Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12326
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLima, Roberto Dias
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:45Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:45Z-
dc.date.issued2012-02-24
dc.identifier.citationLIMA, Roberto Dias. Compactação do solo: contextualizando o ensino de Física no curso técnico em agropecuária. 2012. [83 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12326-
dc.description.abstractA constatação que o ensino da disciplina Física no Brasil, ainda se pratica de forma descontextualizada, reflete numa formação deficitária para os discentes das escolas técnicas agrícolas. Este fato evidencia que no ensino de Física ainda é ressaltado a memorização de fórmulas com aplicações simplesmente numéricas e que os conceitos são transmitidos sem levar em consideração a realidade do cotidiano e os conhecimentos prévios que os discentes trazem em suas bagagens cognitivas. Essa prática torna a disciplina Física, principalmente nas escolas técnicas agrícolas, alienada no que diz respeito às questões sociais, ambientais, tecnológicas e políticas. Isso é prejudicial para a formação de futuros técnicos, pois é necessário que eles saiam com formação integral, isto é, uma formação voltada para a cidadania, autonomia e fortalecendo o aprender a aprender. Mudar essa problemática é possível quando se leva em consideração que a Física necessita ser trabalhada se desprendendo de certos padrões de referenciais pedagógicos, ressaltando a busca em epistemologias contemporâneas que leve em consideração a contextualização, a interdisciplinaridade, aprendizagem significativa e metodologia de pesquisa. O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação Ciência Tecnologia do Pará/Campus Castanhal com discentes de uma turma de 2a série do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa teve como objetivo verificar como o ensino de Física pode contribuir para a contextualização do estudo da compactação dos solos no curso técnico em agropecuária no IFPA/Campus Castanhal, visando melhorar este desempenho e fazendo com que passem olhar a disciplina sob outro prisma. Uma visão onde o ensino de Física esteja presente em seu cotidiano. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada mediante o desenvolvimento de uma proposta, analisando informações que foram obtidas mediante questionários, seminários, testes e atividades no laboratório de Física do solo e no campo. Os questionários com perguntas abertas sobre a disciplina Física e o tema compactação do solo mostrou que antes da pesquisa a maioria dos alunos não enxergava a Física com bons olhos, isto é, não gostavam e não lhes era atraente, e demonstraram desconhecimento do tema compactação do solo. No decorrer das atividades, mudou a postura dos discentes com relação à Física e a compactação dos solos. Os questionários no final da pesquisa mostraram que o caminho a ser seguido para diminuir a distância que separa os conteúdos da Física e das disciplinas da área técnica perpassa por metodologias que enfatizam a contextualização, interdisciplinaridade, aprendizagem significativa e metodologia de projeto. O colóquio, as atividades no laboratório de Física do solo e no campo ressaltaram a necessidade de se desgarrar do tradicional no ensino. Dessa forma o trabalho de pesquisa buscou aplicar a contextualização a partir de um tema gerador que é “solo”, cujo intuito foi investigar o grau de compactação de diferentes áreas de manejos do Campus Castanhal do IFPA e estabelecer a relação entre os conceitos básicos da Física e os das ciências do solo, constatando que são os mesmos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectEnsino Agrícolapor
dc.subjectContextualização/Interdisciplinaridadepor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectAgricultural Educationeng
dc.subjectContextualization/Interdisciplinarietyeng
dc.titleCompactação do solo: contextualizando o ensino de Física no curso técnico em agropecuáriapor
dc.title.alternativeSoil Compacting: contextualizing the teaching of physics in the technical course in agricultureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe finding that the teaching of physical discipline in Brazil, still practiced in a decontextualized, deficit reflects a training for students of agricultural colleges. This fact shows that the teaching of physics is still emphasized the memorization of formulas and numerical applications simply that the concepts are transmitted without taking into account the reality of everyday life and the prior knowledge that students bring in their cognitive baggage. This practice makes physical discipline, especially in agricultural technical schools, alienated with regard to social, environmental, technological and political. And that is detrimental to the training of future technicians, it is necessary that they leave with full training, that is, oriented training for citizenship, autonomy and strengthening the learning to learn. Changing this problem is possible when one takes into account that physics needs to be worked falling off of certain standards of educational references, emphasizing the search