Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Pável Correia da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:36Z-
dc.date.issued2012-09-24
dc.identifier.citationCOSTA, Pável Correia da. Educação ambiental e conservação de recursos hídricos: a problemática do processo de ensino-aprendizagem do Instituto Federal Goiano - campus Urutaí ao córrego Palmital. 2012. 96 f. Tese ( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12319-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho foi promover uma educação ambiental voltada para a conservação de recursos hídricos, utilizando o processo de ensino-aprendizagem, referente a prática da suinocultura, aplicados aos alunos do ensino médio integrado a pecuária. O presente trabalho é constituído por três fases. Na primeira fase foi realizado um questionário semi-estruturado para avaliação do nível de conhecimento dos alunos a respeito da degradação sofrida pelo córrego Palmital, decorrente dos dejetos produzidos pelos suínos, sendo realizada uma apreciação e discussão a respeito da degradação sofrida pelos recursos hídricos na atualidade, utilizando como exemplo os impactos gerados pelo setor suínicola da instituição. Na segunda fase implantou-se um sistema de educação ambiental, de forma interdisciplinar, voltada para a conservação dos recursos hídricos, trabalhada nas disciplinas de biologia, química, geografia e suinocultura. Esse trabalho de interdisciplinaridade foi realizado no período de agosto a dezembro de 2011, com visitações frequentes ao setor dos suínos e córrego Palmital, com o objetivo de se observar possíveis impactos gerados ao córrego pela prática da suinocultura, para fins de ensino. Foram realizadas ministrações pelos professores das disciplinas envolvidas, de conteúdos relacionados com as problemáticas da degradação dos recursos hídricos, cada um na sua área de conhecimento. Também nessa fase foram feitas análises físico-químicas em vários pontos do córrego Palmital, com o objetivo de demonstrar aos alunos uma possível contaminação do córrego pelos dejetos dos suínos. Na terceira fase desse trabalho, foi realizado novo questionário com o objetivo de se avaliar novamente o nível de conhecimento dos alunos envolvidos no trabalho, após as ações promovidas durante a segunda fase.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSuinoculturapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectDegradação Hídricapor
dc.subjectSwineeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectWater Degradationeng
dc.titleEducação ambiental e conservação de recursos hídricos: a problemática do processo de ensino-aprendizagem do Instituto Federal Goiano – campus Urutaí ao córrego Palmital.por
dc.title.alternativeEnvironmental education and conservation of water resources: the problem of the teaching-learning process of the Federal Institute Goiano - campus Urutaí the stream Palmital.eng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThe aim of this work was to promote an environmental education focused on water conservation, using the teaching-learning process, regarding the practice of swine, applied to high school students integrated to livestock. This work consists of three phases. In the first phase was carried out semi-structured questionnaire to assess the level of students' knowledge about the degradation suffered by the stream Palmital, resulting from manure produced by pigs who had undergone a review and discussion regarding the degradation suffered by the water resources in actually using the example of the impact caused by the pig sector institution. In the second phase they implemented a system of environmental education in an interdisciplinary way, toward the conservation of water resources, worked in the disciplines of biology, chemistry, geography, and swine. This interdisciplinary work was conducted from August to December 2011, with frequent visitations to the swine industry and stream Palmital, in order to observe possible impacts to the stream generated by the practice of pork, for teaching purposes. Were performed ministrations by the teachers of the disciplines involved, relationship content with the problems of degradation of water resources, each in his area of expertise. Also at that stage physicochemical analyses were made at various points of the stream Palmital, aiming to demonstrate to students a possible contamination by swine waste stream. In the third phase of this work, we carried out another questionnaire in order to reassess the level of knowledge of the students involved in the work, after the actions taken during the second phaseeng
