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dc.contributor.authorBandeira, Raimundo Eudes de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:42Z-
dc.date.issued2012-09-28
dc.identifier.citationBANDEIRA, Raimundo Eudes de Souza. Formação do técnico e o mundo do trabalho: uma abordagem a partir do IFCE/campus Iguatu. 2012. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12325-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar a estrutura curricular do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Campus Iguatu e sua adequação às novas expectativas do setor produtivo e do mundo do trabalho. Inicialmente, procuramos fazer uma contextualização do ensino agrícola na região Centro-Sul do Ceará com base nos aspectos históricos da educação profissional e tecnológica brasileira. Em seguida fizemos a análise das principais teorias relativas aos fundamentos curriculares das competências nos cursos técnicos que tiveram influencia na construção do currículo do Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa foi sistematizada por meio da aplicação de entrevistas aplicadas aos egressos, aos produtores rurais e aos gerentes das instituições públicas de assistência técnica. Na análise dos depoimentos ficou evidenciada a necessidade de se oferecer uma formação integral ao técnico para que ele tenha mobilidade para acompanhar os avanços tecnológicos do mundo do trabalho, por outro lado, tornou-se evidente que as aulas práticas são insuficientes para que o profissional tenha um desempenho compatível com o desenvolvimento do setor agropecuário, tendo que recorrer ao processo de capacitação/atualização em serviço para que as exigências de conhecimentos em áreas específicas sejam atendidas. O estudo nos permitiu concluir que, apesar da qualidade da formação do técnico, há uma necessidade iminente de se “abrir as portas da escola” para o produtor/empresário rural e, por meio de um enfoque dialético rever o currículo do Curso Técnico em Agropecuáriapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTécnico em Agropecuáriapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectMundo do Trabalhopor
dc.subjectAgricultural Technicianeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectLabor Environmenteng
dc.titleFormação do técnico e o mundo do trabalho: uma abordagem a partir do IFCE/campus Iguatupor
dc.title.alternativeEducation process of the agricultural technician and its connection to labor environment: an approach from IFCE/campus Iguatueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this study is to analyze the structure of the undergraduate curriculum of the Agricultural Technician Course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceara - IFCE / Campus Iguatu and its adaptation to the new expectations of the productive sector and of the labor environment. Initially, it is presented the context of agricultural education in South-Central region of Ceará based on the historical aspects of professional and technological education in Brazil. Then there is the analysis of the main theories relating to the foundations of curricular skills in technical courses that were influential in the construction of the undergraduate curriculum in Agriculture. The research was systematized by the application of interviews applied to graduates, to farmers and managers of public institutions that provide technical support to agriculture. Through the analysis of the interviews it was detected an evident need to provide comprehensive training for the technician, in order to give them the possibility to keep up with technological advances in his area. On the other hand, it became evident that the practical classes are not enough for the professional so that he can have a performance compatible with the development of the agricultural sector, and due to this gap, the agricultural technicians have to apply for extra professional training / update to full fill the demands of knowledge in specific areas. Based on this study it was possible to conclude that, despite the quality of training of the agricultural technician, there is an imminent need to "open the doors of the school" for producers / rural entrepreneurs and, through a dialectical approach to revise the undergraduate curriculum in Agriculture .eng
dc.contributor.advisor1Andrade, Flávio Anicio
dc.contributor.advisor1ID002.797.087-69por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8429084870602622por
dc.contributor.referee1Senra, Alvaro de Oliveira
dc.contributor.referee2Santos, Ramofly Bicalho dos
dc.creator.ID245.213.023-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4537947097372801por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Luiz Botelho (Org.). Cultura, currículos e identidade. Fortaleza: Editora UFC, 2004. BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Lei das diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF: MEC, 1996. ______.Ministério da Educação. Lei 8.948/94. Brasília, dezembro, 1994. ______.Ministério da Educação. Lei 2208/97. Brasília, abril, 1997. ______.Ministério da Educação. Resolução CEB/CNE nº03/98 e Parecer CEB/CNE nº15/98. ______.Ministério da Educação. Educação Profissional: Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico. Área Profissional: Agropecuária. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. ______.Ministério da Educação. Lei 5154/04. Brasília, julho, 2004. ______.Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica: Legislação Básica. Brasília, setembro, 2005. ______.Ministério da Educação. Lei nO 11.892. Brasília, dezembro de 2008. CERVO, A. e BERVIAN, P. - Metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1989 DELUIZ, Neise. O modelo de competências profissionais no mundo do trabalho: implicações para o currículo. In: BOLETIM TÉCNICO DO SENAC, Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001. FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. FRANCO, Maria L.P.B. O ensino técnico agrícola do ponto de vista de seus egressos. In: Ensino Médio: desafios e reflexões. Campinas, SP: Papirus, 1994. FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (orgs.). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2005, 2. ed. GOODSON, Ivor F. Conhecimento e vida profissional. Estudos sobre educação e mudança. Porto: Porto Editora, 2008. 47 GUEDES, Cezar Augusto Miranda. Qualidade no emprego e inovações tecnológicas: o caso brasileiro. RECITEC – Revista de Ciência e Tecnologia – Política e Gestão para a Periferia. Vol. 2 nO 3, p. 164-176. Recife, Fundação Joaquim Nabuco, 1998. HIRATA, Helena. O mundo do trabalho: convergência e diversidade num contexto de mudanças dos paradigmas produtivos. In. CASALI, Alípio et alli (Orgs). Empregabilidade e educação: novos caminhos no mundo do trabalho. São Paulo: EDUC, 1997. LIMA FILHO, Domingos L. A desescolarização da escola: impactos da reforma da educação profissional (período 1995 a 2002). Curitiba: Torre de Papel, 2003. LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. MAUÉS, O. C.; GOMES, E.; MENDONÇA, F. L. Políticas para educação profissional OTRANTO, Celia R. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a construção da sua autonomia. Tese (Doutorado em Ciências Sociais). CPDA/ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2003. PAMPLONA, Ronaldo M. As relações entre o Estado e a Escola: Um estudo sobre o desenvolvimento da Educação Profissional de nível médio no Brasil, Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001. SOARES, Ana Maria D. Política educacional e configurações dos currículos de formação de técnicos em agropecuária, nos anos 90: regulação ou emancipação? Rio de Janeiro, 2003. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. SILVA, Tomaz Tadeu. Educação trabalho e currículo na era do pós-trabalho e da póspolítica. In: FERRET, Celso João et al. Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã, 1999. TEIXEIRA, A. A. Plano de Planejamento para a Escola Agrotécnica Federal de Iguatu-CE, Iguatu-CE: Mimeo, 1997. 48 TEIXEIRA, Francisco Jackson Cavalcante. A companhia Industrial de Algodão e Óleos – CIDAO S/A em Iguatu: Fatos e relatos, Monografia (Especialização em Perspectivas e Abordagens em História) – Universidade Estadual do Ceará, Iguatu, 2007.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61038/2012%20-%20Raimundo%20Eudes%20de%20Souza%20%20Bandeira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3698
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-07-06T12:43:38Z No. of bitstreams: 1 2012 - Raimundo Eudes de Souza Bandeira.pdf: 377952 bytes, checksum: 6725ee9f4cb54a285d4dcb8512782a70 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-06T12:43:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Raimundo Eudes de Souza Bandeira.pdf: 377952 bytes, checksum: 6725ee9f4cb54a285d4dcb8512782a70 (MD5) Previous issue date: 2012-09-28eng
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