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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12325
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação do técnico e o mundo do trabalho: uma abordagem a partir do IFCE/campus Iguatu |
Título(s) alternativo(s): | Education process of the agricultural technician and its connection to labor environment: an approach from IFCE/campus Iguatu |
Autor(es): | Bandeira, Raimundo Eudes de Souza |
Orientador(a): | Andrade, Flávio Anicio |
Primeiro membro da banca: | Senra, Alvaro de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Santos, Ramofly Bicalho dos |
Palavras-chave: | Técnico em Agropecuária;Currículo;Mundo do Trabalho;Agricultural Technician;Curriculum;Labor Environment |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 28-Set-2012 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | BANDEIRA, Raimundo Eudes de Souza. Formação do técnico e o mundo do trabalho: uma abordagem a partir do IFCE/campus Iguatu. 2012. 56 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012. |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar a estrutura curricular do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Campus Iguatu e sua adequação às novas expectativas do setor produtivo e do mundo do trabalho. Inicialmente, procuramos fazer uma contextualização do ensino agrícola na região Centro-Sul do Ceará com base nos aspectos históricos da educação profissional e tecnológica brasileira. Em seguida fizemos a análise das principais teorias relativas aos fundamentos curriculares das competências nos cursos técnicos que tiveram influencia na construção do currículo do Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa foi sistematizada por meio da aplicação de entrevistas aplicadas aos egressos, aos produtores rurais e aos gerentes das instituições públicas de assistência técnica. Na análise dos depoimentos ficou evidenciada a necessidade de se oferecer uma formação integral ao técnico para que ele tenha mobilidade para acompanhar os avanços tecnológicos do mundo do trabalho, por outro lado, tornou-se evidente que as aulas práticas são insuficientes para que o profissional tenha um desempenho compatível com o desenvolvimento do setor agropecuário, tendo que recorrer ao processo de capacitação/atualização em serviço para que as exigências de conhecimentos em áreas específicas sejam atendidas. O estudo nos permitiu concluir que, apesar da qualidade da formação do técnico, há uma necessidade iminente de se “abrir as portas da escola” para o produtor/empresário rural e, por meio de um enfoque dialético rever o currículo do Curso Técnico em Agropecuária |
Abstract: | The objective of this study is to analyze the structure of the undergraduate curriculum of the Agricultural Technician Course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceara - IFCE / Campus Iguatu and its adaptation to the new expectations of the productive sector and of the labor environment. Initially, it is presented the context of agricultural education in South-Central region of Ceará based on the historical aspects of professional and technological education in Brazil. Then there is the analysis of the main theories relating to the foundations of curricular skills in technical courses that were influential in the construction of the undergraduate curriculum in Agriculture. The research was systematized by the application of interviews applied to graduates, to farmers and managers of public institutions that provide technical support to agriculture. Through the analysis of the interviews it was detected an evident need to provide comprehensive training for the technician, in order to give them the possibility to keep up with technological advances in his area. On the other hand, it became evident that the practical classes are not enough for the professional so that he can have a performance compatible with the development of the agricultural sector, and due to this gap, the agricultural technicians have to apply for extra professional training / update to full fill the demands of knowledge in specific areas. Based on this study it was possible to conclude that, despite the quality of training of the agricultural technician, there is an imminent need to "open the doors of the school" for producers / rural entrepreneurs and, through a dialectical approach to revise the undergraduate curriculum in Agriculture . |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12325 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
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