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lenicio
dc.contributor.advisor1ID281.483.987-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9874743182713749por
dc.contributor.advisor-co1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee1Zau, André Scarambone
dc.contributor.referee2Pereira, Isabel Brasil
dc.creator.ID816.836.341-87por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7832860190510303por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABSY, M. L.; ASSUNÇÃO, F. N. A.; FARIA, Sueli Correia de (orgs.). Avaliação de impacto ambiental: agentes sociais, procedimentos e ferramentas. - Brasília : Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, 1995. 136p. ADAMS, B. G. PROJETO APOEMA: Educação Ambiental. Disponível em: <www.apoema.com.br>. Acessado em 20 ago. 2011 ANDREOTTI, M [et al]. Occupational status and cancer of the oral cavity and oropharynx. Caderno Saúde Pública. v. 22, n. 3. Rio de Janeiro, 2006. AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION (APHA) Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 19.ed. Washington: American Public Health Association, 1995. ASSIS, F. O. Bacia hidrográfica do Rio Quilombo: Dejetos de suínos e impactos ambientais. Revista Rá e Ga. n. 8, Curitiba: Editora UFPR, 2004. p. 107-122. BARROS, F. G. N., AMIN, M. M. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional. Vol. 4, n. 1, p. 75-108, 2008. BELLAVER, I.H.H. Percepção do conhecimento sobre sustentabilidade ambiental entre técnicos agrícolas e produtores rurais na região oeste do estado de Santa Catarina. Curitiba, 2001. 88p. Dissertação (Mestre em Tecnologia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. BHATIA, R.; BATHIA, M. Water and poverty alleviation: the role of investments and policy interventions. In: ROGERS, P. P. Water crisis: myth or reality? London: Fundación Marcelino Botín, Taylor & Francis, 2006. p.197-220. BJERRE, H. L.; [et al]. Experimental procedures caracterizing transformations of wastewater organic matter in the emscher river. In: Water Science & Technology. v. 31. London, 1995. P. 201-212. BARLOW, M. CLARK,T. Ouro Azul: Como a Grandes Corporações Estão se Apoderando da Água Doce do Nosso Planeta. São Paulo M. Books, 2003. BOFF, L. Saber Cuidar: ética do ser humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 1999. BORGES, B. G. O Despertar dos Dormentes. Goiânia: Editora da UFG, 1990. BRAILE, P. M.; CAVALCANTI, J. E. W. A. Manual de tratamento de águas residuárias industriais. São Paulo: CETESB, 1993. 764p. BRANCO, S. M. Poluição: a morte dos nossos rios. São Paulo: Manole, 1972. 115p. 58 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado,1998.(livro) Caso tenha visto o link do planalto, colocar o site e o acesso. Retirar o ano e o senado. BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília. BRESSAN, Delmar. Gestão racional da natureza. São Paulo: Hucitec, 1996. CAMPOS, A. T. C. Análise da adequação ambiental e manejo dos dejetos de instalações para suinocultura em propriedades na região oeste do Paraná. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S010-69162007000400001& lng=pt&nrm=iso>. Acessado em: 11 jun. 2012. Cartilha para licenciamento ambiental (Instituto Ambiental do Paraná). CARVALHO, I. C. M. A invenção do sujeito ecológico: identidade e subjetividade na formação dos educadores ambientais. In: SATO, M.; CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 51 – 63. COOKSON, W. R.; CORNFORTH, I. S. Dicyandiamide slows nitrification in dairy cattle urine patches: effects on soil solution composition, soil pH and pasture yield. In: Soil Biology & Bioquimistryv. 34. London: Oxford, 2002.p. 1461-1465. Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Resolução nº 001/86, de 23 de janeiro de 1986. Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Resolução nº 357, de 17 de março de 2005. Disponível em: <www.cnpma.embrapa.br/projetos/ecoagua/princip/conama.doc> Acessado em: 10 jun. 2012. CHRISTMANN, A. Manejo dos dejetos de suínos em bioesterqueira em Santa Catarina. EPAGRI. 1989. DALMAZO, G. S.; BAZI, S. M.; OLIVEIRA, P. A. V. de. Biodigestores. In: MIRANDA, Claudio Rocha de (org). Dia de Campo: suinocultura e meio ambiente: termo de ajuste de condutas da suinocultura. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2009. DARTORA, V. Manejo de Dejetos de Suínos. Boletim Informativo de Pesquisa – EMBRAPA Suíno e Aves e Extensão – EMATER-RS. Ano 7, n. 11, março/1998. DIESEL, R.; MIRANDA, R. C.; PERDOMO, C. C.; Coletânea de tecnologias sobre dejetos suínos Boletim Informativo de Pesquisa - Embrapa Suínos e Aves e Extensão - EMATER/RS, 2002. DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2ed. São Paulo: Cortez Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2003. 