Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12316
Tipo do documento: Dissertação
Título: O político e o pedagógico: análise das enunciações dos docentes e dos discentes do curso Técnico em Agropecuária.
Otros títulos: The political and pedagogical: analysis of teachers and students´speech of the Agricultural Technician Course.
Autor: Silva, Aldemira Ferreira da
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Leite Filho, Aristeo Gonçalves
Segundo membro da banca: Gouvêa, Fernando Cesar Ferreira
Palabras clave: Política Educacional;Educação Agrícola;Currículo Integrado;Trabalho e Perfil Profissional;Educational Policy;Agricultural Education;Integrated Curriculum;Work and Professional Profile
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 24-abr-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: Silva, Aldemira Ferreira da. O político e o pedagógico: análise das enunciações dos docentes e dos discentes do curso Técnico em Agropecuária.. 2013. 60 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: A formação profissional do Técnico em Agropecuária é discutida neste trabalho considerando os aspectos políticos e pedagógicos envolvidos no processo educacional. Esta pesquisa teve como objetivo investigar, através das enunciações dos docentes e discentes, a efetivação da política de integração da Educação Profissional com a Educação Básica no cotidiano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) campus Confresa, especificamente no Curso Técnico em Agropecuária. Os instrumentos adotados para a coleta dos dados constituíram-se em entrevista com os docentes, questionário aplicado aos alunos e análise documental com o estudo do perfil dos discentes inseridos no Projeto Pedagógico do Curso. Procurou-se identificar, através dos discursos dos discentes e dos docentes, os sentidos que eles atribuem à relação trabalho e educação. Concluiu - se este trabalho apresentando alternativas para a formação do profissional Técnico em Agropecuária e também se chama a atenção para a necessidade de investimentos na formação pedagógica dos docentes ingressos no magistério, para atuar na Educação Profissional.
Abstract: The Technical Agriculture formation is discussed in this paper, considering the political and pedagogical aspects involved in this educational process. The aim of this research is to investigate, through the speech of teachers and students, how the integration policy of Professional Education with Basic Education works in the daily of Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT) Confresa campus, specifically in the Technical Agriculture Course. The instruments adopted for data collection consisted in interviews with teachers, application questionnaire with students and analysis of the Pedagogical Project Course. The research tried to identify, by the speeches of students and teachers, the perception that they have had with the relationship between work and education. Concluded this research presenting alternatives to the formation of professional Agricultural Technician and, also, to the need for investments in pedagogical training for teachers in Professional Education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12316
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013 - Aldemira Ferreira da Silva.pdf2013 - Aldemira Ferreira da Silva832.17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.