G.M. Motivação no serviço público. Jun.2008. Porto Alegre/RG.Disponível em http//:iproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sma/usu_doc/maria_da_graça_mello_brunelli. _tcc.pdf. Acesso em 09 de setembro de 2015. FREITAS, Johêdyr A. C. de; OLIVEIRA, José A. de. Análise da auto-eficácia percebida pelos professores de escolas públicas e privadas de Natal, 2010. Disponível em http//:ojs.ccsa.ufrn.br/index.php?journal+interface&page=article&op=view&path%58%5D+1 37.pdf. Acesso em 15 de março de 2015. GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S. de Sá. Professores do Brasil: Impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. GENTILI, Pablo; ALENCAR, Chico. Educar na esperança em tempos de desencanto. 7ªed. Petrópolis: Vozes, 2007. GOUVEIA, Carina José Berenguer. Burnout, ansiedade e depressão nos professores, 2010. Tese apresentada ao Núcleo de Psicologia Clínica da Saúde e da Doença da Universidade de Lisboa, 2010. LACERDA, Sabrina G. S. A crença de autoeficácia de docentes universitários: a relevãncia para o processo ensino-aprendizagrem.pdf. (Dissertação de mestrado). Lisboa, 2012. Disponível em http://recil.ulusofona.pt/bitstream/handle/10437/4789/Dissertação%20Sabrina%Lacerda.pdf?s equence=1 MENDES, A.M.(Org). Psicodinâmica do trabalho: teoria, método e pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007. MINAYO, M. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7ª ed. São Paulo:Hucitec, 2000. 58 MONTEIRO, Janine Kieling; DALAGASPERINA, Patrícia; QUADROS, Maríndia Oliveira. Professores no limite: o estresse no trabalho do ensino privado no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Carta editora, 2012. MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Traduzido por Pedrinho A. Guareschi. 8ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. OGEDA, Célia R. D. et al. Burnout em professores: a síndrome do século XXI.(s/d).Disponível em http//:www.periodicosibepss.org.br/index.php/reped/article/view/490.pdf. Acesso em 10 de junho de 2013. PÁDUA, Elisabete M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 15ªed. Campinas, SP: Papirus, 2009. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). PASQUALI, Luiz (org.). Medidas escalares. In. Teoria e métodos de medidas do comportamento. Brasília: Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida/Instituto de Psicologia/UnB: INEP, 1996. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima - IFRR (2014-2018). Disponível em http://www.ifrr.edu.br/pdi-2014-2018. pdf. Acesso em 03 de agosto 2014. RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2011 RODRIGUES, Aroldo et al. Psicologia Social. 27ªed. Revisada e ampliada. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. SAMPAIO, José Jackson Coelho; MESSIAS, Erick Leite Maia de. A. Epidemiologia em Saúde Mental e Trabalho. In: J ACQUES, Maria da Graça; CODO, Wanderlei (Org.). Saúde Mental & Trabalho: Leituras. Petrópolis: Vozes, 2007. SCHWARZER, R.; JERUSALEM, M. Generalized Self-Efficacy Scale. In J. Weinman, S. Wright, & M. Johnston (Eds.), Measures in health psychology: A use’s portfolio. Causal and control beliefs (pp. 35-37). Windsor, England: NFER-NELSON, 1995. SCHWARZER, R.; HALLUM, S. Perceived teacher Self-Efficacy as a predictor of job stress and burnout: mediation analyses. Applied psychology, v. 57, p. 152-171, 2008. SCHUNK, D. H. Self-Efficacy and education and instruction. IN: J. E Maddux (Org.), SelfEfficacy, adaption, and adjustment: Theory, research, and application New York: Plenum Press. pp. 281-301. 1995. SILVA, Edvaldo Pereira da. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR: importância para o contexto regional na execução da educação profissional como política pública. In. Políticas Públicas: limites e possibilidades. GARÓFALO, Gil; FILGUEIRAS, T. (Org.). São Paulo: Atlas, 2011. SIQUEIRA, Mirlene M. M (org.). Satisfação no trabalho. In. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. 59 PADOVAM. Envolvimento no Trabalho. In. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. SCHWARZER, R., JERUSALEM, M. Generalized Self-Efficacy Scale. In J. Weinman, S. Wright, & M. Johnston (Eds.), Measures in health psychology: A user’s portfolio. Causal and control beliefs (pp. 35–37). Windsor, England: NFER-NELSON, 1995. SCHWARZER, R.; HALLUM, S. Perceived teacher self-efficacy as a predictor of job stress and burnout: mediation analyses . Applied Psychology, v. 57, p. 152-171, 2008. SCHUNK, D. H. Self-efficacy and education and instruction. In: J. E. Maddux (Org.), Self-efficacy, adaptation, and adjustment: Theory, research, and application New York: Plenum Press. pp. 281-301. 1995. SOUZA, I.; SOUZA, M. A. Validação da escalas de auto eficácia geral percebida. Revista Universidade Rural, Série Ciências Humanas. V. 26, n. 1-2, p. 12-17, 2004. SOUSA, Antônia de A.; LIMA, Claude R. G. de; OLIVEIRA, Elenilce G. de. Política pública para a educação profissional e tecnológica no Brasil. Fortaleza: Edições UFC, 2011. TAMAYO,A. A cultura nas organizações. Porto Alegre:Armed Editora, 2004. TARDIF, Maurice; LASSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, tradução de João Batista Kreuch. 5ªed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. TITTONI, J. & NARDI, HC. Saúde mental e trabalho: reflexões a partir de estudos com trabalhadores afastados do trabalho por adoecimento profissional. In JACQUES, MGC, et al org. Relações sociais e ética (online). Rio de Janeiro: Centro de Pesquisas Sociais, 2008. P70-80.ISBN: 978-85-99662-89-2.Dispónível em http://bools.scielo.org. pdf. Acesso em 15 de junho de 2015. ZANELLI, José C.,BORGES-ANDRADE, Jairo; BASTOS, Antônio V. B. (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/68824/2015%20-%20Roselis%20Bastos%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5534
dc.originais.provenanceSubmitted by Leticia Schettini (leticia@ufrrj.br) on 2022-04-11T13:18:24Z No. of bitstreams: 1 2015 - Roselis Bastos da Silva.pdf: 2336898 bytes, checksum: 881395e9da664206f0b7d564bb1fdba0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-11T13:18:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Roselis Bastos da Silva.pdf: 2336898 bytes, checksum: 881395e9da664206f0b7d564bb1fdba0 (MD5) Previous issue date: 2015-09-11eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Roselis Bastos da Silva.pdf2015 - Roselis Bastos da Silva2.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.