59 DREW, D. Processos interativos homem-meio ambiente. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil Ltda. 2002. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural-DF.EMATER-D Informações básicas sobre suinocultura no DF. Brasília, DF, 2002. FERNANDES, C.; SANTOS FILHO, M. Esgotos sanitários. João Pessoa: Ed. Universitária, 1997. 434p. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. ______. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. ______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. GALDEAN, N.; CALLISTO, M. & BARBOSA, F.A.R. 2000. Lotic ecosystem of Serra does Cipó, southeastern Brazil: water quality and a tentative classification based on the benthic macro invertebrate community. Aquatic Ecosystem Health & Management 3:545-552. GLEICK, P. H. The world’s water. Report on Freshwater Resources. Cicada: Island Press, 2000. 315p. GUIVANT, J. S.; MIRANDA, C. As duas caras de Jano: Agroindústrias e agricultura familiar diante da questão ambiental. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.16, n. 3, p.85- 128, 1999. GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. 6ª ed. São Paulo: Papirus Editora, 2005. HOUK, V. S. The genotoxicity of industrial wastes and effluents: a review. Mutat. Res. 277:91-138, 1992. IRIAS, L. J. M. et al. Avaliação de impacto ambiental de inovação tecnológica agropecuária. Revista Agricultura de São Paulo, SP, v. 51, n. 1, p. 23-39, jan./jun. 2004. KATO, M; GARCIA, EG; WÜNSCH, Filho W. Exposição a agentes químicos e a saúde do trabalhador. Rev. Bras.Saúde Ocup. 32(116):6-10, 2007. KONZEN, E. A. Manejo e utilização de dejetos de suínos. Concórdia: EMBRAPA/CNPSA, 1983. 32p. KUNZ, A.; HIGARASHI, M. M.; OLIVEIRA, P. A. Tecnologias de manejo e tratamento de dejetos de suínos estudadas no Brasil. In: Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 22, n. 3, p. 651-665, set./dez. 2005. ______. Uma abordagem para a questão do nitrogênio e maus odores em dejetos suínos. In: Coletânea de Seminários 2002. Concórdia: Embrapa Suínos e Aves, 2002, 98p. LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001. 60 LEITE, I. C. G.; PAUMGARTTEN, F. J. R.; KOIFMAN, S. Exposição a agentes químicos na gravidez e fendas labiopalatinas no recém-nascido. Cad. Saúde Pública 18(1):17-31, 2002. MAGALHAES JR., A. Variáveis e desafios do processo decisório no contexto dos Comitês de Bacia hidrográfica no Brasil. Ambient. soc. [online]. 2001, n.8, pp. 21- 48. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2001000800003.> Acessado em 05 jun. 2012. MANO, E. B. [et al]. Meio ambiente, poluição e reciclagem. Cidade: Edgard Blücher, 2005. MARIANO, B. N. Geografia: textos, contextos e pretextos para o planejamento ambiental. Guarabira: Gráfica São Paulo, 2003. MELLO, S. C. A; FRUCHTENGARTEN, L. Riscos químicos ambientais à saúde da criança. J. Pediatr. 81(5):205-211, 2005. MARTINS, L. G., Investigação epidemiológica em plantio de alface. 2003. 106p. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2003. MEURER, E. J.; BISSANI, C. A.; SELBACH, P. A. Poluentes do solo e do ambiente In: MEURER, E. J. (Ed.) Fundamentos de química do solo. Porto Alegre: Genesis, 2000. p. 151-156. MILLER, E.L. Symposium on nitrogen utilization by the ruminant. Evaluation of foods as sources of nitrogen and amino acids. Proc. Nutr. Soc., 1973, 32(2):79. MYSLINSKI, E. and GINSBURG, W.: 1977. Macroinvertebrates as indicators of pollution. American Water Works Association Journal, 69: 538–544. NICOLAIEWSKY [et al]. Sistemas de produção de suínos. In: Suinocultura intensiva: produção, manejo e saúde do rebanho. Brasília, DF: EMBRAPA, 1998. Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. Água e Saúde. Brasil. 2001. PÁDUA, S. M. Uma Pesquisa em Educação Ambiental: a conservação do mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus). In: Manejo e Conservação de Vida Silvestre no Brasil, 1997. PERDOMO, C. C. Sugestões para o manejo, tratamento e utilização de dejetos suínos. Concórdia: EMBRAPA Suínos e Aves, 1998. PLANETA ORGÂNICO – O meio ambiente e sua efetiva conservação. Disponível em <http//www.planetaorganico.com.br>. Acessado em: 10 jan. 2012. 61 PORTUGAL, G. Educação ambiental desde a base. Mar. 1997. Disponível em: <www.gpca.com.br/Gil/art24.html> Acessado em 02 set. 2011 PRÜSS-ÜSTÜN A, [et al]. Safer water, better health: costs, benefits and sustainability of interventions to protect and promote health. Geneva: World Health Organization, 2008. 