in contemporary epistemologies that takes into account the context, interdisciplinary, meaningful learning and research methodology. This study was conducted at the Federal Institute of Science Technology Education Para/Castanhal Campus with students from a class of second grade of High School Integrated Technical Course in Agriculture. The research aimed to verify how the teaching of physics can help to contextualize the study of soil compaction on the technical course in agriculture in the IFPA/Castanhal Campus, to improve their performance and making the subject look pass in a different light. A vision of teaching physics is present in their daily lives. The qualitative study was carried out by developing a proposal for analyzing data that were obtained through questionnaires, seminars, tests and activities in soil physics lab and field. The questionnaires with open questions about the subject matter physics and soil compaction before the survey showed that most physics students could not see with good eyes, that is not liked and they were not attractive and demonstrated ignorance of the subject soil compaction. During the activities, has changed the attitude of students regarding the physics and soil compaction. The questionnaires at the end of the research showed that the path to be followed to reduce the distance that separates the contents of physics and technical disciplines of running through methodologies that emphasize contextual, interdisciplinary, meaningful learning and design methodology. The seminar, the activities in soil physics lab and field stressed the need to stray from the traditional teaching. Thus the research sought to apply the context from a theme generator that is "solo" whose purpose was to investigate the degree of compaction of different areas of the managements of the Castanhal Campus IFPA. And establish the relationship between the basic concepts of physics and soil science, noting that they are the same.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID26694255722por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Eduardo Soares
dc.contributor.referee2Baia Neto, Antonio Luciano
dc.creator.ID14219905200por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2746236400303673por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAUSUBEL, D.; NOVAK, J. & HANESIAN; H. Educational Psychology: A cognitive View (2 nd Ed). New York: Holt, Rinehart @ Winston, 1978. ALMEIDA JUNIOR, J. B. de. A evolução do ensino de física no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 2. n. 1. mar. 1980. ARAÚJO, M.S.T.; ABIB, M.L.V.S. Atividades experimentais no ensino de Física: diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, 2003. ARRUDA, M. C. C. Políticas de educação profissional de nível médio: limites e possibilidades. II SEPNET, Belo Horizonte, 2010. BELTRAME, L. F. S. ; & TAYLOR, J. C. Causas e efeitos da compactação do solo. Lav. Arrozeira, 32: 59-62, 1980. BOWEN, H.D. Alleviating mechanical impededance. In: ARKIN. G.F.; TAYLOR, H.M.; (eds). Modifyng the root enviroment to reduce erop stress. Joseph. American Society of cultural Engineers, 1981. BRADY, N. C. Natureza e propriedade dos solos. Rio de Janeiro: Freitas Barros, 1989. BOFF, L. A águia e a galinha; uma metáfora da condição humana, Petrópolis: Vozes, 1997. BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias/ Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (PCN+). Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. BERTONI, J. Conservação do solo. São Paulo: Ícone, 2005 – 5ª edição. BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2006. CAMARGO, O. A. ; ALLEONI, L. R. F. Compactação do solo e o desenvolvimento das plantas. Piracicaba, Degas pari, 132p. 1997. 68 CARVALHO, A. R de. A Pedagogia da Alternância no Ensino Técnico Agrícola- a experiência do Pronera na Escola Agrotécnica Federal de Castanhal- Estado do Pará, 2009. Dissertação Mestrado em Educação Agrícola, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Instituto de Agronomia.Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2009. CENTURION, J. F. & DEMATTÊ, J. L.I. Sistemas de prepare de solos de cerrados ; Efeitos nas propriedades físicas e na cultura do milho. Pesq. Agropec. Bras. 27: 315 – 324, 1992. CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: Ensino médio, FRIGOTTO, G, CIAVATTA, M, RAMOS, M. (orgs): Ensino médio integrado e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. Decreto no 2.208 de 17 de Abril de 1997. Regulamenta que as diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1997. Decreto no5.154 de 23 de Julho de 2004e o § 2o do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei no 9.394, de 20 de Dezembro de1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e d´s outras providencias . Brasília, 2004. DONAHUE, R. L. Laboratory Manual for Introductory Soils. Interstate, 1952 EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e conservação de solos (Rio de Janeiro, RJ) Manual de Métodos de análises do solo. 2. ed. Rio de Janeiro, 1997. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 3 ed. Campinas: Editora Autores Associados, 1998. DEMO, P. Saber pensar. São Paulo:Cortez; Instituto Paulo Freire, 2000. