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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12310
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A política de assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-Campus Confresa: entre o pedagógico e o social |
Título(s) alternativo(s): | The student assistance policy at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso-Campus Confresa: between the pedagogical and the social. |
Autor(es): | Faria, Barbara Aline Almeida |
Orientador(a): | Andrade, Flávio Anicio |
Primeiro membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Segundo membro da banca: | Senra, Alvaro de Oliveira |
Palavras-chave: | Política Social;Assistência Estudantil;Serviço Social;direitos sociais;Social Policy;Student Assistance;Social Services;social rights |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 27-Set-2012 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | FARIA, Barbara Aline Almeida. A política de assistência estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-Campus Confresa: entre o pedagógico e o social. 2012. 57 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012. |
Resumo: | Este trabalho visa estudar a Política de Assistência Estudantil, analisando os aspectos positivos, ou negativos e os seus impactos no IFMT Campus Confresa. Compreender quais as dificuldades de não ter uma política de assistência estudantil definida, e porque não há uma descentralização na elaboração desta, ou seja, porque os campi não podem construir sua política, uma vez que, nós sabemos das nossas necessidades. Os entraves burocráticos de se desenvolver a política para quem necessita dela, neste caso nossos alunos. Apresentando a realidade histórica da região do baixo Araguaia, uma região antagônica, de brigas entre fazendeiros e posseiros, indígenas, e com grande participação nacional por meio de representações sociais. Busco também trazer neste trabalho a participação do profissional em serviço social na busca pela garantida de direitos, sua contribuição na elaboração das políticas sociais e desmistificando sua atuação profissional numa instituição de ensino. O assistente social há anos vem buscando seu espaço nesta área e nas últimas décadas vem garantindo seu espaço, porém, muitos ainda têm dúvidas sobre suas atribuições. O assistente social trabalha com políticas públicas e não com assistencialismo. |
Abstract: | This work aims to study the Student Assistance Policy, analyzing the positive or negative and their impacts on Campus IFMT Confresa. Understand some of the difficulties of not having a policy to assist student defined, and because there is decentralization in the preparation of this, namely because the campuses can not build your policy, since we know our needs. Bureaucratic obstacles to develop policy for those who need it, in this case our students. Introducing the historical reality of the Lower Araguaia, a region antagonistic fights between farmers and squatters, indigenous, and with great national participation through social representations. Also seek to bring this work to the professional participation in social work in pursuit of guaranteed rights, their contribution in the development of social policies and demystifying their professional performance in an educational institution. The social worker for years been seeking their space in this area and in recent decades has guaranteed its place, but many still have doubts about their assignments. The social worker works with public policy and not welfare. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12310 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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