60 p. QUADRADO, A.; VERGARA, R. Vai faltar água? In: Revista Superinteressante, n. 189.jun. Abril, 2003. REBOUÇAS, A. C. Gestão das Águas - A sede Zero. In: Revista Ciência e Cultura - Temas e tendências, SBPC; ano 55; n. 4; out/nov/dez. Cidade: Editora, 2003. p. 33 – 35. REICE, S.R. & WOHLENBERG, M. Monitoring freshwater benthic macroinvertebrates and benthic process: measures of assessment of ecosystem health, In: ROSENBERG, D.M. & RESH, V.H. (eds) Freshwater biomonitoring and benthic macroinvertebrates. Chapman & Hall, New York, 1993. p.287-305. REIGADA, C.; Reis, M.F.C.T. Educação Ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de pesquisa-ação. Ciência & Educação, v.10, n.2, p.149-159, 2004. Revista Super Interessante, nº 189, de junho de 2003. RUSCHEINSKY, A. Educação Ambiental: Abordagens múltiplas. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002. RUSCHEINSK, A. Atores sociais e meio ambiente: a mediação da ecopedagogia. INMINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Philippe Layrargues (org). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília. 2004. SANTOS, A. Complexidade e Transdisciplinaridade em Educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. In: Revista Brasileira de educação. ANPED, n. 37. Rio de Janeiro: Autores Associados, 2008. p. 71-83 SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1996. SANTOS, M. Território: Globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994, p. 15-20. SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 2. ed. Rio de janeiro: Record, 2000. SANTOS, B. S. Pela Mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2006. SCHULTZ, G. Boas Práticas Ambientais na Suinocultura. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 2007 SILVEIRA, M.P [et al]. Spatial and temporal distribution of benthic macroinvertebrates in a southeastern Brazilian river. Brazilian Journal of Biology 66:623-632. 62 SOMLYODY, L; VARIS, O. Freshwater under pressure. In: International Review for Environmental Strategies, v.6, n.2. p.181-204. 2006. TILDEN, F. Interpretating our Heritage. Chapel Hill, The University of North Carolina, 1977. 119p. TUCCI, C. E. M. Águas urbanas. In: Estudos Avançados (USP), v.22, n.63. p.1-16. São Paulo, 2008. TUNDISI, J. G. Água no século XXI: enfrentando a escassez. São Carlos: Rima, 2003. 255p. TUNDISI, J. G.; SCHEUENSTUHL, M. (Ed.) Bridging water research and management: new perspectives for the Americas. IIE, IIBRH, Ianas, Brazilian Academy of Sciences, IAP, 2008. (No prelo). TUNDISI, J. G. Estudos Avançados 22 (63), 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v22n63/v22n63a02.pdf.> Acessado em: 04 jul. 2012. UNITED STATES DAPARTMENT OF AGRICULTURE /UNITED STATES ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY Unified National Strategy for Animal Feeding Operations. Washington, March 9, 1999. Disponível em: <http://www.epa.gov/npdes/pubs/finafost.pdf>. Acessado em: 02 jul. 2012. VASCONCELLOS, J. M. O. Educação Ambiental e Interpretação: O Fortalecimento das Pilares das UC. In: Congresso de Unidades de Conservação, 3, 2002, Fortaleza. Anais. Fortaleza: Rede Nacional Pró-Unidade de Conservação; Fundação Boticário de Proteção à Natureza ; Associação Caatinga, 2002. p. 869-870 VARINE, H. O Ecomuseu. Ciências e Letras, n. 27, p. 61-90, 2000. VARGAS, M. C. O gerenciamento integrado dos recursos hídricos como problema socioambiental. Ambient. Soc. 2(5):109-134, Set. 1999. VON SPERLING, M. Tratamento e Destinação de Efluentes Líquidos da Agroindústria. Brasília: ABEAS – Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior, 1996, 92p. YONG, R. N.; MOHAMED, A. M. O.; WARKENTIN, B. P. Principles of contaminant transport in soils. Amsterdam: Elsevier, 1992. 327 p. WREGE, M. A ética da água. InformANDES 2000, (96):12.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61023/2012%20-%20P%c3%a1vel%20Correia%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3694
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-07-03T13:41:21Z No. of bitstreams: 1 2012 - Pável Correia da Costa.pdf: 1913973 bytes, checksum: eb6214af919928ff7403fddef957c020 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-03T13:41:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Pável Correia da Costa.pdf: 1913973 bytes, checksum: eb6214af919928ff7403fddef957c020 (MD5) Previous issue date: 2012-09-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Pável Correia da Costa.pdfPável Correia da Costa1.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.