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dc.contributor.authorAquino, Rafael Norberto de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:28Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:28Z-
dc.date.issued2012-09-21
dc.identifier.citationAQUINO, Rafael Norberto de. Aspectos psicossociais da educação ambiental no Curso Técnico em Agropecuária do câmpus Colorado do Oeste - RO. 2012. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12311-
dc.description.abstractEsta pesquisa realizou-se no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Câmpus Colorado do Oeste no ano letivo de 2010/2011 com 96 estudantes do curso Técnico em Agropecuária sendo 56 da primeira série e 40 da terceira série, com a finalidade de identificar os valores ambientais que os sujeitos e a instituição têm a respeito da atividade agropecuária e seus possíveis impactos na região. Para isso a metodologia escolhida para o trabalho foi inspirada nos estudos recentes da psicologia social, da antropologia e das ciências sociais sobre as representações sociais e a técnica utilizada foi a do “Discurso do Sujeito Coletivo” (DSC), Lefèvre e Lefèvre (2005), que permite a realização de pesquisas de modo qualiquantitativo através da aplicação de questionários com perguntas abertas e por meio de um levantamento fotográfico do Câmpus. Foram aplicados 56 questionários para os estudantes que estavam iniciando o curso e 40 para os que estavam concluindo. Concluída a aplicação e a análise dos instrumentos da pesquisa, somados a vivência na instituição, observou-se que há necessidade urgente de introduzir assuntos ambientais na formação dos técnicos em agropecuária do IFRO – Câmpus Colorado do Oeste para que eles possam ter condições de realizar suas atividades não somente técnica agropecuária como também com responsabilidade ambiental nas tomadas de decisões no dia-dia.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImpactos Ambientaispor
dc.subjectMeio Ambientepor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectEnvironmental Impacteng
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectSocial Representationspor
dc.titleAspectos psicossociais da educação ambiental no Curso Técnico em Agropecuária do câmpus Colorado do Oeste - ROpor
dc.title.alternativePsychosocial aspects of environmental education in Technical Course in Agricultural campus of Colorado do Oeste - ROeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was conducted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondonia - Colorado do Oeste Campus in the academic year of 2010/2011 with ninety-six students of the Farming Technician course fifty six from first series, an forty from the third series with the aim of identifying environmental values that the institution and subjects have about the farming activities and their possible impacts in the region. The methodology chosen for this work was inspired by recent studies of social psychology, anthropology and social sciences on the social representations and the technique used was the "Collective Subject Discourse" (DSC), Lefèvre and Lefèvre (2005), which allows to conduct this research in a qualified way through questionnaires with open questions and through a photographic survey of the Campus. Were applied fifty-six questionnaires for students who were starting the course and forty for those who were concluding. Completed the application and analysis of research instruments, plus live in the institution, it was observed that there is an urgent need to introduce environmental issues in the training of technicians in the agricultural IFRO - Colorado do Oeste Campus so that they may be able to carry out their activities in agriculture not only technical but also with environmental responsibility in decision making in day to day.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor1ID627.079.737-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Oliveira, Ivone Adelina de
dc.contributor.referee2Moura, Geraldo Jorge Barbosa de
dc.creator.ID723.504.232-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3745450552005911por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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