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006. DEXTER, A. R. Soil physical quality: Part I. effects of soil texture, density, and organic matter, and effects on root growth. Geoderma, 120: 201 – 214, 2004a. DEXTER, A. R. Soil physical quality: Part II. Friability, tillage, tilth and hard. setting. Geoderma, 120: 215 – 225, 2004b. DEXTER, A. R. Soil physical quality: Part III. Unsaturated hydraulic conductivity and general conclusions about S theory. Geoderma, 120: 227 – 239, 2004c. DE MARIA, I. C. ; CASTRO, O. M . & SOUZA DIAS, H. Atributos físicos do solo e crescimento radicularidade soja em Latossolos Roxo sob diferentes métodos de preparo do solo. R. Bras. Ci. Solo, 23: 703 – 709, 1999. 69 DAIROT, H. A pesquisa no ensino de Física como ferramenta pedagógica para a construção da autonomia. Dissertação de Mestrado, Lajeado: Centro Universitário Univates, 2010. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1994 FRANCISCHETTI, Z. A. P agroecologia com tema transversal na formação do técnico agrícola – 2005. p.91. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Agronomia, Rio de Janeiro, 2005. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessário à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREIRE, P. A. A educação do futuro. O Globo, Rio de Janeiro, Caderno Prosa e verso, 24 maio 1997. FREIRE, P. Educação com prática da liberdade. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1996. FEIDEN, A. Agroecologia: Introdução e conceitos. In: AQUINO, A , M; ASSIS, R.L. Agroecologia: Princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. BRASILIA, DF: Embrapa Informações Tecnológica, 2005. FERREIRA, P. H. de M. Princípios de manejo e conservação do solo, São Paulo: Nobel, 135p. 1992. FERREIRA, C. P. Infiltração de água em função de um manejo de um Latossolo da região de Castanhal-PA. Belém: Faculdade de Ciências Agrária do Pará, 1997 (Dissertação de Mestrado ). FERREIRA, C. P. Disponibilidade de água e nutrientes do solo sob um Sistema Agroflorestal. Belém. Universidade Federal Rural da Amazônia. PA, 2004. (Tese de Doutoramento). FORSYTHE, W. Física de suelos: Manual de Laboratório. Turrialba: IICA, 1975. GIOPPO, C.; SCHEFFER, E. W. O.; NEVES, M. C. D. O ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná. Educar, n. 14, Ed da UFPR, 1998. GARCIA, N; ROCHA, J; COSTA, R. Área de Ciência da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: algumas contribuições para sua organização. In KUENZER. A. Z.(org). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 6 ed- São Paulo: Cortez, 2009. GOMES, N. F. Ensino de física através de tema: Potencialidades e desafios em uma prática pedagógica no ensino médio. Belém, PA. 2008. 145f (Mestrado em Educação). 70 GOUVEIA, M.S.F. Cursos de ciência para professores de 1o grau: elementos para uma política de formação continuada. Tese (doutorado) Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, 1992. GUERRINI, I. A . Movement of íons: an interesting example for agronomy students.THE Physics, Stony Brook, USA, v. 27, n.5 p. 360, 1989. GUPTA, S. C. ; SHARMA, P. P. DEFRANCHI, S. A. Compaction Agronomy, v. 41, 1989. IMHOFF, S.D.C. Indicadores de qualidade estrutural e trafegabilidade de latossolos e argilossolos vermelho – Piracicaba, 2002. 94p. Tese (doutorado) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976. HOLTZ, R. D. . KOVACS, W. D. Na introduction to geotechnical engineering. New Jersey: Prentice Hall, 733p, 1981. KUENZER, A. Z. Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho – 6.ed.- São Paulo: Cortez, 2009. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EDUSP, 1987. HILLEL, D. Enviromental soil physics. San Diego, Academic Press, 1998, 771p. MOREIRA, M. A. Teorias da Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1999. MOREIRA, M. A. Ensino de Física no Brasil: retrospectiva e perspectiva. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.22, n.1, mar. 2000. MORAES, R.; RAMOS, M.G.; GALIAZZI, M.C. A epistemologia no educar pela pesquisa em ciências: alguns pressupostos teóricos. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. (orgs). Educação em ciências: Produção de currículos e formação de professores. Ijuí: ED. UNIJUI, 2004. MARTINS, J. S. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino Fundamental ao ensino médio. 6a Ed – Campinas: Papirus, 2009. LUCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: Fundamentos Teóricos- Metodológicos. Petrópolis, RJ, ED. Vozes, 1994. OLIVEIRA JUNIOR, R. C. O.; VALENTE, M. A.; RODRIGUES, T . E.; SILVA, J. M.L. Caracterização físico-hidrica de cinco perfis do solo do nordeste paraense. Belém. Embrapa Amazônia Oriental, 1997. 27p. (Boletim de pesquisa,177). 71 OLIVEIRA, G. I da C. De Patronato Agrícola à Escola Agrotécnica Federal de Castanhal: O que a história do currículo revela sobre as mudanças e permanências no currículo de uma instituição de ensino? Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, 2007 OLIVEIRA, Ricardo Vescovi. A Física dentro da Tecnologia: uma introdução ao Eletromagnetismo através de um disco rígido. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS. 2006. Dissertação (Mestrado Profissional). POPKEWITZ, T.S. Reforma educacional, Porto Alegre: Artes Médicas,1997. