Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Aldemira Ferreira da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:33Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:33Z-
dc.date.issued2013-04-24
dc.identifier.citationSilva, Aldemira Ferreira da. O político e o pedagógico: análise das enunciações dos docentes e dos discentes do curso Técnico em Agropecuária.. 2013. 60 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12316-
dc.description.abstractA formação profissional do Técnico em Agropecuária é discutida neste trabalho considerando os aspectos políticos e pedagógicos envolvidos no processo educacional. Esta pesquisa teve como objetivo investigar, através das enunciações dos docentes e discentes, a efetivação da política de integração da Educação Profissional com a Educação Básica no cotidiano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campus Confresa, especificamente no Curso Técnico em Agropecuária. Os instrumentos adotados para a coleta dos dados constituíram-se em entrevista com os docentes, questionário aplicado aos alunos e análise documental com o estudo do perfil dos discentes inseridos no Projeto Pedagógico do Curso. Procurou-se identificar, através dos discursos dos discentes e dos docentes, os sentidos que eles atribuem à relação trabalho e educação. Concluiu - se este trabalho apresentando alternativas para a formação do profissional Técnico em Agropecuária e também se chama a atenção para a necessidade de investimentos na formação pedagógica dos docentes ingressos no magistério, para atuar na Educação Profissional.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectEducação Agrícolapor
dc.subjectCurrículo Integradopor
dc.subjectTrabalho e Perfil Profissionalpor
dc.subjectEducational Policyeng
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectIntegrated Curriculumeng
dc.subjectWork and Professional Profileeng
dc.titleO político e o pedagógico: análise das enunciações dos docentes e dos discentes do curso Técnico em Agropecuária.por
dc.title.alternativeThe political and pedagogical: analysis of teachers and students´speech of the Agricultural Technician Course.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Technical Agriculture formation is discussed in this paper, considering the political and pedagogical aspects involved in this educational process. The aim of this research is to investigate, through the speech of teachers and students, how the integration policy of Professional Education with Basic Education works in the daily of Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT) Confresa campus, specifically in the Technical Agriculture Course. The instruments adopted for data collection consisted in interviews with teachers, application questionnaire with students and analysis of the Pedagogical Project Course. The research tried to identify, by the speeches of students and teachers, the perception that they have had with the relationship between work and education. Concluded this research presenting alternatives to the formation of professional Agricultural Technician and, also, to the need for investments in pedagogical training for teachers in Professional Education.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.contributor.advisor1ID012.549.947-77por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955por
dc.contributor.referee1Leite Filho, Aristeo Gonçalves
dc.contributor.referee2Gouvêa, Fernando Cesar Ferreira
dc.creator.ID816.992.551-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4055331050572147por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES, G.; MOREIRA, J.; PUZIOL, J. Educação profissional e ideologia das competências: elementos para uma crítica da nova pedagogia empresarial sob a mundialização do capital. Educere et Educare – Revista de Educação ISSN: 1981-4712 (eletrônica) — 1809-5208 (impressa) Vol. 4 – Nº 8 – 2º Semestre de 2009. ALVES, Giovani. Dimensões da Reestruturação Produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2ª edição – Londrina: Praxis; Bauru: Canal 6, 2007. APPLE, Michael W. Currículo, poder e lutas: com a palavra os subalternos. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. – Porto Alegre : Artmed, 2008. ______. Ideologia e Currículo. Tradução Vinicius Figueira. – 3ª Ed. – Porto Alegre: Artmed, 2006. ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. – Petrópolis, R: Vozes, 2011. BRASIL, Lei Federal nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Brasília. Disponível em <http://portal.mec.gov.br.> acesso em 12/06/12. BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2007. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. 76 p. BRASIL. Constituição Federal de 1937. Artigo 29. Disponível em: </http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1765/constituicao_1937_texto.pdf?sequen ce=4> acesso em 11/03/2013. CHEN, Jyh-Jia. Lutando por reconhecimento: O Estado, os movimentos de oposição e as mudanças curriculares. In: APPLE, Michael W, BURAS, Kristen L & Colaboradores. Currículo, poder e lutas: com a palavra os subalternos. Tradução Ronaldo Cataldo Costa. – Porto Alegre: Artmed, 2008. DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. – São Paulo: Atlas, 2000. FERREIRA, Marieta de Moraes & AMADO, Janaina (org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 1996. