Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFaria, Barbara Aline Almeida
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:27Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:27Z-
dc.date.issued2012-09-27
dc.identifier.citationFARIA, Barbara Aline Almeida. A política de assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-Campus Confresa: entre o pedagógico e o social. 2012. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12310-
dc.description.abstractEste trabalho visa estudar a Política de Assistência Estudantil, analisando os aspectos positivos, ou negativos e os seus impactos no IFMT Campus Confresa. Compreender quais as dificuldades de não ter uma política de assistência estudantil definida, e porque não há uma descentralização na elaboração desta, ou seja, porque os campi não podem construir sua política, uma vez que, nós sabemos das nossas necessidades. Os entraves burocráticos de se desenvolver a política para quem necessita dela, neste caso nossos alunos. Apresentando a realidade histórica da região do baixo Araguaia, uma região antagônica, de brigas entre fazendeiros e posseiros, indígenas, e com grande participação nacional por meio de representações sociais. Busco também trazer neste trabalho a participação do profissional em serviço social na busca pela garantida de direitos, sua contribuição na elaboração das políticas sociais e desmistificando sua atuação profissional numa instituição de ensino. O assistente social há anos vem buscando seu espaço nesta área e nas últimas décadas vem garantindo seu espaço, porém, muitos ainda têm dúvidas sobre suas atribuições. O assistente social trabalha com políticas públicas e não com assistencialismo.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica Socialpor
dc.subjectAssistência Estudantilpor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectdireitos sociaispor
dc.subjectSocial Policyeng
dc.subjectStudent Assistanceeng
dc.subjectSocial Serviceseng
dc.subjectsocial rightseng
dc.titleA política de assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-Campus Confresa: entre o pedagógico e o socialpor
dc.title.alternativeThe student assistance policy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso-Campus Confresa: between the pedagogical and the social.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to study the Student Assistance Policy, analyzing the positive or negative and their impacts on Campus IFMT Confresa. Understand some of the difficulties of not having a policy to assist student defined, and because there is decentralization in the preparation of this, namely because the campuses can not build your policy, since we know our needs. Bureaucratic obstacles to develop policy for those who need it, in this case our students. Introducing the historical reality of the Lower Araguaia, a region antagonistic fights between farmers and squatters, indigenous, and with great national participation through social representations. Also seek to bring this work to the professional participation in social work in pursuit of guaranteed rights, their contribution in the development of social policies and demystifying their professional performance in an educational institution. The social worker for years been seeking their space in this area and in recent decades has guaranteed its place, but many still have doubts about their assignments. The social worker works with public policy and not welfare.eng
dc.contributor.advisor1Andrade, Flávio Anicio
dc.contributor.advisor1ID002.797.708-69por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8429084870602622por
dc.contributor.referee1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.referee2Senra, Alvaro de Oliveira
dc.creator.ID000.197.701-62por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7788770767955201por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBOURDIEU, Pierre. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In NOGUEIRA, M. A. & CATANI, Afrânio (Org.) Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998. BOURDIEU, Pierre. Sociologia. ORTIZ, R. (Org.) São Paulo: Ática, 1994. (Coleção Grandes Cientistas Sociais). Brandão, Carlo Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. -(Coleção primeiros passos; 20) BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nº. 9394 de 20 de Dezembro de 1996. ______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Governo Federal, 1990. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 1988. In: Coletânea de Leis. CRESS 18ª Região. Sergipe: Cortez, 2004. FINK, Arthur E. Serviço social escolar en los Estados Unidos. Buenos Aires, Humanitas, 1977. 109p. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. (Coleção temas sociais). NOGUEIRA , Cláudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE PIERRE BOURDIEU: Limites e Contribuições. Artigo revista Educação e Sociedade. Abril, 2002. IFMT. Plano de Desenvolvimento Institucional/PDI. 2010 - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O Papel das políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da realidade. AATR-BA, 2002por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14743/2013%20-%20Barbara%20Aline%20Almeida%20Faria.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17456/2013%20-%20Barbara%20Aline%20Almeida%20Faria.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23804/2013%20-%20Barbara%20Aline%20Almeida%20Faria.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30120/2013%20-%20Barbara%20Aline%20Almeida%20Faria.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36590/2013%20-%20Barbara%20Aline%20Almeida%20Faria.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42936/2013%20-%20Barbara%20Aline%20Almeida%20Faria.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49342/2013%20-%20Barbara%20Aline%20Almeida%20Faria.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55728/2013%20-%20Barbara%20Aline%20Almeida%20Faria.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3501
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-05-07T14:27:16Z No. of bitstreams: 1 2013 - Barbara Aline Almeida Faria.pdf: 2871320 bytes, checksum: 440b458de73911ea56fe453dfad39fab (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-07T14:27:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Barbara Aline Almeida Faria.pdf: 2871320 bytes, checksum: 440b458de73911ea56fe453dfad39fab (MD5) Previous issue date: 2012-09-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Barbara Aline Almeida Faria.pdf2013 - Barbara Aline Almeida Faria2.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.