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília Ministério da Educação, 2002. ______. PCN ensino médio +: orientações educacionais complementares para os Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2002. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/arquivos/PCN_FIS.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2008. ______. PCN ensino médio +: orientações educacionais complementares para os Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2002. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/arquivos/PCN_FIS.pdf>. Acesso em: 25 jul. 2008. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio - parte I: Bases Legais. Brasília: Ministério da Educação, 2000a. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias: ensino médio - parte III. Brasília: Ministério da Educação, 2000b. PÉRES GÓMES, A. O pensamento prático do professor – a formação do professor com o profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (ORG.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. P. 107. PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre: Editora Artmed, 2000. RAMOS, M.G. Educar pela pesquisa é educar para a argumentação. In: MORAES, R.; LIMA, V.M.R. (orgs). Pesquisa em sala de aula: tendências para educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. RIBEIRO, J. A. C. A física no Brasil. In: AZEVEDO, F. As ciências no Brasil. 2 ed. 2v. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994. REICHARDT, K. A água em sistemas agrícolas. São Paulo: Ed. Manole Ltda, 1990. ROSA, C.W. ; ROSA, A. B. Ensino de Física: Objetivos e imposições no ensino médio. Revista Electronica de Enseñanza de lãs Ciências. Vol. 4. No 1, 2005. 72 Revista de Políticas Educacionais do SINASEFE. VI Seminário de Educação do SINASEFE, 09 a 12 de setembro, Bento Gonçalves, RS, 2010. STRECK, C. A. ; REINERT, D. J. ; REICHERT, J. M. & HORN, R. Relações do parâmetro s para algumas propriedades físicas de solos do sul do Brasil. R. Bras. Ci. Solo 32: 1805 – 1816p. 1989. SILVA, N. M. da. As intervenções da Física no curso técnico em agropecuária: um estudo de caso no Instituto Federal de Pernambuco / Campus Barreiros. Seropédica, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ. 2010. 90p. (Dissertação, Mestrado em Educação Agrícola. SANTINI. N. D. Estudo de equipamentos agrícolas no ensino de Física> uma proposta para trabalho em escolas agrotécnicas. Santa Maria, Centro de Educação. Universidade Federal de Santa Maria, RS. 2005.314f. Dissertação (Mestrado em Educação) SANTINI, N.D. TERRAZZAN, E.A. Ensino de Física com equipamentos agrícolas numa escola agrotécnica. In Atas do I Encontro Estadual de Física. RS, 2005. SILVA, V. R. ; REINERT, D . J. ; REICHERT, J. M. Fatores controladores da compressibilidade de um Argissolo Vermelho- Amarelo Diastrófico arênico e de um Latossolo Vermelho Distrófico típico I – Estado inicial de compactação. Revista Brasileira de Ciência do solo, v. 26, 2002. SILVEIRA, F.L.; OSTERMANN, F. A insustentabilidade da proposta indutivista de descobrir a lei a partir de resultados experimentais”. Caderno Catarinense de ensino de Física. Florianopolis, V 19, n. Especial, 2002. SCARPARI, D. O. Física dos biodigestores: contextualizando o ensino de Física para alunos do curso técnico agrícola. Dissertação Mestrado Profissional em Ensino de Física, Instituto de Física.Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009. SANTOS, A.; SOMMERMAN, A. Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida. Conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009. (SEPOF – PA, 2007). Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Estado do Pará, 2007. Disponível em HTTP:// portalamazonia.globo.com/artigo_amazonia_azph?idAz=585 Acesso em 24/Nov/2010. TARDIF, F. Saberes Docentes e formação Profissional. 4 ed. Petrópolis. Vozes, 2002. TARDIF, J. Savoirs et savoir-faire: une dynamique pedagogiquemente ignore. In: BENTOILILA, A. (org.). Savoirs et. savoir-faire. Paris. Nathan. 1995. TORMENA, C. A ; SILVA, A. P & LIBARDI, P. Caracterização do intervalo hídrico ótimo de um Latossolo Roxo sob plantio direto. R. Bras. Ci. Solo, 22: 573 – 581, 1998. 73 TORRES, E. ; ODILON, F. S. & GALERANI, P. R. Manejo do solo para cultura de soja. Londrina, Embrapa – CNPSO, 1993, 71p (Circular Técnica,12). ZYLBERSZTAJN, A. Galileu – um cientista várias versões, Caderno Catarinense de Física, Florianópolis, v. 5. N. especial, p. 36 – 48, 1988.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/61094/2012%20-%20Roberto%20Dias%20Lima.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3702
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-07-07T14:17:29Z No. of bitstreams: 1 2012 - Roberto Dias Lima.pdf: 8696829 bytes, checksum: 29eeab08e5e5d9fd7a3cc40a1ec572ad (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-07T14:17:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Roberto Dias Lima.pdf: 8696829 bytes, checksum: 29eeab08e5e5d9fd7a3cc40a1ec572ad (MD5) Previous issue date: 2012-02-24eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Roberto Dias Lima.pdfRoberto Dias Lima8.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.