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dc.contributor.authorRodrigues, Alessandra Sarmento
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:21Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:21Z-
dc.date.issued2010-09-27
dc.identifier.citationRODRIGUES, Alessandra Sarmento. A educação inclusiva na perspectiva da teoria das representações sociais: concepções de docentes e discentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas. 2010. 105 f. Dissertação ( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12304-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo investigar a representação social de docentes e discentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas, referente à inclusão de pessoas com deficiência em suas dependências. A educação inclusiva, em seu sentido pleno constitui ainda um grande desafio para a sociedade moderna. Apesar de o Brasil dispor de um significativo aparato legal que dá suporte a inclusão, nota-se que a prática difere da teoria, uma vez que ainda a muito a se fazer para que a inclusão realmente aconteça, envolvendo a necessidade uma ação conjunta de todos os ramos da sociedade. Considerando a temática da Inclusão, foi utilizada como suporte teórico desta pesquisa a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se como instrumentos a técnica de Evocação Livre, associada a um questionário. Os dados foram analisados com base no software EVOC, que auxiliou apresentando a possível centralidade dos elementos da representação social e a analise do questionário segundo as orientações de Bardin. Finalmente os dados da pesquisa foram analisados a luz da bibliografia estudada apontado a representação social de docentes e discentes do IFNMG – Campus Salinas acerca da inclusão de pessoas com deficiência em suas dependências. O resultado da pesquisa auxilia no entendimento de questões relacionadas ao surgimento e manutenção de preconceitos; analise dos desafios, possibilidades e estratégias para a efetiva inserção e permanência de alunos com deficiência na rede de Educação Profissional e Tecnológica; em prol do discurso atual de respeito à diversidade, manifestando-se em ações significativaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDeficientespor
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectInclusive Educationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDisabledeng
dc.titleA educação inclusiva na perspectiva da teoria das representações sociais: concepções de docentes e discentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinaspor
dc.title.alternativeInclusive education in the perspective of social representations theory: conceptions of faculty members and students of the Federal Institute of Northern Minas Gerais - Salinas Campuseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to investigate the social representation of teachers and students of the Federal Institute of Northern Minas Gerais - Campus Salinas, referring to the inclusion of disabled people on its premises. Inclusive education in its fullest sense remains a major challenge to modern society. Although Brazil have a significant legal apparatus that supports inclusion, note that the practice differs from theory, since there is a lot to do to make inclusion happen really, involving the need for a joint action by all branches of society. Considering the theme of Inclusion, was used as the theoretical support of this research the Theory of Representations of Serge Moscovici. To achieve our objective, we used the technique as a means of free recall, combined with a questionnaire. Data were analyzed using the software EVOC, who helped present the possible elements of the centrality of social representation and analysis of the questionnaire under the guidance of Bardin. Finally the data were analyzed in light of the literature studied pointed to the social representation of teachers and students of IFNMG - Campus Salinas about the inclusion of disabled people on its premises. The search result helps to understand issues related to the emergence and maintenance of prejudice; analyze the challenges, opportunities and strategies for effective integration and retention of students with disabilities in the network of Professional Education and Technology, on behalf of the current discourse of respect for diversity, manifesting itself in meaningful actioneng
dc.contributor.advisor1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7130312932739910por
dc.contributor.referee1Naiff, Denis Giovani Monteiro
dc.contributor.referee2Gonçalves, Silvia Maria Melo
dc.contributor.referee3Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.creator.ID849.778.176-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4643449519123201por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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