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Os saberes necessários à prática educativa. SP: Paz e Terra, 1997. FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. – São Paulo: Cortez, 2005. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: Um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômica - social capitalista/ Gaudêncio Frigotto. – 9. Ed. – São Paulo: Cortez, 2010. 51 IBGE. Municípios Brasileiros. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1> acesso em 18/03/13. KUENZER, Acácia Zeneida. Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. – 6 ed. – São Paulo : Cortez, 2009. MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci: Americanismo e conformismo. [Tradução Willian Laços]. – Campinas, SP: Editora Alínea, 2008. - - (Coleção educação em debate) MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci. - - tradução: Paolo Nosella. – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 154 p.: il. – (Coleção Educadores). MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento; tradução Eloá Jacobina. – 8ª Ed. – Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128 p. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. – 2. Ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF : Unesco, 2000. NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. – 4ª Ed. – São Paulo : Cortez, 2010. OLIVEIRA, Ramon. O Ensino Médio em questão: A análise de uma História recente. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v. 34, n.1, jan./abr. 2008. OLIVEIRA, Ramon. Possibilidades do Ensino Médio Integrado diante do financiamento da educação pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p. 051-066, jan./abr. 2009. PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMT. 2009. PPC. Projeto Político Pedagógico. IFMT. Campus Confresa. 2009. PORTELLI, Alessandro. Tentando Aprender um pouquinho. Algumas Reflexões sobre a ética na História Oral. Revista o Programa de Estudos Pós-Graduados em história e do Departamento de História. PUC- SP. Campinas: São Paulo, Nº 15, abril de 1997, p. 13-49. RAMOS, Marise Nogueira. O "Novo" Ensino Médio à Luz de Antigos Princípios: Trabalho, Ciência e Cultura. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/292/boltec292c.htm. acesso em 20/06/12. SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Política, trabalho e conhecimento no “novo ensino médio”. Dossiê - Ensino Médio, Trabalho Necessário, Ano 05, Nº 5, 2007. SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 n. 34 jan./abr. 2007. 52 ______. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETI, C. ET AL (org). In: Novas tecnologias, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. SOARES, A. M. D. Ensino técnico e formação profissional: trajetórias, movimentos, contrapontos e perspectivas. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrárias - RETTA, v. 01, p. 41-59, 2010. SOUZA, José dos Santos (org.). Trabalho, qualificação e políticas públicas. - Rio de Janeiro : 7 Letras, 2011. 222 p. ______, José dos Santos. A “nova” cultura do trabalho e seus mecanismos de obtenção do consentimento operário: os fundamentos da nova pedagogia do capital, 2003. In “Desafios do Trabalho”. Maringá: Práxis, 2003. YOUNG, Michael F. D. O currículo do futuro da “nova sociologia da educação” a uma teoria crítica do aprendizado. Tradução Roberto Leal Ferreira. – Campinas, SP: Papirus, 2000. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedpor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14739/2013%20-%20Aldemira%20Ferreira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17438/2013%20-%20Aldemira%20Ferreira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23824/2013%20-%20Aldemira%20Ferreira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30124/2013%20-%20Aldemira%20Ferreira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36488/2013%20-%20Aldemira%20Ferreira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42946/2013%20-%20Aldemira%20Ferreira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49290/2013%20-%20Aldemira%20Ferreira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55762/2013%20-%20Aldemira%20Ferreira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3500
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-05-07T13:45:00Z No. of bitstreams: 1 2013 - Aldemira Ferreira da Silva.pdf: 852145 bytes, checksum: 614944d1a1dd04cf821fe4696ab8f225 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-07T13:45:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Aldemira Ferreira da Silva.pdf: 852145 bytes, checksum: 614944d1a1dd04cf821fe4696ab8f225 (MD5) Previous issue date: 2013-04-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Aldemira Ferreira da Silva.pdf2013 - Aldemira Ferreira da Silva832.17 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.